ANAIS do Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais, são coletâneas de textos enviados pelos autores que apresentaram seus trabalhos nos Congressos organizados anualmente pelo Centro Reichiano. O texto é de inteira responsabilidade de cada profissional e não expressa necessariamente a opinião dos diretores do Centro Reichiano.
Para ler os artigos é necessário ter instalado em seu computador um leitor de PDF. Se você não tiver o programa instalado em seu computador, pode fazer o download clicando no endereço: http://www.baixaki.com.br/site/dwnld71431.htm
Veja abaixo as edições de todos os anos
A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE NO DIAGNÓSTICO VEGETOTERÁPICO: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es): Telma Cristina de Jesus Luize e José Henrique Volpi
RESUMO: Este artigo aborda a resistência de algumas pessoas em buscar ajuda terapêutica convencional e como isso pode ser amenizado por meio do uso de técnicas alternativas, como a pintura artística. Através dessa abordagem, os clientes têm a oportunidade de expressar suas emoções e pensamentos de forma criativa, explorando conteúdos do inconsciente e promovendo um maior discernimento do que foi revelado.
Palavras-chave: Arte Terapia. Diagnóstico. Ícones. Navarro. Reich.
Autor(es): Monique Ramos e José Henrique Volpi
RESUMO: Com o uso de ferramentas artísticas e terapêuticas corporais podemos acessar camadas mais profundas da nossa subjetividade e permitir a externalização de emoções reprimidas e inconscientes. Na nossa sociedade, o feminino clama por reconhecimento e o masculino por equilíbrio. Este trabalho fundamenta teoricamente uma possibilidade prática de incorporação dos arquétipos da Gueixa e do Guerreiro, buscando aflorar de maneira saudável as características e potencialidades de cada polaridade e encontrar maneiras de absorver os aprendizados da experiência no cotidiano para um crescimento pessoal e uma existência plena daquele que a vivenciar.
Palavras-chave: Arquétipos. Dança. Equilíbrio. Movimento. Polaridades.
Autor(es): Kássia Denise de Souza E Sandra Mara Dall’Igna Volpi
RESUMO: Este artigo busca ampliar a compreensão sobre os impactos da modernidade líquida na formação das estruturas de caráter com fortes traços orais e compulsivos, e sobre a estreita relação dos valores líquidos com a depressão – uma psicopatologia da oralidade que é apontada como a principal causa de incapacidade no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Na era do metaverso, novos desafios surgem. Para adentrar nesse labirinto e não se perder é preciso pensar caminhos que fortaleçam as frágeis bases psicoemocionais deixadas pela modernidade líquida, que preservem as dimensões psíquicas, emocionais e espirituais da relação com o corpo. Como terapeuta corporal, meu convite nesta pesquisa é pensarmos essas possibilidades juntos.
Palavras-chave: Compulsão. Depressão. Modernidade Líquida. Moral Sexual. Reich.
A DESMISTIFICAÇÃO DO AMOR: EXISTE UM RELACIONAMENTO SEXUALMENTE SAUDÁVEL?
Autor(es): Iáscara Fredrich da Silveira, Tatiane Marili Pereira Machado e Sandra Mara Volpi
RESUMO: O presente artigo pretende levantar reflexões a respeito da maneira como nos relacionamos amorosa e sexualmente. Aborda sobre a sexualidade, como esta pode influenciar na saúde do nosso corpo e, principalmente, nas consequências ao nosso coração. Apresenta ainda teorias e autores conceituados que foram os precursores em analisar pacientes que traziam essas questões em seus corpos, ligados diretamente com sua história e o amor sexualmente saudável.
Palavras-chave: Amor. Coração. Prazer. Relacionamento. Sexualidade.
Autor(es): Anamaria Gazir, Jesiane G. de Souza e José Henrique Volpi
RESUMO: Utilizando como base de pesquisa a Psicologia Corporal Reichiana e pós Reichiana e a análise Bioenergética, constatamos que existe uma conexão direta das doenças cardiovasculares com o medo de amar e a falta de amor. Nossas couraças caracterológicas que desenvolvemos desde a infância e as emoções que constantemente temos a tendência de reprimir, causam um estresse contínuo ao corpo e o enrijecimento dos músculos que envolvem o coração. Por consequência, acontece também uma restrição da respiração, que também é uma das causas da predisposição das pessoas às doenças cardíacas. Sendo assim, podemos assumir que somente uma pessoa sem medo de amar pode ter uma relativa segurança de que seu coração permanecerá saudável. Para isso ser possível, é necessário um trabalho da mente e do corpo em conjunto, com objetivo de efetuar mudanças significativas e capazes de assegurar as pessoas um funcionamento menos rígido, superando traumas, flexibilizando couraças e liberando a raiva contida, assegurando, dessa forma, uma saúde mais funcional.
