Revista Científica Eletrônica de Psicologia Corporal (ISSN 3086-1438)
Vol. 26 2025
SOBRE ESTA EDIÇÃO
Apresentamos com satisfação o Volume 26 (2025) da Revista Científica Eletrônica de Psicologia Corporal (ISSN 3086-1438). Este número reafirma o compromisso da revista em ser um espaço de reflexão crítica, produção científica e divulgação de práticas que valorizam a integração entre corpo, mente e emoção.
Ao longo de sua trajetória, a revista consolidou-se como um canal de diálogo entre pesquisadores e profissionais interessados na compreensão da corporeidade como dimensão central da experiência humana. Este volume traz contribuições que ampliam as discussões teóricas, exploram novas perspectivas clínicas e fortalecem as interfaces entre Psicologia Corporal, educação, saúde e práticas terapêuticas.
Os artigos incluídos nesta edição abordam temas como processos de autorregulação emocional, práticas psicocorporais na clínica contemporânea, e reflexões teóricas sobre a formação de profissionais na área. Cada trabalho reforça o compromisso da revista com a promoção de um conhecimento científico rigoroso, sensível às necessidades humanas e aberto à inovação.
Agradecemos profundamente a todos os autores, pareceristas e colaboradores, cujo empenho torna possível a continuidade desta publicação, bem como aos leitores, cuja participação ativa e interesse fortalecem o crescimento e a relevância da revista.
Desejamos uma leitura inspiradora, enriquecedora e transformadora.
José Henrique Volpi e Sandra Mara Volpi
Editores – Coordenadores
EJACULAÇÃO PRECOCE EM HOMENS FÁLICOS NARCISISTAS: UMA PERSPECTIVA PSICOCORPORAL
Autor(es): Marcos Roberto Batista e Jose Henrique Volpi
RESUMO:
A ejaculação precoce é considerada um dos transtornos sexuais mais comuns entre os homens, sendo definida como um padrão persistente ou recorrente no qual a ejaculação ocorre logo após a penetração e antes da vontade do indivíduo durante a atividade sexual. Sua etiologia é complexa, incluindo fatores biológicos, psicológicos ou uma combinação de ambos. O presente artigo visa abordar psicologicamente o transtorno ejaculatório em homens com caráter fálico narcisista. Buscamos na psicologia corporal reichiana hipóteses para
compreender essa disfunção na dinâmica de vida desses indivíduos, a fim de ajudá-los a ter uma vida sexual mais satisfatória.
Palavras-chave: Ejaculação precoce. Fálico narcisista. Pênis. Reich.
Publicado em: 14/01/2025
Páginas: 3 – 10
CORPOS EM CONFLITO NA BIOENERGÉTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA NA OBRA “AMOR E ORGASMO,” DE ALEXANDER LOWEN
Autor(es): Marcos Roberto Batista e Sandra Mara Volpi
RESUMO:
O objetivo deste artigo é apresentar a abordagem da homossexualidade masculina na obra “Amor e Orgasmo”, de Alexander Lowen, publicada em 1965. Para isso, será realizada uma breve exposição sobre o tema, juntamente com uma contextualização histórica e uma análise da referida obra.
Palavras-chave: Amor. Homossexualidade masculina. Lowen. Orgasmo.
Publicado em: 17/01/2025
Páginas: 11 – 16
O CONCEITO ENERGÉTICO NA CLÍNICA REICHIANA
Autor(es): Daiani Sangaletti e José Henrique Volpi
RESUMO:
A Orgonoterapia é o método psicoterapêutico que surgiu a partir das descobertas de Wilhelm Reich com a energia Orgone e a junção das técnicas Análise do Caráter e Vegetoterapia. Na prática, consiste em intervenções verbais e corporais, que tem como finalidade dissolver as couraças musculares e psíquicas, a fim de estabelecer o bom funcionamento do fluxo energético pelo corpo do indivíduo. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo descrever o processo da descoberta da energia orgone, estabelecendo relações com o conceito energético e a sua aplicabilidade na clínica reichiana. Para alcançar tal proposta, foi necessário, conhecer os experimentos e estudos de Reich com a energia orgone, bem como a estruturação da metodologia da orgonoterapia, inicialmente postulada por Reich e que segue recebendo contribuições de seus discípulos e seguidores até os dias atuais.
