Revista Científica Eletrônica de Psicologia Corporal – Vol. 24 – Ano 2023

Revista Científica Eletrônica de Psicologia Corporal (ISSN 3086-1438)

Vol. 24, ano 2023

SOBRE ESTA EDIÇÃO

A Revista Científica Eletrônica de Psicologia Corporal apresenta seu Volume 24, referente ao ano de 2023, reunindo artigos, ensaios e pesquisas inéditas que exploram as múltiplas interfaces entre corpo, mente e subjetividade. Com enfoque na abordagem corporal da psicologia, este volume traz contribuições teóricas e práticas de profissionais, pesquisadores e estudantes comprometidos com o aprofundamento da escuta clínica e da intervenção terapêutica integrativa. Convidamos a comunidade acadêmica e clínica a mergulhar nas reflexões aqui propostas, que reafirmam a importância do corpo como eixo central na compreensão da experiência humana.

José Henrique Volpi e Sandra Mara Volpi
Editores – Coordenadores

PSICOLOGIA CORPORAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO

José Henrique Volpi

RESUMO

Baseada na Análise Reichiana, a Psicologia Corporal sugere uma abordagem integrada entre corpo e mente, admitindo que o desenvolvimento humano também se expressa por meio das vivências corporais.  Este artigo aborda como a tensão muscular, a postura e os padrões respiratórios refletem processos emocionais e afetam o desenvolvimento psíquico.  Uma perspectiva interdisciplinar que combina Psicologia do Desenvolvimento e Neurociência demonstra que o corpo é um registro vivo da nossa história emocional e uma ferramenta fundamental para o autoconhecimento.  A prática clínica fundamentada na Psicologia Corporal facilita a liberação de entraves emocionais e a recuperação da autorregulação, auxiliando em um desenvolvimento mais completo e harmonioso do indivíduo.

Palavras-chave: Análise Reichiana. Corpo. Desenvolvimento Humano. Emoção. Psicoterapia.Reich.

Publicado em: 19/06/2023
Páginas: 3 – 5
[Versão em PDF]
[Versão em HTML]

CONSIDERAÇÕES SOBRE A ETAPA FÁLICA: UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO PSICOSEXUAL EM REICH

Thiago Staibano Alves
José Henrique Volpi

RESUMO

Apesar de ter começado sua carreira como analista dentro da Psicanálise Freudiana, Wilhelm Reich afastou-se de alguns conceitos desta em relação tanto à técnica psicoterapêutica como à teoria. Assim, apesar de ainda utilizar alguns pressupostos freudianos em seus últimos desenvolvimentos teóricos, estes assumem um caráter diferente do que têm na teoria freudiana e pós-freudiana. A etapa fálica do desenvolvimento psicossexual, desta forma, pode ser analisada dentro de um outro prisma do que aquele da psicanálise tradicional, proporcionando, inclusive, um diálogo entre a teoria reichiana e as atuais teorias feministas e de gênero.

Palavras-chave: Feminismo. Gênero. Marxismo. Reich. Transexualidade. 

Publicado em: 09/07/2023
Páginas: 6 – 11
[Versão em PDF]
[Versão em HTML]

APLICANDO A PSICOLOGIA CORPORAL NA PRÁTICA CLÍNICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMINHO DO TERAPEUTA

Sandra Mara Volpi
José Henrique Volpi

RESUMO

Baseada nos estudos de Wilhelm Reich e aprimorada por autores como Federico Navarro, Alexander Lowen e outros, a Psicologia Corporal é uma abordagem integrativa que reconhece a conexão entre corpo, mente e emoção. Este artigo aborda os principais obstáculos e oportunidades na utilização da Psicologia Corporal na prática clínica atual, levando em conta a função do terapeuta como facilitador do processo de autopercepção e autorregulação do paciente. A partir de uma revisão teórica e da experiência clínica, examina-se de que maneira o trabalho corporal pode favorecer a reestruturação psicossomática, a expansão da consciência e a ressignificação das defesas caracteriais. Pode-se concluir que a combinação de técnica, presença terapêutica e ética corporal é fundamental para o crescimento humano integral.

Palavras-chave: Corpo. Desenvolvimento humano. Prática clínica. Psicologia corporal. Reich.

Publicado em: 19/07/2023
Páginas: 12 – 15
[Versão em PDF]
[Versão em HTML]

PSICOTERAPIA CORPORAL E AS TERAPIAS ENERGÉTICAS CONVERGENTES:
UM OLHAR INTEGRATIVO SOBRE O CUIDADO E A CURA

José Henrique Volpi

RESUMO

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a psicoterapia corporal e suas inter-relações com as chamadas terapias energéticas convergentes. Partindo da compreensão da psicoterapia como um espaço de cuidado, busca-se explorar como as abordagens de base corporal favorecem o ajuste das dinâmicas psicoemocionais, a flexibilização das couraças e a liberação energética do indivíduo. Além disso, apresenta-se a importância da integração de outras terapias — como a acupuntura, a homeopatia e a massagem terapêutica — no processo psicoterápico, reconhecendo o ser humano em sua totalidade bioenergética e relacional.

Palavras-chave: Caráter. Couraças. Psicoterapia Corporal. Wilhelm Reich.

Publicado em: 19/08/2023
Páginas: 20 – 24
[Versão em PDF]
[Versão em HTML]

Deixe sua mensagem