Palavras-chave: Amor. Coração. Corpo. Couraças. Psicologia Corporal
A EXCLUSÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA:
PESTE EMOCIONAL DA SOCIEDADE CAPITALISTA
Autor(es): Katiana Pinto dos Santos e Sandra Mara Dall’Igna Volpi
RESUMO: O propósito deste trabalho é oportunizar uma reflexão sobre a exclusão social dos estudantes da educação pública, como sendo uma das manifestações da peste emocional, termo criado por Reich (1989). Além disso, explicar sucintamente segundo Reich (1989), qual o significado do conceito e manifestações sociais da peste emocional, estabelecendo uma relação com o narcisismo, que segundo Lowen (2021), é a base emocional da sociedade ocidental. Nesse sentido debater como a sociedade capitalista se “beneficia” com estimulação e a propagação ideológica do narcisismo e da peste emocional, na perspectiva de manter a acumulação da riqueza nas mãos de poucos e consequentemente perpetuar a miséria social.
Palavras-chave: Capitalismo. Exclusão. Narcisismo. Peste Emocional.
A RELAÇÃO ENTRE NARCISISMO E AMOR
Autor(es): Camila A. Gontijo e Sandra Mara Dall’Igna Volpi
RESUMO: Você já se perguntou como o narcisismo atravessa nossas relações de amor? Tanto os nossos vínculos parentais como os afetivo-sexuais? Esse artigo é uma tentativa de responder a essa pergunta, de discutir sobre a ferida narcísica e também sobre como Lowen e Freud enxergam esse tema. Por último, busca refletir de uma forma mais contemporânea como as questões de gênero também se relacionam com o tema.
Palavras-chave: Ferida narcísica. Lowen. Narcisismo. Relações afetivo-sexuais. Relações parentais. Questões de gênero.
AS CINCO LEIS BIOLÓGICAS: A ORIGEM DAS ENFERMIDADES
Autor(es): Bernadette Baschera Ferreira Lopes
RESUMO: A proposta desse artigo é abordar as descobertas do Dr. Hamer sobre as Cinco Leis Biológicas, entender qual é a intenção positiva do corpo, quando apresenta determinados sintomas e investigar a sua origem. É um novo paradigma quanto ao processo de adoecimento, sua origem e o processo de cura. O que leva o corpo a desencadear desde um câncer, rinite ou um transtorno de comportamento? Será que o meu corpo está adoecendo ou está se curando quando apresenta os sintomas? Vou responder as seguintes perguntas: De onde vem a doença, o que acontece com doença e como ela se comporta. Que papel os micróbios desempenham? Qual é o sentido biológico das enfermidades?
Palavras-chave: Hamer. Nova medicina Germânica. Enfermidades. Biologia.
A SOMATOPSICODINÂMICA DO BLOQUEIO NASAL
Autor(es): José Renato Salim Morais e José Henrique Volpi
RESUMO: O sistema olfativo atua sobre o nosso “sentir-nos” mais ou menos bem e sobre a disposição do tônus afetivo. A função desse sistema faz parte dos telerreceptores, isto é, nos coloca em condição de poder “sentir” (algo que venha de longe). Essa função estruturante é perturbada por diversos fatores que envolvem a vida intra-uterina ou mesmo pela sucessão de cuidadoras profissionais, cria-se uma dicotomia no nível do olfato (e também da audição e da visão), determinando uma situação definida como “bloqueio”, que incide profundamente na formação do caráter: o bloqueio nasal tem características ligadas ao bloqueio afetivo, sendo uma defesa contra a depressão, que acompanha a repressão das necessidades naturais.
Palavras-chave: Bloqueio nasal. Depressão. Navarro. Psicologia. Reich.
Autor(es): Diogo Johannes Follador de Souza e José Henrique Volpi
RESUMO: As ideias e conceitos de Wilhelm Reich a respeito do corpo e da psique humanas são amplamente conhecidas e divulgadas. Conforme inteiramo-nos acerca da teoria e prática de Reich, percebemos seu enfoque na profilaxia da doença, sobretudo da peste emocional. O autor compreende que se deve prevenir os sintomas através de uma educação baseada nas necessidades naturais da criança. Na Psicomotricidade Relacional, metodologia de cunho terapêutico e educacional, criada por André Lapierre e Anne Lapierre, percebe-se discurso semelhante. dando importância e zelo pelo que a criança sabe e não naquilo que ela não sabe. O corpo do psicomotricista relacional é seu principal material no jogo espontâneo que acontece durante as sessões. Seria possível agregar os actings da vegetoterapia à psicomotricidade relacional no tratamento de crianças com comorbidades? Será que essa prática ajudaria essas crianças em suas dificuldades?
Palavras-chave: Vegetoterapia. Psicomotricidade Relacional. Terapia. Comorbidades.
Autor(es): Cristiane Monteiro Garbini
RESUMO: Estudo de um caso numa perspectiva reichiana de uma mulher de 30 anos, que desenvolveu câncer da tireóide. Revisão teórica e entendimento aplicado da energia orgônica e das couraças musculares da entrevistada.
