Hoje é

 

LIVRO: PSICOLOGIA CORPORAL VOL. 7

AUTOR: Diversos

ORGANIZADORES: José Henrique Volpi e Sandra Mara Volpi

CATEGORIA: Artigos científicos

PÁGINAS: 128

EDITORA: CENTRO REICHIANO

 

RESUMO

A pouco mais de um ano para a abertura dos arquivos lacrados de Reich, ainda temos que nos questionar: o que mudou em 50 anos desde a morte dele? As guerras aumentaram, a corrupção tomou conta do Brasil, a religião virou comércio e a humanidade tornou-se descrente de tudo e de todos. Será que esse é o preço que devemos pagar pelo progresso?

Em um ano que vemos o nosso país se vestir de verde e amarelo, um senso de si mesmo inunda a tudo e a todos de patriotismo. Poderíamos olhar para isso como uma retomada do próprio movimento, da própria pulsação, da própria natureza, de uma cultura em particular. O gesto de levar a mão ao peito e a todo pulmão cantar o hino nacional deveria nos estimular a resgatar em nós algo tão simples e precioso: os valores da vida. Lembra-nos que temos emoção, e que essa emoção se expressa, faz contato, une cada um de nós a um universo muito maior, humano.

Mais vivos, somos capazes de identificar nossa pertença à natureza e, com isso, nossa responsabilidade em preservá-la; somos capazes de enxergar no outro a nós mesmos.

Reich nunca deixou de acreditar na possibilidade de mudança. Sua proposta era a de levar a humanidade a um caráter mais saudável, capaz de viver em harmonia com seus semelhantes e com o mundo do qual se esqueceu que também faz parte. Mais do que apontar um caminho desconhecido perfilando-se à nossa frente, desejou resgatar nossa pulsação saudável, adormecida em algum momento de nosso desenvolvimento, mas nunca completamente perdida. Reich acreditava na preservação da neurose e para isso olhava sempre para o futuro das crianças, novas gerações que iriam fazer e compor o mundo do amanhã.

 

Editorial

 

Análise Bioenergética: uma terapia, bem como um vibrante modo de vida  Bioenergetic Analysis: a therapy, as well as a vibrant way of life /Leonard A. Carlino

Resumo

O tema em questão trata-se de um workshop realizado no XVII Congresso Internacional de Análise Bioenergética, realizado em Salvador no mês de outubro de 2003. A proposta do autor é demonstrar que a Bioenergética é também uma maneira de compreender conceitos religiosos e espirituais e, além disso, nos fornecer uma direção para viver uma vida espiritual a partir de uma perspectiva bioenergética. Sustenta ainda a proposta de Alexander Lowen de que a Bioenergética é uma teoria da personalidade, além de um método de terapia. É uma maneira de compreender a personalidade desde uma perspectiva energética, bem como de uma perspectiva psíquica.

Palavras-chave: Bioenergética, Corpo, Personalidade, Mente 

============= X =============

Abstract

This issue was dealt with in a workshop that was held in the XVII International Congress on Bioenergetic Analysis, in October 2003. The author’s intent is to demonstrate that bioenergetics is also a way to understand religious and spirituals concepts. In addition to that, it gives us a direction to live a spiritual life following a bioenergetic perspective. The paper also supports Alexander Lowen’s idea that bioenergetics is a theory of the personality, and not just a therapy method. It is a way to understand the personality from an energetic perspective and a psychic perspective.

Keywords: Bioenergetic, Body, Personality, Mind

 

Câncer e sua relação com o estresse e as emoções /Cancer and its relation with stress and emotions /Juliana Serra Gomes da Silva

Resumo

Esse artigo visa investigar como os fatores emocionais e estressantes podem influenciar no desenvolvimento do câncer, uma doença que amedronta a todos devido à dificuldade de identificar sua causa. Múltiplos fatores, externos ou internos, podem influenciar no seu aparecimento. Contudo, esses não são suficientes para explicar porque uma pessoa desenvolve o câncer. Sabe-se que em um determinado momento o sistema imunológico deixa de reconhecer a célula cancerígena como estranha ao organismo. A questão é: o que leva à falha no sistema imunológico? A maneira como a pessoa lida com situações estressantes pode ser uma das respostas a essa questão. Pesquisadores observaram que pessoas com câncer freqüentemente não respondem bem aos agentes estressantes, apresentando dificuldade para lidar com emoções negativas oriundas de situações de perda.

