Revista Online Psicologia Corporal – Vol. 03 – Ano 2002

[vc_row][vc_column width=”1/4″][vc_single_image image=”5819″ img_size=”medium” onclick=”link_image”][/vc_column][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]Organizadores: José Henrique Volpi e Sandra Mara Volpi

Se deseja publicar seu artigo, veja aqui:
◊ Orientações para elaborar seu artigo >> Baixe Aqui o Artigo <<
◊ Formulário para digitar seu artigo >> Baixe Aqui o Formulário <[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Os artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não expressando necessariamente a opinião dos editores. Todos os artigos fazem parte da Revista Online Psicologia Corporal, sob o registro ISSN-15160688.
Para ler os artigos, é necessário ter instalado em seu computador um leitor de PDF. Se você não tiver o programa instalado em seu computador, pode fazer o download clicando no endereço:
http://www.baixaki.com.br/site/dwnld71431.htm

Acesse também artigos de anos anteriores

 

[/vc_column_text][vc_separator color=”custom” style=”shadow” border_width=”3″ accent_color=”#006d80″][vc_column_text]

Reich, a ciência moderna e os postulados sobre a origem da vida – Experimento Bíons
Autor(es): VOLPI, José Henrique

RESUMO
A origem da vida é uma das grandes questões científicas que tem sido abordada pelos mais ilustres pensadores há milênios, os quais sugerem que a vida pode ter tido origem na Terra mais cedo que o que se pensava. Esse também foi o ponto de partida dos estudos microscópicos conduzidos nos anos 30 por Reich, que culminaram na descoberta da energia orgone, ao mesmo tempo que lhe brindaram com o título de “charlatão”, pela comunidade médica e psicanalítica da época. No entanto, ninguém foi capaz de repetir os experimentos de Reich a ponto confirmar suas descobertas ou até mesmo de defendê-lo das injustiças recebidas. Mais de sessenta anos se passaram e só hoje a ciência é capaz de explorar áreas como as que Reich explorou.
Palavras-chave: Energia. Orgonio. Reich.


Um panorama histórico de Wilhelm Reich
Autor(es): VOLPI, José Henrique

RESUMO
O objetivo desse artigo é oferecer ao leitor, ainda leigo com relação às idéias de Reich, um panorama geral sobre a história desse grande pensador que tinha nada mais nada menos que o desejo de juntar saberes e oferecer sua dedicação em prol da prevenção da saúde energética e emocional do ser humano, defendendo com unhas e dentes as crianças do futuro. Reich sempre foi um cientista inserido em sua época. Mesmo assim, buscava transpor as barreiras da ciência ortodoxa e mecanicista, sem que, em nenhum momento deixasse de lançar seus olhos para a verdadeira ciência, construída em cima de saberes, pesquisas e ética.

Palavras-chave: Corpo. Emoções. Reich.


O corpo e suas emoções
Autor(es): VOLPI, José Henrique; VOLPI, Sandra Mara

RESUMO
Desde a época de Hipócrates acreditava -se que a mente e o corpo influenciavam-se mutuamente. Apesar dessa relação ter sido rejeitada pela medicina e negligenciada pela própria psicologia durante anos, acabou tornando-se uma das mais fascinantes áreas de pesquisa que hoje faz uso de técnicas sofisticadas que vão desde a utilização de imagens por ressonância magnética e tomografia por emissão de pósitrons até os estudos genéticos dos neurotransmissores.
Palavras-chave: Corpo. Emoções. Reich.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Open chat