Palavras-chave: Couraça. Energia Orgone. Biopatia do Câncer. Psicologia Corporal.
CONEXÃO PROFUNDA COM PACIENTE ATRAVÉS DO TOQUE SUTIL. NA CLÍNICA DA PSICOTERAPIA CORPORAL
Autor(es): Rosana C. F. Machado
RESUMO: O ser humano, como todo mamífero, é gerado dentro de outro ser humano. A partir daí desen-volve uma necessidade intrínseca de contato físico com outros seres humanos. Nesta vivência vamos demonstrar de forma prática como podemos, dentro da clínica de psicologia corporal, usar toques sutis para equilibrar nossos pacientes. E como usar este tempo e espaço do toque como laboratório para entrar num profundo contato com partes arcaicas e inacessíveis deste mesmo paciente.
Palavras-chave: Calatonia. Pele. Toque.
Autor(es): Mila Rocha Bulhões e José Henrique Volpi
RESUMO: A dependência química trata-se da relação que um indivíduo tem com determinada substância psicoativa, sua forma de consumo e o estímulo gerado no cérebro, especificamente no sistema de recompensa, tornando-se uma questão disfuncional. A disfuncionalidade é devido as consequências que a substância traz para a vida dos dependentes: dificuldade de lidar com restrições, indisciplina com trabalho ou estudos, por exemplo. Esse comportamento dependente pode estar associado a traços de personalidade, quesito esse abordado na psicologia corporal, tendo como exemplo o caráter borderline. Isso ocorre devido aos estados depressivos que costumam surgir nesse caráter, levando-o a ter como mecanismo de fuga: alimentos, álcool, substância psicoativa ou qualquer substituto que possa lhe oferecer o mínimo de satisfação oral. O tratamento desse comportamento é possível através de actings da vegetoterapia, levando a liberação da energia bloqueada.
Palavras-chave: Caráter borderline. Dependência química. Reich. Vegetoterapia.
DISFUNÇAO SEXUAL FEMININA: CONTRIBUIÇÕES DA BIOENERGETICA NO TRATAMENTO DA ANORGASMIA
Autor(es): Christiane da Costa e Silva e Sandra Mara Dall’Igna Volpi
RESUMO: A sexualidade constitui um dos aspectos mais importantes do ser humano, pois fala da nossa capacidade de dar e receber afeto. Para Lowen, a sexualidade e o sexo são manifestações do self. A incapacidade de vivenciar a sexualidade de maneira plena pode acarretar no surgimento das disfunções sexuais. A proposta deste artigo é apresentar a Terapia Bioenergética como uma possibilidade de tratamento complementar da disfunção de anorgasmia feminina.
Palavras-chave: Anorgasmia. Bioenergética. Disfunção. Lowen. Sexualidade.
EDUCAÇÃO PARA A VIDA: AS CONTRIBUIÇÕES DE REICH
Autor(es): Karin Luísa Lütkemeier e José Henrique Volpi
RESUMO: Neste artigo estão apresentados alguns pontos na trajetória de Wilhelm Reich no campo da Educação. Psicanalista, pesquisador da energia orgone, aborda a educação como um dos pilares para sustentação de uma nova sociedade. Desde a prevenção do encouraçamento, até uma educação que conserve a energia vital que cada criança carrega consigo ao nascer, Reich traça perspectivas para pais, mães, educadores.
Palavras-chave: Autorregulação. Corpo. Educação. Energia. Reich.
Autor(es): Elias Júnior Minasi
RESUMO: Nossa sociedade pós-moderna e líquida, as urgências ou emergências se tornam cada vez mais em foco. Talvez, nunca se exigiu tanto do psicoterapeuta um moldar-se à pessoa e suas necessidades focais. Este trabalho apresenta um “blending” entre Psicoterapia Reichiana, Eneagrama e terapia breve como uma proposta de re-organização da economia energética.
Palavras-chave: Eneagrama. Reich. Terapia. Breve. Focal. Navarro. Somatopsicodinâmica.
Autor(es): José Renato Salim Morais e José Henrique Volpi
RESUMO: O INCA – Instituto Nacional de Câncer, publicou em fevereiro de 2023 que são esperados 704 mil casos novos de câncer para o triênio 2023-2025. A proposta deste trabalho é relacionar ideias de diferentes autores da Psicologia Corporal, apresentando um olhar da abordagem do corpo em psicoterapia visando ampliar o olhar para a prevenção do câncer em suas mais diversas formas e possibilidades. Reich nos deixou o legado de que saúde não consiste na ausência total de doenças, mas na habilidade do organismo para ultrapassá-las e sair delas sem danos. Ainda, dizia que se sua teoria a respeito do câncer estivesse correta, mostraria que para formar um câncer, era preciso que o indivíduo abdicasse de sua vida, se contraísse. Sendo assim, o que podemos fazer para ter uma vida mais saudável e, quem sabe, prevenir o câncer?
