Artigos Científicos 2007

Os artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não expressando necessariamente a opinião dos editores. Todos os artigos fazem parte da Revista Online Psicologia Corporal, sob o registro ISSN-15160688.
Para ler os artigos, é necessário ter instalado em seu computador um leitor de PDF. Se você não tiver o programa instalado em seu computador, pode fazer o download clicando no endereço:
http://www.baixaki.com.br/site/dwnld71431.htm

Sobre a arte de respirar bem
Autor(es): ELIAS, Marcos Elias (Mahamuni das)

RESUMO
O presente artigo versa sobre a arte de respirar. Movimento sutil, delicado, muitas vezes despercebido, a respiração é um dos nossos atos mais vitais. Ela acompanha-nos desde o nosso primeiro momento de vida, e há de acompanhar-nos até o último. Por isso se trata de uma grande amiga, uma amiga especial, que em sábios sussurros, é capaz de dizer-nos tudo acerca de nós mesmos. Sabendo ouvi-la bem, eis que também nós podemos nos tornar
sábios.
Palavras Chaves: Corpo. Emoção. Respiração.


Vivenciando as etapas do desenvolvimento emocional e mapeando as emoções no corpo humano
Autor(es): VOLPI, José Henrique; VOLPI, Sandra Mara

RESUMO
O corpo humano é permeável às impressões físicas e psicológicas. É o receptáculo de experiências diárias que vai se moldando de acordo com o que é emocionalmente vivido ao longo da história de uma pessoa. O corpo sente, aprende, se disciplina, se condiciona, deprime, cresce, se expande, se contrai e morre. Possui uma energia própria, que pode ser alta (hiperorgonótica), baixa (hipoorgonótica) ou normal (orgonótica).
Palavras Chaves: Corpo. Emoção. Energia. Etapas do Desenvolvimento.


Pulsão de Morte: Convergências e Divergências entre Sigmund Freud e Wilhelm Reich
Autor(es): ALMEIDA, Bruno Henrique Prates

RESUMO
Enfocamos na parte inicial deste trabalho, alguns fundamentos da teoria psicanalítica, objetivando demonstrar o caminho trilhado por Freud até a apresentação de sua hipótese da pulsão de morte. Para tanto, faz-se necessária a abordagem e explicitação, mesmo que sucinta, de alguns termos psicanalíticos como “pulsão”, “princípio do prazer” e “princípio da realidade”. Num segundo momento, estaremos expondo os questionamentos e investigações realizadas por Wilhelm Reich a respeito da existência inata da pulsão de morte. Porém, mesmo sendo também psicanalista, aluno e seguidor de Freud, foi “expulso” da IPA (International Psychoanalytic Association) em 1934, por questões ideológicas (sócio-políticas), continuando seus estudos a partir da psicanálise. É importante ressaltar que ocorreu uma ruptura entre Reich e a instituição, mas de certa forma, isso não resultou na ruptura total com a teoria psicanalítica.
Palavras-chave: Freud. Psicanálise. Pulsão de Morte. Reich.


2003 / 2004 / 2005 / 2006 / 2007 / 2008 / 2009 / 2010 / 2011 / 2112 / 2013 / 2014 / 2015 / 2016 / 2017 / 2018 / 2019