Registro de ISSN = 15160688
Organizadores: José Henrique Volpi e Sandra Mara Volpi
Se deseja publicar seu artigo, veja aqui:
◊ Orientações para elaborar seu artigo >> Baixe Aqui o Artigo <<
◊ Formulário para digitar seu artigo >> Baixe Aqui o Formulário
Aviso sobre os Artigos da Revista Online Psicologia Corporal
Os artigos publicados nesta plataforma são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não refletem, necessariamente, a opinião dos editores. Todos os conteúdos estão disponíveis na Revista Online Psicologia Corporal, que oferece uma variedade de temas sobre psicologia, saúde e bem-estar.
Para acessar os artigos, é necessário ter um leitor de PDF instalado em seu computador.
Veja abaixo as edições de todos os anos
Narcisismo e a digitalização dos corpos: a performance como armadilha para o self autêntico. (PDF)
Autor(es): Giselle Claudino Barbosa dos Santos e Sandra Mara Volpi
Recebido em: 26/07/2025
Publicado em: 04/08/2025
RESUMO: Este trabalho aborda a relação entre narcisismo, a digitalização dos corpos e o desempenho social, refletindo sobre como essas questões impactam a expressão autêntica do self. A partir de uma análise da Psicologia Corporal Reichiana, especialmente o conceito de couraça, e do impacto das redes sociais no comportamento humano, é discutido como a busca por validação e a construção de uma imagem idealizada afetam a identidade, o corpo e o bem-estar emocional. O trabalho explora como o desempenho, tanto no ambiente digital quanto no social, se configura como uma armadilha para o self genuíno, e como o narcisismo surge como uma defesa psíquica contra vulnerabilidades emocionais. Conclui-se que a superação dessa armadilha passa pela flexibilização das tensões corporais e pela reconexão com a autenticidade emocional, a partir de processos terapêuticos que promovem a autorregulação e a autoexpressão verdadeira.
Palavras-chave: Autoexpressão. Digitalização dos corpos. Narcisismo. Negação do self.
O equilíbrio da energia orgone no indivíduo durante a prática do canto coral. (PDF)
Autor(es): Luciane Wendt Antunes de Souza e José Henrique Volpi
Recebido em: 31/07/2025
Publicado em: 04/08/2025
RESUMO: Wilhelm Reich propôs que o organismo humano possui sete segmentos ligados entre si, por onde flui a energia Orgone, energia esta que se encontra na natureza, no espaço, enfim, em tudo. Quando um ou mais segmentos do corpo de um indivíduo possui tensões musculares, tal energia não flui livremente, o que provoca distúrbios físicos e mentais. A música, seja para o ouvinte, para o instrumentista e principalmente para o cantor é um recurso para movimentar a energia orgone. A prática do canto promove uma liberação de energias estagnadas no organismo do indivíduo, pois além de movimentar músculos em todos os sete níveis segmentares, gera prazer. O canto coletivo, além do prazer de cantar em conjunto, promove uma sintonia da energia orgone entre os indivíduos. A proposta deste trabalho é traçar um paralelo entre o pensamento reichiano sobre a energia Orgone e a energia liberada pela música, especialmente pelo canto em grupo.
Palavras-chave: Canto. Coral. Energia. Música. Orgone.
Precisamos falar sobre Kevin: um diálogo fundamentado na análise reichiana. (PDF)
Autor(es): Emanoela Rodrigues e José Henrique Volpi
Recebido em: 31/07/2025
Publicado em: 04/08/2025
RESUMO: O diálogo da Análise Reichiana com o filme “Precisamos Falar sobre o Kevin”, buscou a partir de autores como Wilhelm Reich e Federico Navarro trazer um novo olhar sobre o fenômeno. Exploramos os conteúdos representados no filme como a relação mãe-filho, a psicodinâmica caracterológica através do percurso histórico de Kevin, a formação das couraças e suas manifestações, a peste emocional em sua forma mais destrutiva. Essa análise revela como uma formação afetiva negativa afeta diretamente no corpo, criando mecanismos de defesa que pode aparecer por traços psicopáticos destrutivos, mostrando assim a leitura e o trabalho corporal como ferramenta rica.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Maternidade. Peste Emocional. Desenvolvimento. Maternidade. Psicologia Corporal.