Palavras-chave: Câncer. Corpo. Energia. Psicologia. Reich
EU ME VEJO EM MIM; EU TE VEJO EM TI
Autor(es): Renato Moretto Maccarini
RESUMO: Sempre que conhecemos alguém temos uma sensação sobre aquela pessoa. Essa sensação pode ser boa ou ruim baseada em nossas próprias experiências, em nossas couraças, onde eu projeto nesse novo conhecido o que eu tenho ou o que me falta. Porém a partir do momento em que eu me encontro melhor comigo mesmo, quando estou mais autorregulado, posso ter uma sensação mais verdadeira de quem eu acabo de conhecer, e por consequência “sentir” essa pessoa mais verdadeiramente como ela é, ou seja, se eu me conheço e sei também das minhas limitações poderei ter um encontro verdadeiro com o outro, onde eu me mostro sinceramente e também o vejo sem filtros, esse é o verdadeiro encontro. Enfim, o encontro verdadeiro acontece quando eu me reconheço e não quero nada que é do outro, nem dou nada do que é meu, porém após este encontro ambos sairemos nos conhecendo melhor a si mesmo e ao outro.
Palavras-chave: Autorregulação. Couraça. Encontro. Respeito. Sensação.
FLOW – A ARTE DA VIDA PULSANTE PARA EXPRESSAR O NOSSO PRÓPRIO SHOW
Autor(es): Gilson Bandeira de Souza Júnior
RESUMO: Ao expressar o Flow, a Arte em melhor viver se manifesta. Através do Movimento Fluido: Inspirações em corpo e verbo, como uma prática partilhada em Vivência e somado as referências teóricas que continuam a auxiliar esse desenvolvimento contínuo. Para além das palavras, é possível assumir o protagonismo em nossa Realidade e a proposta é se reconectar com o Artista Essencial presente em cada Ser na Co-criação do Show em que todos podemos assumir o nosso genuíno lugar.
Palavras-chave: Arte. Flow. Movimento. Inspirações. Protagonismo.
GRUPO DE MOVIMENTO: TRANSFORMAR O CORPO, PARA TRANSFORMAR O MUNDO
Autor(es): Camila Andrade Gontijo e Sandra Mara Volpi
RESUMO: O presente trabalho visa discutir como a nossa sociedade e cultura vem influenciado a relação que temos com os nossos cinco sentidos, priorizando os sentidos de distância (visão e audição) e negligenciando nossos sentidos de proximidade (olfato, paladar e tato), dessa forma limitando nossa percepção sob a realidade interna/ externa e a construção de laços afetivos. Desse modo, vejo o Grupo de Movimento como uma das formas de insurgir ao que está posto e assim nutrir os nossos sentidos de proximidade, principalmente o tato que é o maior constituidor de laços afetivos entre os mamíferos, que nós enquanto humanos fazemos parte.
Palavras-chave: Cinco sentidos. Grupo de Movimento. Sentidos de distância. Sentidos de proximidade.
MAMÃE VIBRANTE: BIOENERGÉTICA PARA UM MATERNAR MAIS LEVE
Autor(es): Valleska Zych
RESUMO: Nasce uma mãe, nasce uma culpa! Já ouviu essa frase? Eu também. A maternidade é algo avassalador na vida de uma mulher. Mudanças e mais mudanças durante a gestação, parto, puerpério. Muitas vezes não conseguimos acompanhar as mudanças de cada fase e nossas emoções acabam sendo turbilhões que prejudicam nosso maternar. Cansaço, estresse, medo, culpas, desafios são o que acompanham uma mãe. O Programa Mamãe Vibrante foi criado com o intuito de tornar a maternagem mais leve. Através da Bioenergética, mamães conseguem descobrir a importância do autocuidado na maternagem e passam a viver com mais prazer e alegria esse processo.
Palavras-chave: Autocuidado materno. Bioenergética. Maternidade. Parto humanizado
MELHORANDO A VISÃO: EU, O OUTRO E OS OUTROS
Autor(es): Juan Pablo Lizana Monreal
RESUMO: Vivência que tem o objetivo de flexibilizar a couraça muscular de nível ocular, possibilitando visitar um novo olhar para dentro de si. Através de técnicas, actings e dinâmicas em grupo, tentaremos integralizar essas percepções que poderão surgir desta flexibilização no olhar de EU comigo mesmo, de Eu com o outro e de Eu com os outros.
Palavras-chave: Actings. Couraça. Ocular. Reich.
