Terapia Corporal do Caráter

Prof. Dr. José Henrique Volpi

Desde os primórdios da humanidade, o ser-humano buscava compreender o corpo, sua postura e comportamento. Seguindo a evolução desse pensamento, mais especificamente no final do século XX e em sua continuidade, vimos um grande interesse pelo assunto por parte das ciências. 

Foram várias especulações que se formaram em volta desse tema onde diversos autores lançaram suas teorias, onde muitas delas, até por falta de base científica, caíram no esquecimento.

Dentre as teorias que sobreviveram e que até hoje é utilizada é a da Análise do Caráter, desenvolvida pelo médico austro-húngaro Wilhelm Reich.

Tendo como base a psicanálise de Freud, Reich percebeu que a personalidade não está apenas na mente, mas principalmente no corpo. Ela pode ser demonstrada não apenas pelo comportamento, mas também pelo corpo. Isso quer dizer que nosso biotipo também está ligado ao tipo de personalidade que cada um tem.

Mas calma ai… não é tão simples assim… E cuidado com o que lê por ai…

Quando falamos em corpo fala, corpo revela, corpo explica, todo cuidado é pouco. Realmente isso existe, mas devemos entender essa leitura com profundidade e em que contexto iremos aplicar.

Dizem por ai que Reich definiu 5 tipos de caráter – Esquizóide, oral, psicopata, masoquista e rígido. Isso não é verdade. Quem fez essa definição foi Alexander Lowen, que foi aluno de Reich e criador da chamada análise Bioenergética. 

A Especialização em Psicologia Corporal oferecida pelo Centro Reichiano, tem a proposta de ensinar e treinar o aluno para esse olhar e essa prática. Mais informações Aqui.