Revista Científica Eletrônica de Psicologia Corporal – Vol. 17 – Ano 2016

Revista Científica Eletrônica de Psicologia Corporal

Volume 17 – Ano 2016

Apresentação

Com a publicação de seu 17º volume, referente ao ano de 2016, a Revista Científica Eletrônica de Psicologia Corporal segue cumprindo sua missão de promover o desenvolvimento teórico e prático da psicologia corporal no cenário acadêmico e clínico. Esta edição contempla uma diversidade de artigos que abordam o corpo como campo de expressão emocional, memória vivida e transformação subjetiva. Os trabalhos aqui reunidos exploram temas como escuta corporal, vínculo terapêutico, autorregulação e experiências clínicas baseadas na integração corpo-mente. A revista convida seus leitores a refletirem sobre a potência do corpo na prática psicoterapêutica, reafirmando a importância de uma abordagem sensível, ética e comprometida com a complexidade da existência humana.

José Henrique Volpi e Sandra Mara Volpi
Editores e Coordenadores

Reich e a prevenção da neurose: uma proposta de resgate do amor perdido
Autor(es): SILVA, Sonia Regina; VOLPI, José Henrique

RESUMO:
Esta obra propõe uma reflexão sobre a correlação entre energia biológica e fases do desenvolvimento, permeadas pela energia do amor. Também será considerado quais as implicações dessa relação havendo ou não o contato de amor entre a mãe e o bebê. Constitui-se de um trabalho que busca entender a concepção da energia do amor e as consequências do bloqueio do fluxo dessa energia no organismo da criança, propiciado por um meio tomado pela peste emocional. Dessa forma, esta pesquisa tem por finalidade propiciar trabalhos de prevenção com as mães e/ou cuidadores, com o intuito de conscientizá-las sobre os benefícios das relações plenas de amor para com a criança na fase de desenvolvimento. Uma proposta que surge com grande possibilidade para amenizar o impacto dos males provocados pela peste emocional.


Palavras-chave:
 Amor. Energia biológica. Peste emocional. Prevenção

O fálico narcisista através da afirmação social de estereótipos masculinos
Autor(es): SOUZA, Jéssica Horácio; REICHOW, Jeverson Rogério Costa

RESUMO:
O fálico narcisista carrega em si a frustração de não ter sido correspondido pelo seu objeto de desejo ainda na infância, além de nutrir em si o sentimento de raiva decorrente do medo da castração imaginária, esta realizada também pelo seu objeto de desejo: a sua própria mãe. As características básicas do caráter fálico narcisista correspondem à necessidade de afirmar sua virilidade uma vez que houve repressão sexual vivenciada na infância e a não satisfação de suas fantasias libidinais. A disseminação de estereótipos masculinos contribui para a manutenção de aspectos narcísicos nos homens e quando associados à falta de qualidade no manejo dos pais ainda na fase fálica, pode corroborar para o surgimento do caráter neurótico. Este artigo apresenta o embasamento da etapa de identificação no processo de desenvolvimento psicoafetivo, a descrição das características narcísicas e o modo com que os estereótipos sociais fomentam o caráter fálico narcisista.

Palavras-chave: Caracterealidade. Estereótipos. Fálico-narcisista. Narcisismo.

O câncer sob a ótica da psicossomática reichiana
Autor(es): LUBAVY, Solange; REICHOW, Jeverson Rogério Costa

RESUMO:
Este artigo tem como objetivo entender o processo de formação do câncer e sua relação com os desequilíbrios psicoemocionais à luz da teoria psicossomática reichiana correlacionando com a visão da teoria psicossomática clássica. Para tal, apresenta-se um referencial teórico obtido através de pesquisa bibliográfica com revisão da literatura. Busca-se tratar do entendimento dos mecanismos de interação entre a dimensão mental e a corporal, contrariando a visão mecanicista que encara o câncer apenas como um aglomerado de células com crescimento descontrolado e que seria de ordem puramente fisiológica. Procurou-se discorrer sobre os aspectos emocionais e de qualidade de vida envolvidos no processo de somatização das doenças e sua relação com o surgimento do câncer.

Palavras-chave: Câncer. Psicossomática. Reich.


Orientações para elaboração de um artigo científico
Autor(es): VOLPI, José Henrique; VOLPI, Sandra Mara

RESUMO:
A proposta deste artigo é orientar os alunos da Especialização em Psicologia Corporal, ministrada pelo Centro Reichiano, quanto às normas estabelecidas para a elaboração de seus artigos, requisito obrigatório para o cumprimento dos módulos do curso. Indica, de forma atualizada, as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), de forma também já preparar o aluno para a elaboração de seu trabalho de conclusão de curso (TCC) a ser apresentado em forma de artigo científico para os Anais do Congresso.

Palavras-Chave: Artigo Científico. Centro Reichiano. Especialização. Normas ABNT. Psicologia Corporal.