La autoafirmación del segmento torácico em el animal humano. (PDF)
Autor(es): Alejandro Neira Santamarina e Jose Henrique Volpi
Recebido em: 11/06/2025
Publicado em: 20/06/2025
RESUMO: Este trabajo analiza el gesto en el pecho de algunos primates como los gorilas, desde una perspectiva integradora, que combina la terapia reichiana, la segmentación corporal, la función del timo y su relación con la inmunidad. Se plantea la hipótesis de que este gesto, además de su función comunicativa, podría representar una forma de movilización del segmento torácico, facilitando la expresión emocional y la activación del yo energético, con posibles implicaciones en la función inmunológica mediada por el timo.
Palavras-chave: Darwin. Primates. Segmento torácico. Navarro. Yo corporal.
Ejaculação precoce em homens fálicos narcisistas: uma perspectiva psicocorporal. (PDF)
Autor(es): Marcos Roberto Batista e Jose Henrique Volpi
Recebido em: 13/01/2025
Publicado em: 14/01/2025
RESUMO: A ejaculação precoce é considerada um dos transtornos sexuais mais comuns entre os homens, sendo definida como um padrão persistente ou recorrente no qual a ejaculação ocorre logo após a penetração e antes da vontade do indivíduo durante a atividade sexual. Sua etiologia é complexa, incluindo fatores biológicos, psicológicos ou uma combinação de ambos. O presente artigo visa abordar psicologicamente o transtorno ejaculatório em homens com caráter fálico narcisista. Buscamos na psicologia corporal reichiana hipóteses para
compreender essa disfunção na dinâmica de vida desses indivíduos, a fim de ajudá-los a ter uma vida sexual mais satisfatória.
Palavras-chave: Ejaculação precoce. Fálico narcisista. Pênis. Reich.
Corpos em conflito na Bioenergética: uma análise crítica da representação da homossexualidade masculina na obra “Amor e orgasmo”, de Alexander Lowen. (PDF)
Autor(es): Marcos Roberto Batista e Sandra Mara Volpi
Recebido em: 10/01/2025
Publicado em: 17/01/2025
RESUMO: O objetivo deste artigo é apresentar a abordagem da homossexualidade masculina na obra “Amor e Orgasmo”, de Alexander Lowen, publicada em 1965. Para isso, será realizada uma breve exposição sobre o tema, juntamente com uma contextualização histórica e uma análise da referida obra.
Palavras-chave: Amor. Homossexualidade masculina. Lowen. Orgasmo.
O conceito energético na clínica reichiana. (PDF)
Autor(es): Daiani Sangaletti e José Henrique Volpi
Recebido em: 10/03/2025
Publicado em: 19/03/2025
RESUMO: A Orgonoterapia é o método psicoterapêutico que surgiu a partir das descobertas de Wilhelm Reich com a energia Orgone e a junção das técnicas Análise do Caráter e Vegetoterapia. Na prática, consiste em intervenções verbais e corporais, que tem como finalidade dissolver as couraças musculares e psíquicas, a fim de estabelecer o bom funcionamento do fluxo energético pelo corpo do indivíduo. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo descrever o processo da descoberta da energia orgone, estabelecendo relações com o conceito energético e a sua aplicabilidade na clínica reichiana. Para alcançar tal proposta, foi necessário, conhecer os experimentos e estudos de Reich com a energia orgone, bem como a estruturação da metodologia da orgonoterapia, inicialmente postulada por Reich e que segue recebendo contribuições de seus discípulos e seguidores até os dias atuais.
Palavras-chave: Amor. Homossexualidade masculina. Lowen. Orgasmo.
Orgonomia: como a pesquisa com a energia orgone altera o fazer clínico psicológico? (PDF)
Autor(es): Luiz Gilherme Sant´Angelo e José Henrique Volpi
Recebido em: 14/03/2025
Publicado em: 21/03/2025
RESUMO: O presente artigo investiga os possíveis impactos que a aplicação da Orgonomia tem no fazer clínico psicológico, a partir de um breve percurso histórico da extensa pesquisa que Wilhelm Reich desenvolveu. Iniciamos com a “Economia sexual” demonstrando que ela foi a base, o chão da Orgonomia. Passamos pela “Análise do Caráter” apontando que ali está o germe do que viria a ser a Orgonomia, anos depois. Elencamos a “Vegetoterapia Caracteroanalítica” como o desabrochar da ciência orgonômica. Até que nos encontramos com a Orgonomia e finalizamos com algumas considerações que uma clínica psicológica pode vir a sofrer se estiver fundamentada na Orgonomia.
Palavras-chave: Energia. Psicologia. Reich. Orgonomia.