Revista Online Psicologia Corporal – Vol. 05 – Ano 2004

Organizadores: José Henrique Volpi e Sandra Mara Volpi

Se deseja publicar seu artigo, veja aqui:
◊ Orientações para elaborar seu artigo >> Baixe Aqui o Artigo <<
◊ Formulário para digitar seu artigo >> Baixe Aqui o Formulário <

Os artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não expressando necessariamente a opinião dos editores. Todos os artigos fazem parte da Revista Online Psicologia Corporal, sob o registro ISSN-15160688.
Para ler os artigos, é necessário ter instalado em seu computador um leitor de PDF. Se você não tiver o programa instalado em seu computador, pode fazer o download clicando no endereço:
http://www.baixaki.com.br/site/dwnld71431.htm

Acesse também artigos de anos anteriores

 

Estresse na gestação e primeiros anos de vida e câncer infantil
Autor(es): VOLPI, José Henrique; SOUZA, Camila Bernardes

RESUMO
Quando se fala em câncer, aborda-se uma doença que possui mais de 100 formas diferentes, sendo que praticamente todos os tecidos do corpo podem originar células cancerosas. Contudo, para que ocorra a manifestação da doença, são necessários alguns fatores que possam atuar como agentes promotores. Estudos apontam ser pouco provável que apenas um único agente solitário seja capaz de provocar a manifestação da doença e incluem o estresse como um dos agentes promotores da doença.
Palavras-chave: Câncer. Criança. Gestação. Reich.


Quando o corpo somatiza os conflitos da mente
Autor(es): VOLPI, José Henrique

RESUMO
Desde a época de Hipócrates acreditava-se que a mente e o corpo influenciavam-se mutuamente. Apesar dessa relação ter sido rejeitada durante anos pela medicina e negligenciada pela própria psicologia, acabou tornando-se uma das mais fascinantes áreas de pesquisa que tem estudado os distúrbios psíquicos e os problemas que estes causam no corpo.
Palavras-chave: Corpo. Couraça. Energia. Psicossomática.


Separações e aproximações no início da vida
Autor(es): VOLPI, José Henrique

RESUMO
O desenvolvimento psico-afetivo de uma criança é um processo regido por movimentos de separações e aproximações, tanto físicas quanto energéticas, que a acompanham desde a fecundação até a maturidade. É a forma conflituosa de como esses movimentos acontecem que repercutem na idade adulta em forma de neuroses.
Palavras-chave: Energia. Início da vida. Neurose.


Os sentidos da vida: do prazer do corpo ao encouraçamento físico e emocional
Autor(es): VOLPI, José Henrique

RESUMO
Do ponto de vista psíquico, nossa vida é estruturada e funciona da seguinte forma: um ID, que vive em busca do prazer; um SUPEREGO, formado pelo moralismo e limites impostos pela vida; um EGO que procura ser o mediador de ambos. Mas há momentos em que essas três instâncias entram em conflito, fazendo com que percebamos um ou mais dos sentidos que damos à nossa vida.
Palavras-chave: Prazer. Corpo. Encouraçamento.


A importância dos primeiros anos de vida na construção do sistema orgonótico de funcionamento da criança
Autor(es): VOLPI, José Henrique; VOLPI, Sandra Mara

RESUMO
Entende-se por sistema um conjunto de elementos entre os quais existe uma relação e que formam uma estrutura organizada. Na informática, encontramos sistemas representados pelos softwares que são programas mestres de computador que controlam a execução dos demais programas. Na anátomo-fisiologia verificamos os sistemas cardíaco, respiratório, hormonal, reprodutor, etc. Na astrologia deparamo-nos com os sistemas solar, estelar… e assim, numa seqüência infinita encontramos muitos outros sistemas que interagem uns com os outros formando “redes de comunicação”.
Palavras-chave: Prazer. Corpo. Encouraçamento.