Revista Científica Eletrônica de Psicologia Corporal
Vol. 2 2001
Revista Científica Eletrônica de Psicologia Corporal
SOBRE ESTA EDIÇÃO
É com satisfação que apresentamos o Volume 2 (2001) da Revista Científica Eletrônica de Psicologia Corporal. Este número reafirma o compromisso da revista em consolidar-se como um espaço de divulgação científica e reflexão crítica sobre a integração entre corpo, mente e emoção, fortalecendo a Psicologia Corporal como área de conhecimento e prática profissional.
Nos seus primeiros anos, a revista vem se destacando por reunir contribuições que exploram as múltiplas dimensões da corporeidade e sua relação com a subjetividade, o desenvolvimento humano e as práticas terapêuticas. Este volume mantém a proposta de oferecer artigos que combinam rigor científico e sensibilidade às questões humanas, contribuindo para o crescimento e amadurecimento da disciplina.
Os trabalhos incluídos neste volume abordam temas como processos de integração psicofísica, abordagens terapêuticas corporais, reflexões teóricas e estudos de caso clínico. Cada artigo representa o empenho de autores e pesquisadores em ampliar o conhecimento e fortalecer as práticas psicocorporais, promovendo a união entre teoria, prática e inovação científica.
Agradecemos a todos os autores, pareceristas e colaboradores, cujo comprometimento torna possível a continuidade desta publicação. Estendemos nosso reconhecimento também aos leitores, cuja participação ativa e interesse contribuem para o fortalecimento e a evolução da revista.
Desejamos uma leitura inspiradora, enriquecedora e transformadora.
José Henrique Volpi e Sandra Mara Volpi
Editores – Coordenadores
Dislexia – um estranho no outro lado do papel
Autor(es): VOLPI, Sandra Mara
RESUMO: Quando se fala em dislexia, ainda é muito comum que as pessoas reajam de imediato, dizendo: “O que é isso? Já ouvi falar, mas não sei o que significa…” Tais comentários partem inúmeras vezes, também, de profissionais ligados diretamente à área da psicologia, da medicina, da educação, e não somente de pessoas que poderiam meramente estar “mal informadas”.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Dislexia. Reich.
Federico Navarro fala de seu “encontro” com Reich
Autor(es): VOLPI, José Henrique
RESUMO: Federico Navarro, nasceu em Nápoles, Itália, em 16 de junho de 1924. Iniciou sua trajetória clínica no Hospital Judiciário de Nápoles, onde entrou, após concurso, como médico legista. Deparou-se com algumas situações que não lhe agradaram dentro da psiquiatria e sentiu a necessidade de modificá-la. Em Florença, fez pós-graduação em neuropsiquiatria, onde chegou a ser diretor do hospital Judiciário. Foi amigo do anti-psiquiatra Franco Basaglia, pioneiro da anti-psiquiatria no mundo.
Palavras-chave: Prazer. Corpo. Encouraçamento.
O meio ambiente estressante comprometendo o desenvolvimento neuropsicofisiológico da criança
Autor(es): VOLPI, José Henrique
RESUMO: O útero é o primeiro meio ambiente do bebê. Durante muitos anos, foi tido como sendo um local absolutamente silencioso, impenetrável e inacessível, totalmente isolado e sem contato algum com o meio externo. Hoje em dia essa crença já está ultrapassada. Sabe-se que o feto sofre constantemente com as interferências do meio ambiente, respondendo, portanto, aos estímulos tácteis, de pressão, sinestésicos, térmicos, vestibulares, gustativos e dolorosos. Essas são respostas provindas dos órgãos dos sentidos, que já estão em atividade mesmo durante a gestação.
Palavras-chave: Caráter. Desenvolvimento emocional. Personalidade. Reich.
Particularidades sobre o temperamento, da personalidade e do caráter do ponto de vista da Psicologia Corporal
Autor(es): VOLPI, José Henrique
RESUMO: É notório o fato de que os estudos sobre as questões que norteiam o comportamento humano, despertem interesse nos estudiosos à milênios. Da mesma forma, temperamento, personalidade e caráter, são palavras utilizadas com freqüência desde a antiguidade. Porém, seus significados quase sempre são confusos e/ou utilizados de forma errônea. A proposta desse artigo é traçar um apanhando geral sobre os conceitos postulados por diversos autores, no intuito de oferecer aos estudantes e profissionais da Psicologia e áreas afins, uma maior clareza.
Palavras-chave: Caráter. Personalidade. Reich. Temperamento.
Somatização: a memória emocional ancorada no corpo
Autor(es): VOLPI, José Henrique
RESUMO: A memória é a faculdade de se representar o que foi vivido, sentido e aprendido no passado de uma pessoa. É uma função cerebral superior que “surge como um processo de retenção de informações no qual nossas experiências são arquivadas e recuperadas quando as chamamos” Portanto, a memória forma a base para a aprendizagem, que é a aquisição de novos conhecimentos. Assim sendo, a memória retém esses conhecimentos aprendidos
Palavras-chave: Energia. Psicossomática. Reich.