O CORPO E O TEMPO NA ESQUIZOFRENIA: ESTUDO DE UM CASO PELA ABORDAGEM BIOENERGÉTICA
Autor(es): Maria de Lourdes Serafim
RESUMO: Estudo descritivo/qualitativo realizado a partir de observações clínicas em diferentes contextos do CRHD do IPq-HC/FUMUSP. Trata-se de um trabalho psicoterapêutico através da abordagem Bioenergética com um Paciente portador de Esquizofrenia Paranoide (CID 10: F 20.0), em crise existencial, reconhecendo a passagem do tempo, não sabia qual futuro poderia vislumbrar no presente; revivendo medos e ansiedades de significativos impactos psicossociais. A abordagem Bioenergética foi adotada como método de intervenção, por contemplar uma prática clínica que inclui a leitura corporal, a escuta analítica e técnicas de Grounding; também, o conceito de um ambiente suficientemente bom e postura flexível, foram necessários na atenção e cuidado. Foram realizadas 22 sessões de psicoterapia individual que promoveram meios para ressignificar palavras, expressões e sentimentos perdidos no tempo e em conexão com seu corpo como elemento que ressoa sua história pregressa e atual, possibilitando a expressão de sensações reprimidas, e reflexões sobre o seu (não) lugar dentro de sua família. Apresentou mudanças subjetivas, novas habilidades sociais, resiliência diante de conflitos, demandas, expectativas, e exigências das figuras parentais. Esboçar um futuro promissor, repleto de objetivos e no qual enxergava-se como protagonista, refletiu seu contato mais próximo com a realidade e efetividade do trabalho. Os resultados obtidos apontam a efetividade da psicoterapia individual de abordagem Bioenergética com pacientes esquizofrênicos, indicando a necessidade de mais pesquisas cientificas sobre o campo.
Palavras-chave: Bioenergética. Corpo. Esquizofrenia. Grounding.
O DESPERTAR DO SER: FISICO, MENTAL E EMOCIONAL
Autor(es): Cibele Kormann Reimann e Daniele Salum Kupski
RESUMO: O que seu corpo significa para você? Cada parte do nosso corpo interage entre si, com o meio onde vivemos e vice-versa. Wilhelm Reich acreditava que os conflitos da mente são expressos no nosso corpo. Sendo assim, o despertar do SER envolve a conscientização de todos esses três aspectos do nosso ser, a fim de nos conectar com nossa verdadeira essência e nos sentirmos completos. A proposta dessa vivência é levar os participantes a se conectarem com sua mente, seu corpo e suas emoções para que possam manifestar sua verdadeira essência.
Palavras-chave: Corpo. Emoções. Mente. Reich.
O EQUILIBRISMO NAS RELAÇÕES AMOROSAS ATUAIS
Autor(es): Eloá Andreassa
RESUMO: O amor ainda está no topo das necessidades humanas primordiais, desde os bebês que dependem de suas mães ou cuidadores para sobreviver, até o amor adulto que anseia viver a experiência profunda de conexão amorosa. Mas os formatos de relacionamentos estão mudando muito atualmente, e embora, os assuntos não sejam novidade, há um movimento crescente em busca de mais realização e ao que parece, o casamento tradicional não está oferecendo mais. Não é uma queixa nova que o casamento é um antídoto para o amor romântico mais especialmente nos últimos anos, em que o número de divórcios cresceu e a monogamia parece ser o centro das discussões e das mudanças. Será que esse casamento como o conhecemos está fadado a não existir no futuro?
Palavras-chave: Amor. Relacionamento. Casamento. Monogamia. Poliamor.
O TOQUE COMO CONEXÃO PROFUNDA E ESTABILIZAÇÃO DE PACIENTES NA CLÍNICA DE PSICOLOGIA CORPORAL
Autor(es): Rosana C. F. Machado
RESUMO: A pele é o maior órgão do corpo humano, ligada diretamente ao sistema nervoso central. Sua importância é tal que todos os humanos dependem do toque no início de suas vidas para se desenvolverem adequadamente física, mental e psiquicamente. É por isso que nas sessões de Terapia Reichiana e Bioenergética o toque é usado para cuidar de questões relativas ao início da vida. Neste artigo, objetivamos demostrar como estes toques simples e delicados podem ser um canal de comunicação sutil entre terapeuta e paciente, servindo tanto para refinar a sensação de órgão no entendimento profundo daquele que é tocado, quanto ajudando na sua estabilização afetiva e emocional.
Palavras-chave: Pele. Sensação de órgão. Toque.
Autor(es): Sirlene Magalhães Oliveira
RESUMO: Como mamíferos, necessitamos de contato físico regular e continuado para sobreviver. A pele humana é um imenso órgão de delimitação entre o nosso mundo interno e o externo, meio pelo qual manifestamos nosso estado psicológico e fisiológico. A Shantala Massagem para Bebês e Crianças ajuda a fortalecer o vínculo pessoal com corregulação emocional, pois quem aplica também é beneficiado. Além disso, ela promove outros grandes benefícios ao bebê, favorecendo o seu desenvolvimento do ponto de vista físico, emocional, energético e espiritual. Há grandes evidências da importância das boas experiências iniciais da vida, incluindo a vida pré-natal, no desenvolvimento de adultos saudáveis. Como a massagem deve ser aplicada na primeiríssima infância, torna-se um poderoso recurso terapêutico e preventivo de males da pessoa humana, desde que praticada com regularidade.
Palavras-chave: Desenvolvimento Humano. Frédérick Leboyer. Primeira Infância. Relação Mãe-Bebê. Massagem Shantala.