Palavras-chave: Câncer, Imunidade, Emoções, Estresse 

============= X =============

Abstract

This article aims to investigate how emotional and stress factors affect the development of cancer, an illness that frightens all due to the difficulty in identifying its cause. Multiple external or internal factors can contribute to its appearance. However, they are not enough to explain why a person develops cancer. One knows that, at some stage, the imunologic system stops recognizing the cancer as a strange body to the organism. The question is: what leads to this malfunction of the imunologic system? The way the person deals with stressful situations may be related to the answer to this question. Researchers have noticed that people with cancer do not frequently react well to stress agents, finding it difficult to deal with negative emotions borned on loss situations.

Keywords: Cancer, Immunity, Emotions, Stress

 

Orgonomia no processo psicoterapêutico /Orgonomy in the therapeutical process /Natalina De Bastiani

Resumo

A compreensão do funcionamento bioquímico é um grande facilitador para quem se debruça sobre o corpo para, através dele, fazer a leitura da alma. A Orgonomia nos apresenta bons recursos para otimizar a condição orgonótica de quem busca ajuda, facilitando o diagnóstico e o processo psicoterapêutico, oferecendo-nos subsídios para propor uma melhor qualidade de vida. E a nutrição é nosso maior aliado pois como afirma Lazarus (1995) milhares de pessoas se tornarão psicóticas ao longo da vida, se continuarem a ingerir com freqüência, alimentos que lhes provocam sintomas. A química do cérebro depende de um delicado equilíbrio de nutrientes que têm sua origem na alimentação. A nutrição adequada detém o segredo para uma vida longa, lúcida, com memórias preservadas, ossos saudáveis, músculos resistentes e uma excelente condição orgonótica.

Palavras-chave: Memórias, Nutrologia, Orgonomia, Ortomolecular, Saúde 

============= X =============

Abstract

The understanding of the biochemistry functioning is a great facilitator for those who study the body in order to understand the soul. Orgonomy provides good resources to optimize the orgonotic condition of those who seek for help, making the diagnosis and the psichotherapeutic process easier, offering the means for a better quality of life. And nutrition is our greater ally, as, according to Lazarus (1995), thousand of people will become psychotic during their life time as a result of the ingestion of foods that provoke those symptoms. The brain’s chemistry relies on a delicate balance of nutritients that have their origin in food. Adequate nutrition holds the secret for a long and discerning life, with preserved memories, healthful bones, resistant muscles and an excellent orgonotic condition.

Keywords: Memories, Nutrology, Orgonomy, Orthomolecular, Health

 

Musicoterapia e psicologia corporal: um movimento para a vida /Music therapy and body psychology: movement for life /Claudimara Zanchetta

Resumo

Pacientes oncológicos sofrem muito com o tratamento hospitalar, devido às reações agressivas causadas pelos remédios. Com isso ficam mais sensíveis, tanto corporal, quanto emocionalmente. A musicoterapia aliada à psicologia corporal auxilia esses pacientes de forma prazerosa, recuperando a auto-estima e, principalmente, a alegria de viver através do cantar, do dançar e do tocar instrumentos.

Palavras-chave: Oncologia, Musicoterapia, Psicologia Corporal 

============= X =============

Abstract

Cancer pacients suffer with the hospital treatment they are submitted to, due to the aggressive reactions caused by strong medicine. As a result of that, they become more sensible, physically and emotionally. Music Therapy, together with Body Psychology, helps such patients to recover their auto-esteem and the joy of living through singing, dancing and playing instruments.