Palavras-chave: Amor. Homossexualidade masculina. Lowen. Orgasmo.
Publicado em: 19/03/2025
Páginas: 17 – 27
ORGONOMIA: COMO A PESQUISA COM A ENERGIA ORGONE ALTERA O FAZER CLÍNICO PSICOLÓGICO?
Autor(es): Luiz Gilherme Sant´Angelo e José Henrique Volpi
RESUMO:
O presente artigo investiga os possíveis impactos que a aplicação da Orgonomia tem no fazer clínico psicológico, a partir de um breve percurso histórico da extensa pesquisa que Wilhelm Reich desenvolveu. Iniciamos com a “Economia sexual” demonstrando que ela foi a base, o chão da Orgonomia. Passamos pela “Análise do Caráter” apontando que ali está o germe do que viria a ser a Orgonomia, anos depois. Elencamos a “Vegetoterapia Caracteroanalítica” como o desabrochar da ciência orgonômica. Até que nos encontramos com a Orgonomia e finalizamos com algumas considerações que uma clínica psicológica pode vir a sofrer se estiver fundamentada na Orgonomia.
Palavras-chave: Energia. Psicologia. Reich. Orgonomia.
Publicado em: 21/03/2025
Páginas: 28 – 39
LA AUTOAFIRMACIÓN DEL SEGMENTO TORÁCICO EN EL ANIMAL HUMANO
Autor(es): Alejandro Neira Santamarina e Jose Henrique Volpi
RESUMO:
Este trabajo analiza el gesto en el pecho de algunos primates como los gorilas, desde una perspectiva integradora, que combina la terapia reichiana, la segmentación corporal, la función del timo y su relación con la inmunidad. Se plantea la hipótesis de que este gesto, además de su función comunicativa, podría representar una forma de movilización del segmento torácico, facilitando la expresión emocional y la activación del yo energético, con posibles implicaciones en la función inmunológica mediada por el timo.
Palavras-chave: Darwin. Primates. Segmento torácico. Navarro. Yo corporal.
Publicado em: 20/06/2025
Páginas: 40 – 43
NARCISISMO E A DIGITALIZAÇÃO DOS CORPOS: A PERFORMANCE COMO ARMADILHA PARA O SELF AUTÊNTICO
Autor(es): Giselle Claudino Barbosa dos Santos e Sandra Mara Volpi
RESUMO:
Este trabalho aborda a relação entre narcisismo, a digitalização dos corpos e o desempenho social, refletindo sobre como essas questões impactam a expressão autêntica do self. A partir de uma análise da Psicologia Corporal Reichiana, especialmente o conceito de couraça, e do impacto das redes sociais no comportamento humano, é discutido como a busca por validação e a construção de uma imagem idealizada afetam a identidade, o corpo e o bem-estar emocional. O trabalho explora como o desempenho, tanto no ambiente digital quanto no social, se configura como uma armadilha para o self genuíno, e como o narcisismo surge como uma defesa psíquica contra vulnerabilidades emocionais. Conclui-se que a superação dessa armadilha passa pela flexibilização das tensões corporais e pela reconexão com a autenticidade emocional, a partir de processos terapêuticos que promovem a autorregulação e a autoexpressão verdadeira.
Palavras-chave: Autoexpressão. Digitalização dos corpos. Narcisismo. Negação do self.
Publicado em: 04/08/2025
Páginas: 44 a 50
O EQUILÍBRIO DA ENERGIA ORGONE NO INDIVÍDUO DURANTE A PRÁTICA DO CANTO CORAL
Autor(es): Luciane Wendt Antunes de Souza e José Henrique Volpi
RESUMO:
Wilhelm Reich propôs que o organismo humano possui sete segmentos ligados entre si, por onde flui a energia Orgone, energia esta que se encontra na natureza, no espaço, enfim, em tudo. Quando um ou mais segmentos do corpo de um indivíduo possui tensões musculares, tal energia não flui livremente, o que provoca distúrbios físicos e mentais. A música, seja para o ouvinte, para o instrumentista e principalmente para o cantor é um recurso para movimentar a energia orgone. A prática do canto promove uma liberação de energias estagnadas no organismo do indivíduo, pois além de movimentar músculos em todos os sete níveis segmentares, gera prazer. O canto coletivo, além do prazer de cantar em conjunto, promove uma sintonia da energia orgone entre os indivíduos. A proposta deste trabalho é traçar um paralelo entre o pensamento reichiano sobre a energia Orgone e a energia liberada pela música, especialmente pelo canto em grupo.
