Especialização em Psicologia Corporal

Desde 1995, o Centro Reichiano forma profissionais de todas as áreas que desejam atuar com Terapeuta Corporal (para não psicólogos) ou Psicoterapeuta Corporal (para psicólogos), fazendo uso dos recursos teóricos e práticos da Análise Reichiana criada por Wilhelm Reich, da Somatopsicodinâmica, criada por Federico Navarro e da Análise Bioenergética, criada por Alexander Lowen. Sendo assim, habilitamos nossos alunos a fim de atuarem em consultórios/clínicas, hospitais, escolas, empresas, etc. E para atuar com atendimentos individuais, crianças, adolescentes, idosos, casal, família e grupos.

Esse curso foi criado pelos diretores do Centro Reichiano, os psicólogos Dr. José Henrique Volpi e Me. Sandra Mara Volpi, juntamente com o Dr. Federico Navarro, com quem fizemos nossa formação e que, a pedido de Wilehlm Reich, criou a metodologia da vegetoterapia caracteroanalítica. Juntos, com o Dr. Navarro montamos um programa que contempla sobretudo a abordagem reichiana, pós e neorreichiana, oferecendo aos nossos alunos uma visão global das teorias e práticas contempladas pela escola da Psicologia Corporal.

Em resumo, é um curso teórico e prático que treina o aluno a fazer uso da metodologia da Psicologia Corporal em suas atividades profissionais, seja ela qual for. A fim de reforçar ainda mais o conhecimento, ao final de cada módulo o aluno é auxiliado com o professor da disciplina a escrever um artigo científico que pode ser selecionado para ser publicado no site do Centro Reichiano. Assim, o aluno já começa a se projetar profissionalmente. Além disso, também pode atender pacientes a ele encaminhado pela Clinica Escola, com o intuito de dar os primeiros passos nessa abordagem.

Residência Clínica

Após a especialização o aluno interessado em aprofundar esses conhecimentos pode dar continuidade aos seus estudos, cursando uma de nossas residências. Assim, poderá tornar-se um Analista Reichiano ou Terapeuta Corporal Reichiano ou Bioenergético (não psicólogos) ou Psicoterapeuta Corporal Reichiano ou Bioenergético, conforme a residência que escolher cursar.

Esse é um curso interdisciplinar, e desse modo, aberto a interessados de todas as áreas (estudantes e profissionais).

O curso de Formação pode ser feito de forma presencial (com aulas mensais) bem como semipresencial. Veja os detalhes na página de cada curso. 

Assim, o aluno interessado terá a possibilidade de escolher a forma que lhe for mais conveniente. Enfim, caso tenha alguma dúvida, não deixe de nos comunicar.

Habilitação

O curso de Especialização em Psicologia Corporal habilita o Profissional a atuar como:

a) Terapeuta Corporal  (Não psicólogos) 
b)  Psicoterapeuta Corporal (Psicólogos)

A Residência habilita o Profissional para atuar como:

a) Terapeuta Corporal Reichiano ou Terapeuta Corporal Bioenergético (Não psicólogos)
b)  Psicoterapeuta Corporal Reichiano ou Psicoterapeuta Corporal Bioenergético (Psicólogos)

Modalidades

O curso de Formação em Psicologia Corporal é ofertado em duas modalidades:

Curso de Especialização em Psicologia Corporal (Presencial)

Aulas em um final de semana por mês.

Curso Especialização em Psicologia Corporal (Semipresencial-EAD)

Educação à distância, com parte das aulas à distância e parte presenciais.