O USO DA ARTE COMO VIA DE ACESSO E ESTRUTURAÇÃO DO SELF E DO NÚCLEO PSICÓTICO
Autor(es): Itamar Martins Firmino e José Henrique Volpi
RESUMO: O uso da arte no projeto terapêutico para tratar de sujeitos com núcleo psicótico, enquanto instrumento fronteiriço, tem seu aspecto criativo preservado ao passo que também se torna um dispositivo terapêutico. O manejo principal se dá pelo resgate do plano sensível através do uso de “objetos relacionais”, tendo o corpo como principal meio de se trabalhar o sofrimento, as angústias e as potencialidades, de forma integrativa que promove maior estruturação de si: do “eu”. A proposta deste trabalho é relacionar as ideias da Estruturação do Self de Lygia Clark com a Abordagem Reichiana voltando-se para o tratamento de indivíduos que se encaixam no diagnóstico de Núcleo Psicótico.
Palavras-chave: Arte. Estruturação do Self. Lygia Clark. Núcleo Psicótico. Objetos relacionais.
O USO DA CORE ENERGETICS COMO RECURSO EM RODAS DE CONVERSA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): Herta Moura Kehrle
RESUMO: O propósito deste trabalho é apresentar um relato de experiência de um grupo terapêutico desenvolvida como atividade da pós-graduação oferecida pela Rede Brasil Core Energetics, no uso da abordagem neorreichiana Core Energetics como recurso potencializador de rodas de conversa baseadas na Terapia Comunitária Integrativa. Através dos relatos das participantes, foi possível perceber a relevância do trabalho corporal no processo terapêutico, resultando em maior consciência corporal, expressão mais adequada das emoções, além da ampliação do fluxo saudável de energia e da autopercepção.
Palavras-chave: Core Energetics. Psicoterapia corporal. Roda de conversa.
Autor(es): Lais Souza Lopes dos Santos e Sandra Mara Dall’Igna Volpi
RESUMO: O luto não relacionado à morte é desvalorizado na sociedade, o que leva à invalidação do sofrimento quando ocorre uma ruptura que não é causada pela morte. Cerca de 340.000 divórcios são registrados por ano no Brasil e estima-se que a qualidade de vida das mulheres, no que se refere à saúde física e mental, tem índices relevantes de complicações. Apesar de ser impactada, a mulher se depara com a experiência da separação e não encontra espaços para sentir a sua dor, o que a desconecta do próprio corpo para evitar as suas emoções. Neste trabalho será apresentado o conflito diante da separação na vida da mulher e como a Psicologia Corporal, com foco na Bioenergética, pode contribuir com práticas para auxiliar na validação do luto pela separação, a fim de potencializar o contato da mulher com o próprio corpo, reconhecendo as suas dores, os seus desejos, as suas necessidades e os seus limites, podendo assim resgatar o prazer pela vida.
Palavras-chave: Bioenergética. Luto. Práticas corporais. Saúde da mulher. Separação.
Autor(es): Cláudia Eliane Rocha da Silva e Sandra Mara Dall’Igna Volpi
RESUMO: Este trabalho surge da reflexão em torno do mal-estar provocado pelos discursos que ameaçam os direitos de existir da pessoa LGBTQIA+ no contexto da política brasileira dos últimos anos. A noção de natureza sexual humana, desde um ponto binário e heteronormativo, estigmatiza a expressão sexual e imprime nas pessoas o medo de viver a própria sexualidade. Pretendo exercitar olhar para a moral que permeia as condições que constituem a falta de respeito e aceitação do outro. Destacarei contribuições da epistemologia reichiana, da filosofia da diferença e das teorias queer a fim de colorir o imaginário em torno deste tema.
Palavras-chave: Contrassexualidade. Heteronormatividade. Psicologia. Corporal. Sexualidade.
SANTO ORGASMO: SOBRE A INFLUÊNCIA DA PRÁXIS REICHIANA NA MASSAGEM TÂNTRICA
Autor(es): José Felipe Rodriguez de Sá
RESUMO: A massagem tântrica, exótica e misteriosa, por décadas tem atraído clientes e fiéis seguidores. O motivo estaria nos segredos milenares de sua arte do amor. Mas, contrário ao que dita o senso comum, a massagem tântrica tem origem recente. A partir das traduções brasileiras de Margot Anand, exploram-se os links entre a práxis Reichiana e a massagem tântrica. Entre eles, a importância do orgasmo na saúde física e mental, as intervenções manuais para a flexibilização da couraça muscular e pensar a sexualidade como sistema energético. Trata-se, por fim, das inovações técnicas da massagem tântrica com referência à terapêutica Reichiana. Uma delas é a estimulação anal e genital da “massagem profunda”. Outra é a transformação do reflexo orgástico num orgasmo prolongado, tendo por fim uma experiência transcendental.
Palavras-chave: Couraça Muscular. Energia. Massagem Tântrica. Orgasmo. Wilhem Reich.