Palavras-chave: Canto. Coral. Energia. Música. Orgone.
Publicado em: 04/08/2025
Páginas: 51 – 57
PRECISAMOS FALAR SOBRE KEVIN: UM DIÁLOGO FUNDAMENTADO NA ANÁLISE REICHIANA
Autor(es): Emanoela Rodrigues e José Henrique Volpi
RESUMO:
O diálogo da Análise Reichiana com o filme “Precisamos Falar sobre o Kevin”, buscou a partir de autores como Wilhelm Reich e Federico Navarro trazer um novo olhar sobre o fenômeno. Exploramos os conteúdos representados no filme como a relação mãe-filho, a psicodinâmica caracterológica através do percurso histórico de Kevin, a formação das couraças e suas manifestações, a peste emocional em sua forma mais destrutiva. Essa análise revela como uma formação afetiva negativa afeta diretamente no corpo, criando mecanismos de defesa que pode aparecer por traços psicopáticos destrutivos, mostrando assim a leitura e o trabalho corporal como ferramenta rica.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Maternidade. Peste Emocional. Desenvolvimento. Maternidade. Psicologia Corporal.
Publicado em: 04/08/2025
Páginas: 58 – 61
ESTRESSE E TRAUMA: RESSIGNIFICANDO HISTÓRIAS SOB A ÓTICA DA PSICOLOGIA CORPORAL
Autor(es): Gabriela Delgobo Ribas e José Henrique Volpi
RESUMO:
Baseado na ideia de homeostase, de Claude Bernard, na neurociência e abordagens corporais, entende-se o estresse como uma resposta adaptativa do organismo em face de eventos potencialmente danosos. A humanidade sempre enfrentou condições adversas, que exigiam respostas biológicas e emocionais de sobrevivência, como luta, fuga ou congelamento. Tais respostas, quando não elaboradas, podem se cristalizar no corpo na forma de tensões musculares e protótipos comportamentais inflexíveis. Assim, abordagens somáticas, como a Psicologia Corporal, assumem relevância, promovendo desbloqueio da energia retida nos tecidos, visando a integração entre corpo e mente. O enfoque explora as relações entre estresse, trauma e memória corporal, evidenciando a importância de práticas terapêuticas que integrem o corpo no processo de ressignificação do trauma.
Palavras-chave: Estresse. Memória corporal. Psicologia Corporal. Trauma.
Publicado em: 20/09/2025
Páginas: 62 – 72
A ENERGIA ORGONE: ENTRE A CIÊNCIA E A EXPERIÊNCIA VITAL
Autor(es): José Henrique Volpi
RESUMO:
A energia orgone, proposta por Wilhelm Reich, representa uma força vital presente em todos os seres vivos e no ambiente. Reich buscou relacionar corpo, emoção e vitalidade por meio de experimentos, como os acumuladores de orgone, e desenvolveu abordagens terapêuticas como a Análise do Caráter e a Vegetoterapia. Apesar das críticas da comunidade científica à mensurabilidade do orgone, suas ideias influenciaram profundamente a psicologia corporal moderna. Décadas depois, pesquisadores como James DeMeo replicaram seus experimentos, mostrando efeitos compatíveis com as observações originais. O legado de Reich permanece relevante, conciliando ciência, fenomenologia e experiências subjetivas de vitalidade e integração corpo-mente.
Palavras-chave: Análise do Caráter. Energia vital. Psicologia corporal. Vegetoterapia. Wilhelm Reich.
