Congresso - Terceiro Dia
30/06/2024 (Domingo)
Ao se inscrever para o evento, você está automaticamente inscrito para todas as Conferências. Somente para a sexta-feira, dia 29/06/2024, é que deverá escolher as Oficinas das quais deseja participar.
Dia 30/06/2024 - (Domingo) - Conferências
08:30h às 08:50h – Grupo de Movimento – Divertida-mente-corpo (Atividade prática)
Cada movimento, cada expressão e cada desejo são reflexos da mente sobre o corpo. Quando dançamos, brincamos e nos expressamos, traduzimos nossas emoções em movimento, criando uma conexão única entre essas duas dimensões. Essa interação não apenas promove o movimento físico, mas também estimula a criatividade, a expressão emocional e a consciência corporal. Divirta-se explorando essa rica conexão!
Alessandra Giacomoni Binder / Colombo / PR Brasil
Terapeuta Corporal voltada a Dança Somática, estudante da Dança terapia com o método de María Fux, Técnica de Liberação Muscular Somática Reichiana aplicada com integração da Medicina Chinesa e Bioenergética, Instrutora de Kundalini Yoga e praticante a mais de 8 anos, Reikiana, e facilitadora de oficinas de dança como terapia integrativa e de improviso.
09:00h às 09:50h – Conferência 5 – Contribuições da Psicologia Corporal na graduação de profissionais cuidadores
A metodologia teórico-vivencial com base na Psicologia Corporal permite a aprendizagem de autoconhecimento e cuidado psicocorporal de si e do outro, na graduação de profissionais cuidadores. Une reflexão teórica à sensibilidade para sensações corpóreas, emoções e sentimentos dos estudantes. Cria motivação para o cuidado de si e do outro e facilita a aprendizagem com profundidade e prazer, a melhora da vida pessoal dos estudantes e do relacionamento em aula. Possibilita o reconhecimento dos estudantes sobre suas dificuldades e potências psicocorporais, a flexibilização de suas couraças e sua autorregulação. Demanda enquadre para que a expressão emocional dos estudantes seja acolhida, numa perspectiva de intervenção psicossocial, sem foco nas questões individuais.
Maria Luiza de Carvalho / Rio de Janeiro / RJ / Brasil
Psicóloga (CRP 4335-05) e psicoterapeuta corporal com formação em Terapias Neorreichianas, em Biossíntese e no Método Rességuier. É Pós-doutora, Doutora e Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social. Foi professora no curso de graduação em Psicologia nas FAMATH e professora colaboradora no curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da UFRJ.
10:00h às 10:50h – Conferência 6 – O impacto dos hormônios na saúde geral e mental do paciente
Iremos mostrar como os hormônios ocupam um papel mediar da relação entre o corpo físico e o processo mental e emocional do paciente. O objetivo também é dar ferramentas para que o psicoterapeuta possa identificar declínios hormonais e poder encaminhar esse paciente para a abordagem adequada. Ainda mostraremos as novas formas de tratar os transtornos do humor através do estilo de vida, da cronobiologia e das suplementações adequadas. Iremos abordar também o eixo intestino cérebro e como ele é fundamental para o sucesso da psicoterapia.
Luiz Fernando Nicolodi / Curitiba / PR / Brasil
Médico formado pela UFPR. Residência de Medicina de Família e Comunidade. Especialização em Homeopatia. Especialização em Acupuntura. Especialização em Nutrologia. Pós graduação em Ciências da Longevidade Humana. Pós graduação em Ortomolecular e Terapias complementares. Pós graduação em Psicologia Analítica. Pós graduação em Constelações Familiares Hellinger. Formações nacionais e internacionais em Mindfulness.
11:10h às 12:00h – Conferência 7 – A busca da consciência no ocidente e no oriente
Como historiador da ciência sabemos que não podemos fazer aproximações fáceis entre modalidades científicas, como os conceitos apresentados nos trabalhos de Freud, Jung e Reich e os caminhos orientais milenares. Isso seria anacronismo histórico, um grave erro em ciência. Entretanto, poderemos, em nosso artigo, pesquisar e identificar a concordância de temas primários sobre a experiência humana em geral: a questão do sofrimento e a da plena autorrealização. No Oriente são as diversas formas de Meditação. Como não poderemos abranger todas, faremos uma seleção arbitrária tanto das primeiras (psicoterapias) como das segundas (meditações).
Tito Livio Ferreira Vieira / Curitiba / PR / Brasil
Doutor em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014); Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005); aperfeiçoamento em Psicologia Cognitiva pela Université de Liége (Bélgica/1986); Graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1985); Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1975). Possui experiência na área de Psicologia Clínica e Supervisão Clínica com ênfase em Psicologia Analítica, Psicologia Corporal e na Área de Treinamento esportivo, com ênfase em natação. Membro em formação do Instituto junguiano de São Paulo (IJUSP). Psicólogo colaborador, supervisor clínico e docente em nível de Pós Graduação no Instituto Olhos da Alma Sã, Psicólogo clínico em consultório particular.
Conferência 8 – Danças Circulares: Um Mundo Sem Fronteiras (Atividade prática)
As danças circulares são uma expressão artística que transcende fronteiras físicas e culturais. Elas unem pessoas de diferentes origens em busca de harmonia e conexão através da dança. Convidamos todos a participarem dessa experiência única, onde os movimentos se tornam uma linguagem universal.
Adriana Bisconsin / Curitiba / PR / Brasil
Co-fundadora do Giraflor Danças Circulares. Focalizadora e coreógrafa de Danças Circulares desde 2004, é também escritora, musicoterapeuta, estudiosa e pesquisadora musical aplicada às Danças Circulares. É referência no Paraná por ter sido pioneira, trazendo as Danças Circulares às escolas do estado através do Centro de Capacitação em Artes Guido Viaro. Esse trabalho levou oficinas de danças circulares aos professores da rede estadual, um passo muito significativo para a inclusão da dança nas diretrizes curriculares. Hoje mantém seu foco em cursos de imersão, no formato de retiros, e tem um trabalho inovador chamado “Experiências Dançantes Online”. Em mais de uma década de cursos, já formou no universo das Danças.