Revista Online Psicologia Corporal – Vol. 13 – Ano 2012

Registro de ISSN = 15160688
Organizadores:
José Henrique Volpi e Sandra Mara Volpi

Se deseja publicar seu artigo, veja aqui:
◊ Orientações para elaborar seu artigo >> Baixe Aqui o Artigo <<
◊ Formulário para digitar seu artigo >> Baixe Aqui o Formulário

Os artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não expressando necessariamente a opinião dos editores. Todos os artigos fazem parte da Revista Online Psicologia Corporal.
Para ler os artigos, é necessário ter instalado em seu computador um leitor de PDF. Se você não tiver o programa instalado em seu computador, pode fazer o download clicando no endereço:
http://www.baixaki.com.br/site/dwnld71431.htm

A questão da oralidade e o sentimento de gratidão

Autor(es): 
DE NADAL, Luciana Garbini
RESUMO: O traço de caráter oral é praticamente presente em maior ou menor grau em todos os tipos de caráter neuróticos. Isto é facilmente observado na clínica: grande parte da demanda em terapia diz respeito a questões oriundas dessa primitiva relação com nosso primeiro objeto de amor que é a mãe. Essas experiências formam a base de como lidaremos com situações de vida e de como nos relacionaremos posteriormente. A maior ilusão das pessoas é achar que o amor virá de fora, quando na verdade ele vem de dentro de nós no momento em que abrimos nossos corações e sentimos gratidão. Este artigo se propõe a refletir acerca desse processo de amadurecimento da oralidade.
Palavras-chave: Amor. Gratidão. Inveja. Oralidade. Satisfação

Consciência corporal e autorregulação: um caminho para libertação

Autor(es): 
THON, Bárbara Machuca
RESUMO: A consciência corporal e autoconhecimento trazem elementos para se atingir a saúde e bem estar interior. O trabalho com o conhecimento de si e das emoções contribui intensamente na reestruturação psicológica equilibrada e libertação de traumas. O que contribui para construção do corpo de forma limpa e livre de conceitos pré-configurados, formando assim indivíduos autônomos e seguros de seu papel em suas relações. Pensando nisto buscou-se mostrar como a Psicologia Corporal, com a análise caracterológica e a teoria da autorregulação de Reich podem ajudar na consciência corporal. Da mesma forma como a consciência corporal pode influenciar na flexibilização das couraças musculares ocasionadas por traumas cotidianos.
Palavras-chave: Autorregulação. Consciência Corporal. Reich. Trauma.

A utilização dos actings da Vegetoterapia e as terapias verbais

Autor(es):
 NAVARRO, Federico; VOLPI, José Henrique
RESUMO: A escola reichiana preza pelo trabalho sobre o corpo, por meio de movimentos específicos que chamamos de actigns, porque diferentemente dos exercícios, são propostos ao paciente como um objetivo emocional onde a intenção do paciente é de extrema importância. Assim, mais do que a palavra, utilizamos o trabalho sobre o corpo para emergir os conteúdos emocionais que estão ancorados no que Reich chamou de couraça e a partir desses conteúdos é que fazemos nosso trabalho analítico, de ordem verbal.
Palavras-chave: Corpo. Couraça. Psicologia. Reich.

Dislexia – um estranho no outro lado do papel

Autor(es):
VOLPI, Sandra Mara
RESUMO: Quando se fala em dislexia, ainda é muito comum que as pessoas reajam de imediato, dizendo: “O que é isso? Já ouvi falar, mas não sei o que significa…” Tais comentários partem inúmeras vezes, também, de profissionais ligados diretamente à área da psicologia, da medicina, da educação, e não somente de pessoas que poderiam meramente estar “mal informadas”.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Dislexia. Reich.