Keywords: Oncology, Music Therapy, Body Psychology

 

Estresse emocional e bruxismo /Emotional stress and bruxism /Cleide Negri dos Santos e José Henrique Volpi

Resumo

Mais conhecido como “ranger os dentes”, o bruxismo é um comportamento cujo tratamento torna-se complexo devido à sua etiologia multifatorial. As fortes contrações musculares podem provocar diversos níveis de alterações no aparelho mastigatório, causando desgaste dentário, problemas articulares, cefaléia e hiperatividade muscular. Estudos e pesquisas realizadas por profissionais da área de saúde comprovaram que o fator estresse emocional é um dos principais causadores do bruxismo. Desde crianças somos influenciados por fenômenos sociais, emocionais, atividades e situações estressantes, com variados níveis de excitações e tensões, vivendo numa sociedade que nos cobra cada vez mais e reprime nossos desejos. Assim, percebemos que o bruxismo pode estar associado a fatores estressantes que provocam raiva, ansiedade, medo, depressão e frustração. A vegetoterapia propõe um trabalho psico-corporal, objetivando a percepção e a autogestão emocional do indivíduo, aliviando as tensões e eliminando bloqueios energéticos causados pelo estresse e oferecendo sua contribuição para a odontologia, indicando o perfil de personalidade predisposta a esta doença.

Palavras-chave: Bruxismo, Estresse, Orgonomia  

============= X =============

Abstract

Better known as “creaking teeth”, bruxism is a behavior whose treatment becomes complex due to its multifactorial etiology. Strong muscular contractions can provoke several levels of alterations in the chewing device, causing dental wear, articulation problems, headache and muscular hiper-activity. Studies and researches made by professionals of the health area have proven that stress is one of the main causes of bruxism. Since we are children, we are influenced by social and emotional phenomena, stressful activities and situations with varied levels of excitement and tension, living in a society that demands each time more from us and restricts our wishes and desires. Bruxism can be associated to stress factors that provoke anger, anxiety, fear, depression and frustration. Vegetotherapy proposes a psichobody work, aiming at the individual’s perception and emotional self-administration, alleviating the tension, eliminating energy blockades caused by stress and contributing with odontology, indicating personality profiles that are more suited to this disease.

Keywords: Bruxism, Stress, Orgonomy

 

Respirar cantando /To breath while singing /Luciana Elisa Hoerner

Resumo

O tema “respiração” vem sendo muito falado e discutido na atualidade e inúmeras técnicas estão sendo difundidas e propagadas. No presente artigo, que tomo por base minha experiência como educadora musical e cantora lírica, apresentarei o tema através do canto, explorando como a respiração ao cantar influencia na prática terapêutica. Apontarei também alguns dos benefícios alcançados com o canto, interligando essa prática aos conceitos da psicologia corporal.

Palavras-chave: Canto, Couraça, Respiração  

============= X =============

Abstract

Breathing is an issue that has been debated to a great extent in the present days. Many techniques are being spread out and propagated. In this paper, which is based on my experience as music educator and liric singer, I will present the issue through singing, explaining how breathing while singing can help in therapeutical practice. I will also point out some of the benefits reached by sing, establishing a connection between this practice and the concepts of Body Psychology.

Keywords: Sing, Armor, Breath

 

A enurese noturna primária monossintomática a partir de uma leitura da bioenergética /The nocturnal primary monossintomatic enurese from the bioenergetics point of view /Carla Stefan

Resumo

Baseando-se na teoria da Bioenergética de Alexander Lowen, este artigo tem como objetivo tratar do sintoma da enurese noturna, que é o ato involuntário de urinar durante a noite. Este sintoma será compreendido através de uma leitura da fase anal e todas as suas implicações na infância e também à sua correspondência ao surgimento desse transtorno físico de origem emocional. Sendo assim, serão questionadas algumas posturas familiares em relação à criança no momento da retirada das fraldas e seu comprometimento com a formação da personalidade.

Palavras chave: Agressividade, Controle, Enurese, Fase Anal 

============= X =============

Abstract

Based on Alexander Lowen’s bioenergetics theory, this paper deals with the symptom of nocturnal enurese, which is the involuntary act of urinating during the night. This symptom will be understood through an interpretation of the anal phase and all its implications in infancy. It will also discuss the sprouting of this physical condition, which has emotional sources. A few attitudes of the family towards the child will be refuted, with respect to the moment when diapers are withdrawn, and their impact on the formation of the child’s personality will be analysed.

Keywords: Aggressiveness, Control, Enurese, Anal Phase.