SER É SENTIR: INTEGRAÇÃO DOS RECURSOS SENSO PERCEPTIVOS NA PSICOTERAPIA CORPORAL
Autor(es): Lilian Klug e Cláudia Eliane Rocha da Silva
RESUMO: A psicoterapia corporal recorre ao sentir para ampliar a escuta do atendido além da comunicação verbal. Na presença é possível estar em contato no âmbito vegetativo dos organismos, cujas qualidades conversarão, trocarão informações e se afetarão. Deslocando a atenção excessiva à interpretação do conteúdo do discurso, realizamos o movimento de escuta das distintas dimensões que compõem o ser humano: somática, emocional, energética, etc. Os sentidos corporais e afetivos podem integrar as habilidades no setting terapêutico.
Palavras-chave: Empatia. Psicoterapia. Corporal. Ressonância. Sensação de órgão.
SOCIALIZAÇÃO FEMININA E UMA ATUALIZAÇÃO DA OBRA DE REICH
Autor(es): Marjory Carvalho Campbell e Sandra Mara Dall’Igna Volpi
RESUMO: Socialização feminina diz respeito a maneira como, desde a tenra infância, nós mulheres somos criadas e levadas a acreditar que nossa validação social depende de desempenharmos o papel social da feminilidade com o objetivo de sermos escolhidas por um homem e assim permanecermos em um relacionamento que supostamente nos protegerá, de forma que renunciamos aos nossos desejos e nos submetemos a inúmeros tipos de violências sem muitas vezes nos darmos conta. Abordando a lógica da socialização feminina de obediência, proteção, amor e controle, busquei compreender, neste trabalho, o que Reich tinha a dizer em sua obra a respeito da vivência das mulheres em sua época, relacionando ainda com o que há atualmente em termos de pesquisas, estudos e leis sobre socialização feminina e violência de gênero desenvolvidos por pesquisadoras comunicadoras, filósofas, psicanalistas e psicólogas.
Palavras-chave: Lei Maria da Penha. Socialização Feminina. Violência de Gênero. Wilhelm Reich.
TRABALHANDO NOSSA PESTE EMOCIONAL. POTÊNCIA ORGÁSTICA
Autor(es): Antonio Roberto de Sousa Henriques e Alessandra da Silva Eisenreich Henriques
RESUMO: A Peste Emocional se desenvolve no momento que nossas emoções naturais e saudáveis são reprimidas ou distorcidas pelo meio social e cultural. Segundo Reich, ela se manifestava na forma de rigidez crônica na musculatura, colocando os padrões repressivos em detrimento a manifestação emocional autêntica. Todos nós estamos suscetíveis a vez ou outra, experimentar uma crise aguda dela. A forma de sair destas crises se dá pelo reestabelecimento da capacidade natural de amar e nesse sentido, ao flexibilizar as couraças através de descargas bioenergéticas da potência orgástica, temos a oportunidade nos tornamos seres humanos melhores.
Palavras-chave: Autorregulação. Couraças. Peste Emocional. Potência Orgástica. Reich.
Autor(es): Lícia Cristina Diesel e Sandra Mara Dall’Igna Volpi
RESUMO: O Transtorno da Personalidade Borderline, caracterizado por um padrão de impulsividade acentuada, instabilidade nas relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos, traz prejuízos à vida do sujeito, decorrentes do sofrimento psíquico que esta condição lhe causa. A proposta da psicoterapia apresentada nesta pesquisa, para os casos de Transtorno da Personalidade Borderline e pacientes com traços da personalidade borderline, pela abordagem corporal reichiana e bioenergética, trata do desafio do estabelecimento do vínculo terapêutico, da manutenção da relação terapêutica, das condições do psicoterapeuta para este trabalho, e do manejo clínico com a aplicação de actings da Vegetoterapia de acordo com Navarro (1996) e das práticas corporais da Bioenergética por Lowen e Lowen (1985), orientados a estes casos. Discute-se ainda o alinhamento entre Psiquiatria e Psicologia, para o adequado tratamento destes pacientes.
Palavras-chave: Bioenergética. Borderline. Corporal. Reich. Transtorno.
