Artigos Científicos 2013

Os artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não expressando necessariamente a opinião dos editores. Todos os artigos fazem parte da Revista Online Psicologia Corporal, sob o registro ISSN-15160688.
Para ler os artigos, é necessário ter instalado em seu computador um leitor de PDF. Se você não tiver o programa instalado em seu computador, pode fazer o download clicando no endereço:
http://www.baixaki.com.br/site/dwnld71431.htm

2003 / 2004 / 2005 / 2006 / 2007 / 2008 / 2009 / 2010 / 2011 / 2112 / 2013 / 2014 / 2015 / 2016 / 2017 / 2018 / 2019

Que caráter nossa cultura quer para seus cidadãos
Autor(es): ADAMS, Dinalva Cavallari; VOLPI, José Henrique

RESUMO
A Psicologia Corporal tem como um de seus princípios, a profilaxia das neuroses, sendo que todo o ser humano da atualidade é considerado por Navarro como neurótico. Para entender como o sujeito humano se constitui homem, é preciso conhecer as etapas do desenvolvimento emocional pelas quais passa e os fatores que interferem no mesmo, sendo a cultura apontada como produtora e reprodutora dos traços de caráter das pessoas que dela fazem parte. A autorregulação na criança é indicada como forma de não se estabelecer o encouraçamento, que leva o ser humano as mais diversas somatopsicopatólogias.
Palavras-chave: Caráter. Couraça. Crianças. Etapas do desenvolvimento. Profilaxia.


A somatopsicodinâmica: sistemática reichiana da patologia e da clínica médica
Autor(es): HASEGAWA FILHO, Roberto Koya

RESUMO
A partir dos trabalhos de Reich, Federico Navarro desenvolveu a análise do caráter, que culminou na somatopsicodinâmica. Essa técnica permite a análise corporal do indivíduo, a partir da divisão nos sete segmentos corporais, e, através dos actings, possibilita a flexibilização das couraças musculares.
Palavras-chave: Actings. Couraças. Navarro. Somatopsicodinâmica.


A psicoterapia infantil na perspectiva da Psicologia Corporal
Autor(es): MORAES, Jordana; REICHOW, Jeverson Rogério Costa

RESUMO
Com o presente trabalho propõe-se revisar as principais contribuições da Psicoterapia Corporal no processo terapêutico infantil, a partir de estudos e de publicações nacionais que abordam os fundamentos teóricos e técnicos da clínica reichiana. Logo, buscou-se conhecer as formas de intervenção e os instrumentos utilizados pelos autores, com a finalidade de embasar a prática e a postura dos psicoterapeutas corporais que atuam no contexto infantil. Diante disso, serão apresentados alguns aspectos, como: os objetivos da psicoterapia, as habilidades do terapeuta, as diferentes formas de trabalhar com as demandas infantis e alguns recursos utilizados no processo terapêutico.
Palavras-chaves: Psicologia corporal. Psicoterapia infantil. Técnicas terapêuticas.