 

Educação infantil sob a ótica reichiana /Children’s education under the reichian perspective /Maria Inês B. Mânica

Resumo

O tema educação é constantemente debatido por pais e educadores e cotidianamente vivenciado com insegurança e preocupações. Passamos para um novo milênio marcado por grandes transformações sociais decorrentes da influência da mídia no cotidiano das famílias, da liberdade sexual, da Aids, da propagação das drogas entre jovens, do consumismo e individualismo excessivos. Nesse contexto, presenciamos pais extremamente confusos no processo educativo de seus filhos, desenvolvendo posturas educativas marcadas pela falta de limites ou de outro lado, por comportamentos excessivamente castradores e punitivos, gerando e desenvolvendo crianças encouraçadas já nos primeiros anos de vida.  O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as contribuições de W. Reich para a educação, resgatando fundamentais aspectos preventivos e emocionais dos pais, para que em um futuro breve, o cuidado essencial com todo ser humano e com a natureza, seja ação coletiva em benefício de toda a sociedade.

Palavras chave: Desenvolvimento, Educação, Energia, Prevenção 

============= X =============

Abstract

The education issue is constantly debated by parents and educators and usually involves concerns and doubts. We have just entered a new millennium, marked by great social transformations resulting from the media’s influence on the daily routine of families, as well as other factors such as sexual freedom, AIDS, the propagation of drugs among youth, consumerism and individualism. In such context, parents are mixed up with respect to the education of their children. Sometimes they don’t establish required limits to their children or are excessively rigorous on them, generating and developing armored children since their early years. This paper provides a reflection on Reich’s contributions to education, rescuing some basic, preventive and emotional features of the parents’ behavior, so that in a near future, the essential care for all human beings and the nature can be transformed in a collective action in benefit of the whole population.

Keywords: Development, Education, Energy, Prevention

 

A Bioenergética e a pipoca /Bioenergetic and the popcorn /Leonardo José Jeber

Resumo

O texto apresenta a relação entre o pensamento do psicanalista e teólogo brasileiro Rubem Alves, as teorias da Análise Bioenergética e as teorias de Wilhelm Reich. Discute e reflete sobre o processo de desenvolvimento humano, suas possibilidades e dificuldades a partir da metáfora proposta por Rubem Alves, em que ele mostra a semelhança entre a transformação do milho em pipoca e a transformação do adulto que volta a ser criança. A partir dessa metáfora visualiza-se a contribuição da Análise Bioenergética e da teoria reichiana nos processos psicoterapêuticos que visam a promover o crescimento humano.

Palavras-Chave: Bioenergética, Criança, Couraça, Desenvolvimento, Reich  

============= X =============

Abstract

This paper presents the relationship between the thoughts of Rubem Alves, a Brazilian psychoanalyst and theologist, the Bioenergetic Analysis theories and Wilhelm Reich’s theories. It discusses the process of human development, its possibilities and challenges having Rubem Alves’ metaphor of popcorn as a starting point. Alves calls attention to the similarities between the transformation of corn into popcorn and the transformation of an adult back into child again. The metaphor makes it easier to understand the contributions of Bioenergetics Analysis and Reichian Theories to psychotherapeutic processes focused on human development.

Keywords: Bioenergetic, Child, Armor, Development, Reich

 

O corpo e seus segmentos: paralelos entre Reich e a tradição do yoga /The body and its segments: parallel between Reich and the tradition of yoga /Marcos T. Elias

Resumo

O presente artigo se propõe a conciliar a visão de corpo desenvolvida por Reich com a visão de corpo da milenar tradição do Yoga. Reich, ao desenvolver uma espécie de mapa do corpo humano, dividiu-o em sete grandes segmentos, cada um dos quais corresponde a diferentes atividades e diferentes aspectos da vida psíquica do organismo humano como um todo. Na tradição antiga do Yoga, também encontramos uma espécie de cartografia do corpo humano, correspondendo as suas diferentes funções e disfunções aos diferentes centros energéticos que se distribuem por segmentos específicos. Neste artigo buscamos esboçar um quadro conciliatório entre estes dois mapas da anatomia psicofisiológica do homem.

Palavras-chave: Chakras, Corpo, Couraça, Yoga, Reich 

============= X =============

Abstract

This paper intends to conciliate the perspective of body developed by Reich with the perspective of body of the ancient yoga tradition. Reich, when developing a kind of map of the human body, divided it in seven major segments, each one corresponding to different activities and different aspects of the psychic life of the human organism, as a whole. In the ancient tradition of yoga, we also find some kind of cartography of the human body, relating different functions and disfunctions to different energy centers that are distributed along specific segments. In this paper, we try to draw a conciliatory picture of those two maps of the psychofisiologic anatomy of the human being.

