Revista Científica Eletrônica de Psicologia Corporal
Vol. 1 2000
Revista Científica Eletrônica de Psicologia Corporal
SOBRE ESTA EDIÇÃO
É com grande entusiasmo que apresentamos o Volume 1 (2000) da Revista Científica Eletrônica de Psicologia Corporal. Esta edição inaugural marca o início de um projeto editorial dedicado à divulgação científica, à reflexão crítica e ao desenvolvimento da Psicologia Corporal enquanto campo de conhecimento e prática profissional.
A revista surge com o propósito de criar um espaço de diálogo entre pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na integração entre corpo, mente e emoção. Nosso objetivo é promover a circulação de ideias, experiências e estudos que contribuam para a compreensão do ser humano em sua totalidade, reconhecendo o corpo como eixo central da experiência subjetiva.
Os trabalhos apresentados neste primeiro volume abordam diferentes dimensões da Psicologia Corporal, incluindo reflexões teóricas, estudos de caso clínico e relatos de práticas que evidenciam a importância da corporeidade na experiência humana. Cada artigo reflete o empenho e a dedicação de autores comprometidos com a construção de um conhecimento científico sólido e sensível às demandas humanas.
Agradecemos a todos os colaboradores que tornaram possível este projeto inaugural e aos leitores que, ao acompanharem esta iniciativa, fortalecem o propósito da revista de ser um canal de produção e difusão do saber científico em Psicologia Corporal.
Desejamos que esta primeira edição inspire, instigue e contribua para o desenvolvimento de uma psicologia integrada e sensível à complexidade humana.
José Henrique Volpi e Sandra Mara Volpi
Editores – Coordenadores
A utilização dos actings da Vegetoterapia e as terapias verbais
Autor(es): NAVARRO, Federico; VOLPI, José Henrique
RESUMO: A escola reichiana preza pelo trabalho sobre o corpo, por meio de movimentos específicos que chamamos de actigns, porque diferentemente dos exercícios, são propostos ao paciente como um objetivo emocional onde a intenção do paciente é de extrema importância. Assim, mais do que a palavra, utilizamos o trabalho sobre o corpo para emergir os conteúdos emocionais que estão ancorados no que Reich chamou de couraça e a partir desses conteúdos é que fazemos nosso trabalho analítico, de ordem verbal.
Palavras-chave: Corpo. Couraça. Psicologia. Reich.
Poder, fama e ferida narcísica: uma compreensão caractero-energético do narcisista
Autor(es): VOLPI, José Henrique
RESUMO: Cada vez mais nos deparamos com pessoas que vivem em constante busca de um corpo perfeito, fama, riqueza e poder. Essas são palavras que fazem parte do cotidiano de algumas pessoas que ultrapassam qualquer limite moral, ético, físico e psicológico, em busca de algo que preencha seu vazio interior e suas frustrações. Essa atitude é comumente encontrada em pessoas que não conseguem viver sem uma platéia que as cerquem de elogios, presentes e reforcem a sua “virilidade”. São competitivas, insensíveis, arrogantes e derrubam quem estiver à sua frente. Esse é o retrato do traço de caráter chamado narcisista, que vem a cada dia ocupando mais e mais espaços na mídia e na sociedade em geral.
Palavras-chave: Narcisismo. Peste emocional. Reich.
Peste Emocional
Autor(es): VOLPI, José Henrique
RESUMO: Talvez você nunca tenha ouvido falar em peste emocional. Talvez nunca tenha lido nada específico a respeito, mas com certeza já deve ter tido alguma experiência desse gênero. A peste emocional geralmente aparece velada, por trás de boas intenções, no intuito de ajudar o outro e a sociedade. No entanto, com o passar dos tempos, a pessoa acometida por essa “doença”, vai invadindo todos os espaços, como uma erva daninha invade uma plantação ou um câncer que invade um organismo vivo, dominando tudo o que está ao seu redor.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Dislexia. Reich.
Psicologia Corporal – um breve histórico
Autor(es): VOLPI, José Henrique; VOLPI, Sandra Mara
RESUMO: A Psicologia Corporal é uma abordagem humana que busca compreender todo ser vivo como uma unidade de energia que contém em si dois processos paralelos: o psiquismo (mente) e o soma (corpo). Dedica-se a estudar as manifestações comportamentais e energéticas da mente sobre o corpo e do corpo sobre a mente. Objetiva reencontrar a capacidade do ser humano de regular a sua própria energia, e, por conseqüência, seus pensamentos e emoções, podendo alcançar uma vida mais saudável.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Ludoterapia. Reich.
Ludoterapia reichiana
Autor(es): VOLPI, Sandra Mara
RESUMO: Que atitude dos pais e dos cuidadores pode ser considerada uma das mais preciosas para o desenvolvimento saudável da vida emocional de uma criança? Em linhas gerais, pode-se resumir em: permitir à criança ser, nada mais, nada menos que criança, e por sê-lo, deixá-la brincar.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Ludoterapia. Reich.