TÉCNICA DE REDUÇÃO DE ESTRESSE – TRE: APLICAÇÃO EM VÁRIOS CONTEXTOS
Autor(es): Janete Capel Hernandes e José Henrique Volpi
RESUMO: O TRE® é uma prática corporal que promove liberação de tensões profundas no corpo, alívio do estresse e equilíbrio das emoções. Desenvolvida por David Berceli, consiste em uma sequência de exercícios, alongamentos e posturas que ativam tremores naturais e espontâneos em certos músculos do corpo que possibilitam diversos tipos de benefícios para a saúde integral, tais como melhoria na qualidade do sono, alívio de dores, promove relaxamento muscular, liberação de tensões, estresse e traumas. O uso frequente da técnica permite aliviar muitos sintomas relacionados a questões físicas, emocionais e comportamentais. Pode ser praticada por pessoas de qualquer idade e as que possuem limitações físicas adaptam os exercícios às suas necessidades. A TRE® está presente em mais de 60 países e tem sido praticada para o alívio do estresse em diversos contextos, tais como situações de vulnerabilidade social, catástrofes naturais, guerras civis, campos de refugiados, tratamento complementar de doenças como ansiedade, depressão, fibromialgia, etc. Em ambientes profissionais, tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida no trabalho. Chegou no Brasil em 2009 e no Distrito Federal, é oferecida desde 2010 no Sistema Único de Saúde (SUS). Em junho de 2019 foi oficialmente institucionalizada como nova Prática Integrativa em Saúde (PIS) na Política Distrital de Práticas Integrativas em Saúde (PDPIS). Em Goiânia, Goiás, uma das formas coletivas de aplicação da TRE tem sido por meio de um projeto chamado “DesesTREssa nos parques”, que está sendo desenvolvido desde setembro de 2022, aos domingos pela manhã, em um dos parques da cidade. Mais de 100 pessoas já participaram das práticas, sendo que algumas retornaram várias vezes. Os participantes relatam que estão conseguindo se sentir mais relaxados ao longo da semana, com menos estresse, com menos tensão muscular, o que tem influenciado na qualidade de vida, no controle emocional e nos relacionamentos interpessoais.
Palavras-chave: Autorregulação. Autocuidado. Estresse. Técnica de Redução de Estresse. TRE®.
Autor(es): Ligia Rhoden, Maria de Fatima Ferreira Grillo e José Henrique Volpi
RESUMO: Para a tomada de consciência a respeito das potencialidade e necessidades do sistema corporal como um todo, a partir dos segmentos físicos da energia que neles contém é necessário entendermos como este processo ocorre, assim como seus possíveis bloqueios (couraças), que se refletem na nossa musculatura corporal, nos diferentes segmentos. O estudo tem por objetivos proporcionar conhecimento das couraças corporais propostas por Wilhem Reich e sistematizadas por Federico Navarro.
Palavras-chave: Bloqueio. Caráter. Couraça. Energia.
UMA VISITA AO CARÁTER NARCISISTA DE ALEXANDER LOWEN
Autor(es): Juan Pablo Lizana Monreal
RESUMO: Através deste trabalho, irei identificar a influência e últimas transformações sócio-culturais do momento pós segunda Guerra, que propiciaram o estabelecimento do caráter narcisista baseado na visão de Alexander Lowen. Também iremos visitar os diversos graus deste tipo de caráter de acordo com a gravidade da perturbação e perda do self.
VINHO DAS ALMAS: COMO O USO DE AYAHUASCA PODE IMPACTAR NA QUALIDADE DE VIDA À LUZ DA NEUROPSICOLOGIA
Autor(es): Vinícius Eduardo Damacena e Natalie de Castro Almeida
RESUMO: Atualmente a bebida indígena ayahuasca vem ganhando espaço nos centros urbanos, e conquistando uma legião de seguidores que encontram em seu uso uma resolução para seus problemas, o chá, também conhecido como vinho das almas, tem propriedades alucinógenas e aliado a uma ritualística religiosa avança pela história, cercada de mistérios. Diversas pessoas relatam que o uso da bebida é magico e este estudo busca compreender como a Ayahuasca atua no organismo e se seu uso realmente gera impacto na qualidade de vida de seus adeptos.
Autor(es): Elisa Alves da Silva e Joamara Mota Borges
RESUMO: A prática vivencial tem como objetivo ofertar aos participantes a fazerem contato com a necessidade e/ou exigência de amor exclusivo que vivenciaram quando crianças. Os integrantes poderão experimentar por meio das sensações corporais o contato com o egocentrismo da criança interna e assim serão conduzidos a entrar na 2ª consciência (referente ao círculo vicioso da criança ferida na perspectiva da Core Energetics) para observar e sentir a camada de julgamentos que existe na expressão da necessidade desse amor exclusivo e logo o distanciamento que isso gera na relação de parentalidade com os/as filhos/as. A experiência contará com movimentos corporais e integração de energia e consciência que estão ancorados na Core Energetics (John Pierrakos), Neurobiologia Interpessoal (Daniel Siegel) e ensinamentos do Pathwork (Eva Pierrakos).
VIVÊNCIA DE MEDITAÇÃO ATIVA: MEDITAÇÃO MANDALA – OSHO
Autor(es): Christiane da Costa e Silva
RESUMO: Segundo Osho, a meditação é um estado de não mente, é um estado de pura consciência que não se trata de concentração. Comumente nossas mentes estão carregadas de informações desnecessárias e por isso a meditação não pode estar na mente. A meditações desenvolvidas por Osho têm o corpo como o veículo condutor que nos leva do coração para a mente e além. A proposta da vivência é que ativar o corpo através da meditação Madala.
Palavras-chave: Corpo. Meditação Ativa. Mandala. Osho.