Keywords: Chakras, Body, Armor, Yoga, Reich

 

Controlando o incontrolável: síndrome de Tourette  /Controlling the uncontrollable one: Tourette syndrome /Marina Kimak Salmória e José Henrique Volpi

Resumo

Conhecida por seus movimentos estereotipados e vocábulos intrigantes, a Síndrome de Tourette, vem sendo desvendada desde 1884 por George Gilles de la Tourette, quando percebeu que alguns de seus pacientes realizavam movimentos e sons involuntários, denominando-os de tiques. Esses tiques, influenciam notoriamente o cotidiano dos tourréticos e muitas vezes, das pessoas que os cercam. Isto porque as manifestações dos tiques são atos desconhecidos perante o conhecimento de grande parte da sociedade. A proposta deste artigo é contribuir para que profissionais da área da saúde e educação e a sociedade em geral possam ter uma informação mais adequada sobre esta problemática, diminuindo assim os erros de diagnóstico, tabus e preconceitos.

Palavras-chave: Controle, Couraça, Tourette 

============= X =============

Abstract

Known for its stereotyped movements and weird words, the Tourette’s Syndrome started being better understood after George Gilles de La Tourette’s studies, in 1884. La Tourette realized that some of his pacients made involuntary movements and sounds, which he called tics. Those tics have impact on the patients’ daily routine and, many times, also affect the life of those arround, as the tics are unknown to most of the population. This paper intents to contribute to the information of health and education professionals, as well as the population in general, about the issue, reducing diagnosis errors, taboos and preconceptions.

Keywords: Control, Armor, Tourette

 

A riqueza do conhecimento pela linguagem não verbal /The wealth of the knowledge through the non verbal language /Maria de Lourdes Sávio

Resumo

No mundo em que vivemos percebemos o quanto a tensão em relação ao corpo tem aumentado. Existe uma enorme paixão pelo corpo e um grande desprezo - o corpo deve se dobrar às exigências da moda. O cuidado do corpo se tornou excessivo sendo que o mundo rejeita se ele não se submete aos seus modelos. Os que sofrem de uma deficiência conhecem muitas vezes os sofrimentos profundos e experimentam a rejeição, quando não o desprezo, porque não existe lugar para aqueles que são diferentes. Porém não podemos ignorar as descobertas de Reich e Lowen: o corpo contém a historia do indivíduo. É por seu intermédio que a linguagem, não verbal, oferece inúmeras informações sobre a pessoa. O significado atribuído a esses elementos não verbais, como a aparência física, os trajes, a postura, os movimentos, as atitudes, a intensidade da voz, os gestos, as mímicas, formam o contexto no qual a mensagem, não verbal, tem seu significado. A pessoa pode parar de falar, mas ela não pode impedir a comunicação pela linguagem do corpo. O presente artigo nos coloca em evidência a importância desta linguagem para o auto-conhecimento.

Palavras-chave: Bioenergética, Corpo, Linguagem, Reich 

============= X =============

Abstract

In the world where we live, we can see how much the tension in relation to the body has increased. There is an enormous passion for the body and a great disdain that submit the body to the fashion’s needs. Body care turned excessive while the world rejects if it doesn’t submit itself to the models. Those who suffer with a deficiency several times know deep sufferings and try rejection, even contempt, because there is no place to those who are different. However we cannot ignore Reich’s and Lowen’s discoveries: the body contains the individual history. Down the body the non-verbal language offers innumerable information about the person. The meaning imputed to those non-verbal elements, as the physical aspect, clothes, posture, movements, attitudes, voice’s intensity, gestures, and mimics forms the context where the message, non-verbal, has its meaning. One can stop talking but cannot hinder the communication through the body language. The present article places in evidence the importance of this language for the self-knowledge.