Federico Navarro fala de seu “encontro” com Reich

Autor(es): 
VOLPI, José Henrique
RESUMO: Federico Navarro, nasceu em Nápoles, Itália, em 16 de junho de 1924. Iniciou sua trajetória clínica no Hospital Judiciário de Nápoles, onde entrou, após concurso, como médico legista. Deparou-se com algumas situações que não lhe agradaram dentro da psiquiatria e sentiu a necessidade de modificá-la. Em Florença, fez pós-graduação em neuropsiquiatria, onde chegou a ser diretor do hospital Judiciário. Foi amigo do anti-psiquiatra Franco Basaglia, pioneiro da anti-psiquiatria no mundo.
Palavras-chave: Prazer. Corpo. Encouraçamento.

Ludoterapia reichiana

Autor(es):
VOLPI, Sandra Mara
RESUMO: Que atitude dos pais e dos cuidadores pode ser considerada uma das mais preciosas para o desenvolvimento saudável da vida emocional de uma criança? Em linhas gerais, pode-se resumir em: permitir à criança ser, nada mais, nada menos que criança, e por sê-lo, deixá-la brincar.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Ludoterapia. Reich.

O corpo e suas emoções

Autor(es): 
VOLPI, José Henrique; VOLPI, Sandra Mara
RESUMO: Desde a época de Hipócrates acreditava -se que a mente e o corpo influenciavam-se mutuamente. Apesar dessa relação ter sido rejeitada pela medicina e negligenciada pela própria psicologia durante anos, acabou tornando-se uma das mais fascinantes áreas de pesquisa que hoje faz uso de técnicas sofisticadas que vão desde a utilização de imagens por ressonância magnética e tomografia por emissão de pósitrons até os estudos genéticos dos neurotransmissores.
Palavras-chave: Corpo. Emoções. Reich.

O meio ambiente estressante comprometendo o desenvolvimento neuropsicofisiológico da criança

Autor(es): 
VOLPI, José Henrique
RESUMO: O útero é o primeiro meio ambiente do bebê. Durante muitos anos, foi tido como sendo um local absolutamente silencioso, impenetrável e inacessível, totalmente isolado e sem contato algum com o meio externo. Hoje em dia essa crença já está ultrapassada. Sabe-se que o feto sofre constantemente com as interferências do meio ambiente, respondendo, portanto, aos estímulos tácteis, de pressão, sinestésicos, térmicos, vestibulares, gustativos e dolorosos. Essas são respostas provindas dos órgãos dos sentidos, que já estão em atividade mesmo durante a gestação.
Palavras-chave: Caráter. Desenvolvimento emocional. Personalidade. Reich.

Particularidades sobre o temperamento, da personalidade e do caráter do ponto de vista da Psicologia Corporal

Autor(es): VOLPI, José Henrique
RESUMO: É notório o fato de que os estudos sobre as questões que norteiam o comportamento humano, despertem interesse nos estudiosos à milênios. Da mesma forma, temperamento, personalidade e caráter, são palavras utilizadas com freqüência desde a antiguidade. Porém, seus significados quase sempre são confusos e/ou utilizados de forma errônea. A proposta desse artigo é traçar um apanhando geral sobre os conceitos postulados por diversos autores, no intuito de oferecer aos estudantes e profissionais da Psicologia e áreas afins, uma maior clareza.
Palavras-chave: Caráter. Personalidade. Reich. Temperamento.

Poder, fama e ferida narcísica: uma compreensão caractero-energético do narcisista

Autor(es):
VOLPI, José Henrique
RESUMO: Cada vez mais nos deparamos com pessoas que vivem em constante busca de um corpo perfeito, fama, riqueza e poder. Essas são palavras que fazem parte do cotidiano de algumas pessoas que ultrapassam qualquer limite moral, ético, físico e psicológico, em busca de algo que preencha seu vazio interior e suas frustrações. Essa atitude é comumente encontrada em pessoas que não conseguem viver sem uma platéia que as cerquem de elogios, presentes e reforcem a sua “virilidade”. São competitivas, insensíveis, arrogantes e derrubam quem estiver à sua frente. Esse é o retrato do traço de caráter chamado narcisista, que vem a cada dia ocupando mais e mais espaços na mídia e na sociedade em geral.
Palavras-chave: Narcisismo. Peste emocional. Reich.