Publicado em: 24/10/2025
Páginas: 73 – 77
A EXPERIÊNCIA DOS BÍONS EM WILHELM REICH: INVESTIGAÇÕES SOBRE VIDA, ENERGIA E MATÉRIA.
Autor(es): José Henrique Volpi
RESUMO:
Wilhelm Reich conduziu uma série de experimentos com matéria orgânica e inorgânica em decomposição, identificando vesículas microscópicas chamadas de bíons. De acordo com ele, esses bíons eram formas de transição entre o não-vivo e o vivo e estavam ligados à energia orgone. Este artigo revisita os estudos de Reich sobre os bíons, contextualiza historicamente as pesquisas, analisa a perspectiva atual da ciência sobre o fenômeno e discute os desafios metodológicos e epistemológicos que esses estudos levantaram. Por último, considera-se o legado deste estudo para a psicologia corporal e para a compreensão da energia vital.
Palavras-chave: Bíons. Energia orgone. Biogênese. Wilhelm Reich. Psicologia corporal.
Publicado em: 24/10/2025
Páginas: 78 – 80
WILHELM REICH E A CIÊNCIA DA VIDA.
Autor(es): José Henrique Volpi
RESUMO:
Wilhelm Reich (1897–1957) foi um médico e psicanalista que buscou compreender a energia vital humana, o “orgone”, relacionando-a à saúde emocional, corporal e social. Perseguido politicamente nos Estados Unidos, teve suas obras queimadas e morreu preso, tornando-se símbolo de repressão científica. Seu pensamento lançou as bases da psicologia corporal e da teoria da autorregulação, influenciando autores como Lowen, Boyesen e Navarro. Hoje, suas ideias podem ser reinterpretadas à luz da neurofisiologia, da biologia e das ciências da complexidade, revelando a atualidade de sua visão integradora do corpo e da vida. Reabilitar Reich significa restaurar um diálogo entre ciência, liberdade e humanidade.
Palavras-chave: Autorregulação. Corpo. Energia. Psicologia corporal. Wilhelm Reich.
Publicado em: 28/10/2025
Páginas: 81 – 84
ORGONE, CHI E ENERGIA VITAL: POR QUE ALGUMAS ENERGIAS SÃO MAIS ACEITAS DO QUE OUTRAS?
Autor(es): José Henrique Volpi
RESUMO:
Wilhelm Reich (1897–1957) foi um médico e psicanalista que buscou compreender a energia vital humana, o “orgone”, relacionando-a à saúde emocional, corporal e social. Perseguido politicamente nos Estados Unidos, teve suas obras queimadas e morreu preso, tornando-se símbolo de repressão científica. Seu pensamento lançou as bases da psicologia corporal e da teoria da autorregulação, influenciando autores como Lowen, Boyesen e Navarro. Hoje, suas ideias podem ser reinterpretadas à luz da neurofisiologia, da biologia e das ciências da complexidade, revelando a atualidade de sua visão integradora do corpo e da vida. Reabilitar Reich significa restaurar um diálogo entre ciência, liberdade e humanidade.
Palavras-chave: Autorregulação. Corpo. Energia. Psicologia corporal. Wilhelm Reich.
Publicado em: 29/10/2025
Páginas: 85 – 90
O CORPO LEMBRA: A NEUROFISIOLOGIA DO TRAUMA?
Autor(es): José Henrique Volpi
RESUMO:
O artigo investiga a conexão entre corpo e mente na vivência do trauma, unindo a Psicologia Corporal de Wilhelm Reich e Alexander Lowen às descobertas recentes da neurociência. Discute as mudanças cerebrais e fisiológicas causadas por experiências traumáticas, como a hiperatividade da amígdala e a disfunção do sistema nervoso autônomo. Com base em pesquisas de autores como Bessel van der Kolk, Stephen Porges e Peter Levine, conclui-se que o tratamento efetivo do trauma exige intervenções somáticas que favoreçam a reintegração entre corpo e mente, a autorregulação emocional e a recuperação da vitalidade.
Palavras-chave: Corpo. Mente. Neurociência. Psicologia corporal. Trauma.
Publicado em: 30/10/2025
Páginas: 91 – 97