Artigos Científicos 2009

Os artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não expressando necessariamente a opinião dos editores. Todos os artigos fazem parte da Revista Online Psicologia Corporal, sob o registro ISSN-15160688.
Para ler os artigos, é necessário ter instalado em seu computador um leitor de PDF. Se você não tiver o programa instalado em seu computador, pode fazer o download clicando no endereço:
http://www.baixaki.com.br/site/dwnld71431.htm

2003 / 2004 / 2005 / 2006 / 2007 / 2008 / 2009 / 2010 / 2011 / 2112 / 2013 / 2014 / 2015 / 2016 / 2017 / 2018 / 2019

Trabalhando a percepção do corpo e a auto-estima na terceira idade: relato de experiência
Autor(es): DECKER, Sheila Sabrina; PEREIRA, Eliane Regina

RESUMO
Este artigo apresenta o relato de experiência de estágio básico em Psicologia da Saúde Pública e Comunitária realizado em uma instituição asilar. O trabalho teve como objetivo coletar dados para o diagnóstico de uma situação problema e assim, elaborar um plano de intervenção. Foram observados vários fenômenos psicológicos, e dentre estes se escolheu como objeto de intervenção a baixa auto-estima dos idosos institucionalizados, sendo que 90% dos idosos na instituição sofriam de depressão. As estratégias de intervenção utilizadas foram dinâmicas de grupo, apresentação de filme e atividades de expressão artística fundamentadas na Arteterapia, através da música, trabalhos com argila e outros exercícios de percepção corporal; tendo como foco o tema “Fortalecimento da auto-estima”, abrangendo questões relacionadas à valorização da vida, mostrando a importância do papel do indivíduo idoso na sociedade e sensibilizando-os para a percepção do corpo como palco de uma história de vida, com suas marcas no tempo.
Palavras-chave: Arteterapia. Auto-estima. Instituição Asila.; Saúde Pública. Terceira Idade.


O tempo presente na psicoterapia corporal: uma análise do sujeito a partir do aqui e agora
Autor(es): TOSTA, Francisco

RESUMO
Este artigo trata-se de uma revisão teórica que discute a ideia do trabalho psicoterapêutico corporal, englobado em uma analise do sujeito a partir do seu presente. Discute-se a possibilidade, através da analise caracterial e somática, de se compreender o funcionamento atual do paciente, buscando nas suas relações sociais as respostas para a flexibilização das couraças, facilitando ao sujeito, um entendimento do seu comportamento e a influência da caracterialidade em seu cotidiano.
Palavras-chave: Caráter. Comportamento. Couraça. Ideologia. Psico-corporal.


Princípios fundamentais para a elaboração de uma monografia
Autor(es): VOLPI, José Henrique; VOLPI, Sandra Mara

RESUMO
A monografia é um dos requisitos parciais obrigatórios para a conclusão de todos os cursos de graduação e de especialização. Como forma de auxiliar nossos alunos do curso de Especialização em Psicologia Corporal, ministrado pelo Centro Reichiano, Curitiba/PR, é que montamos essa apostila.
Palavras-chave: Bioenergética. Monografia. Orgonomia. Psicologia Corporal.


Psicologia Corporal e Pilates: Trabalhando contra a ansiedade
Autor(es): ROSSET, Janine

RESUMO
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de tratamento que reúna em seu trabalho os aspectos da psicologia corporal e do método pilates, como forma de auxiliar a pessoa que apresenta ansiedade. Através do trabalho psicoterapêutico desenvolvido na área da psicologia corporal e, do método pilates, feito por educadores físicos ou fisioterapeutas é possível oferecer um alívio a ansiedade. O artigo visa também enfatizar a importância do processo respiratório na busca de uma vida mais saudável e equilibrada, longe de tanta ansiedade.
Palavras-chave: Ansiedade. Pilates. Psicologia Corporal.