Keywords: Bioenergetics, Body, Language, Reich

 

Psiquismo fetal /Fetal psychism /Fabiana Vissoto e José Henrique Volpi

Resumo

A gestação é a primeira etapa do desenvolvimento psico-afetivo do ser humano. As experiências vivenciadas no período gestacional, assim como todas as experiências ao longo da vida, recebem um registro mnemônico e energético que são revividas na vida pós-natal. Essas experiências quando forem estressantes, energeticamente deficitárias, podem ocasionar sérios danos emocionais. A importância da compreensão desta primeira etapa do desenvolvimento diz respeito à prevenção, uma vez que quanto mais precocemente o estresse for eliminado, menor será o comprometimento de caráter de uma pessoa.

Palavras-chave: Comportamento, Gestação, Psicologia Corporal, Psiquismo Fetal 

============= X =============

Abstract

The pregnancy is the first stage of the human being psycho-affective development. The experiences lived in the gestational period, as well as all the experiences along the life, receives a mnemonic and energy registration that they are revived in the post-birth life. When those experiences are stressful, energetically defectives can cause serious emotional damages. The importance of the understanding of this first stage of the development is related to prevention, once the more precociously the stress has been eliminated, minor will be the damage of a person’s character.

Keywords: Behavior, Gestation, Body Psychology, Fetal Psychism

 

Orgonomia e campos energéticos /Orgonomy and energy fields /José Henrique Volpi e Maria Beatriz de Paula

Resumo

Estamos em constante ligação com a natureza e com tudo o que dela faz parte, formando um único campo de energia. Não existe nada que seja isolado e tudo está em constante movimento. Esses movimentos fazem parte dos chamados campos energéticos, que se conectam. O movimento pode estar pulsando ou estar congelado. É importante deixar que os movimentos fluam para que tenhamos saúde. Devemos estudar o movimento do útero com o bebê, do bebê com a mãe, com o pai, com a família, com a sociedade e com o cosmos. Devemos observar os campos energéticos para sermos capazes de identificar a doença, pois os campos energéticos nos mostram como nos relacionamos com o mundo.

Palavras-chave: Campos Energéticos, Criança, Reich 

============= X =============

Abstract

We are in a constant connection with the nature and with everything that is part of it, forming a single field of energy. It doesn’t exist anything that is isolated and everything is in constant movement. Those movements are part of the called energy fields, which are connected. The movement can be pulsing or frozen. It is important leaving the movements flowing, so that we have health. We should study the movement of the uterus with the baby, of the baby with his/her mother, with his/her father, with his/her family, with the society and with the cosmos. We should observe the energy fields to be capable to identify the disease, because the energy fields show us in what way we are related to the world.

Keywords: Energy Fields, Child, Reich

 

Energia – afeto – relação: a análise bionergética hoje ou da ansiedade à confiança /Energy – affection – relationship: bioenergetic analysis today or from anxiety to confidence  /Konrad Oelmann

Resumo

A Análise Bioenergética mostra-se como uma abordagem com recursos muito úteis quando se trata de levar o paciente a uma maior vitalidade, ao contato com sua sexualidade, enfim, a uma plenitude maior na conexão com seu corpo. Isso acontece através da mobilização da energia, que gera um contato com partes reprimidas do self, e da expressão dos afetos primários. No entanto, é necessário compreender a conexão entre energia e afeto entre si e destas com a relação, sendo que esta última é implicitamente considerada na Análise Bioenergética, mas não elaborada explicitamente de modo suficiente. Assim, a partir dos pilares Energia – Afeto – Relação, este artigo enfoca os fundamentos de uma Psicologia profunda com base na Bioenergética. Paralelamente, oferece algumas experiências práticas.

Palavras-chave: Afeto, Bioenergética, Energia, Relação 

============= X =============

Abstract

The Bioenergetic Analysis has showed itself as an approach with very useful resources to lead the patient into a higher vitality, to the contact with his/her sexuality, at last, to a fuller contact with his/her body. These happen through the mobilization of the energy, which provides a contact with repressed parts of the self and through the expression of the primary affects. However, it’s necessary to understand the connection between energy and affection and of these with relation, being that last one implicitly considered on Bioenergetic Analysis, but not elaborated enough explicitly. Thus, from those pillars Energy – Affection – Relationship, this article focuses the foundations of a Depth Psychology with its basis on Bioenergetics. Besides, it offers some practices experiences.

Keywords: Affection, Bioenergetics, Energy, Relationship 

 

Profissionais e Instituições de Terapia e Psicoterapia Corporal - Ano de Referência 2006