Peste Emocional

Autor(es):
VOLPI, José Henrique
RESUMO: Talvez você nunca tenha ouvido falar em peste emocional. Talvez nunca tenha lido nada específico a respeito, mas com certeza já deve ter tido alguma experiência desse gênero. A peste emocional geralmente aparece velada, por trás de boas intenções, no intuito de ajudar o outro e a sociedade. No entanto, com o passar dos tempos, a pessoa acometida por essa “doença”, vai invadindo todos os espaços, como uma erva daninha invade uma plantação ou um câncer que invade um organismo vivo, dominando tudo o que está ao seu redor.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Dislexia. Reich.

Psicologia Corporal – um breve histórico

Autor(es): VOLPI, José Henrique; VOLPI, Sandra Mara
RESUMO: A Psicologia Corporal é uma abordagem humana que busca compreender todo ser vivo como uma unidade de energia que contém em si dois processos paralelos: o psiquismo (mente) e o soma (corpo). Dedica-se a estudar as manifestações comportamentais e energéticas da mente sobre o corpo e do corpo sobre a mente. Objetiva reencontrar a capacidade do ser humano de regular a sua própria energia, e, por conseqüência, seus pensamentos e emoções, podendo alcançar uma vida mais saudável.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Ludoterapia. Reich.

Reich, a ciência moderna e os postulados sobre a origem da vida – Experimento Bíons

Autor(es): 
VOLPI, José Henrique
RESUMO: A origem da vida é uma das grandes questões científicas que tem sido abordada pelos mais ilustres pensadores há milênios, os quais sugerem que a vida pode ter tido origem na Terra mais cedo que o que se pensava. Esse também foi o ponto de partida dos estudos microscópicos conduzidos nos anos 30 por Reich, que culminaram na descoberta da energia orgone, ao mesmo tempo que lhe brindaram com o título de “charlatão”, pela comunidade médica e psicanalítica da época. No entanto, ninguém foi capaz de repetir os experimentos de Reich a ponto confirmar suas descobertas ou até mesmo de defendê-lo das injustiças recebidas. Mais de sessenta anos se passaram e só hoje a ciência é capaz de explorar áreas como as que Reich explorou.
Palavras-chave: Energia. Orgonio. Reich.

Somatização: a memória emocional ancorada no corpo

Autor(es): 
VOLPI, José Henrique
RESUMO: A memória é a faculdade de se representar o que foi vivido, sentido e aprendido no passado de uma pessoa. É uma função cerebral superior que “surge como um processo de retenção de informações no qual nossas experiências são arquivadas e recuperadas quando as chamamos” Portanto, a memória forma a base para a aprendizagem, que é a aquisição de novos conhecimentos. Assim sendo, a memória retém esses conhecimentos aprendidos
Palavras-chave: Energia. Psicossomática. Reich.

Um panorama histórico de Wilhelm Reich

Autor(es): 
VOLPI, José Henrique
RESUMO: O objetivo desse artigo é oferecer ao leitor, ainda leigo com relação às idéias de Reich, um panorama geral sobre a história desse grande pensador que tinha nada mais nada menos que o desejo de juntar saberes e oferecer sua dedicação em prol da prevenção da saúde energética e emocional do ser humano, defendendo com unhas e dentes as crianças do futuro. Reich sempre foi um cientista inserido em sua época. Mesmo assim, buscava transpor as barreiras da ciência ortodoxa e mecanicista, sem que, em nenhum momento deixasse de lançar seus olhos para a verdadeira ciência, construída em cima de saberes, pesquisas e ética.
Palavras-chave: Corpo. Emoções. Reich.