Hoje é

 

LIVRO: PSICOLOGIA CORPORAL VOL. 6

AUTOR: Diversos

ORGANIZADORES: José Henrique Volpi e Sandra Mara Volpi

CATEGORIA: Artigos científicos

PÁGINAS: 128

EDITORA: CENTRO REICHIANO

 

RESUMO

Reich acreditou, durante toda a sua vida, e deixou isso claro em todos os seus escritos, numa mudança do ser humano que cresceria em proporções geométricas, criando a consciência do vivo, em nós e em tudo que nos cerca.

Tal consciência, sem dúvida, pode nos levar a ultrapassar fronteiras que há milhares de anos têm criado preconceitos de todos os tipos, reprimindo no humano o que há de mais precioso: a própria humanidade. A humanidade de que falamos não se reduz a fornecer provisões e dinheiro quando uma tragédia como o maremoto ocorrido há dias atrás atinge parte da população mundial, mas está nos mínimos gestos do dia a dia, na gentileza sincera e verdadeira entre pessoas, na possibilidade de ouvir além de falar, de dar além de receber, de respeitar a natureza...

E é por acreditar também nessa possibilidade, que o empenho de terapeutas, educadores, psicoterapeutas, que traduzem suas ideias, práticas e contribuições em palavras, que se transformam em belos textos, estão reunidos nesta revista, em mais uma edição organizada pelo Centro Reichiano.

 

Editorial

Sexualidade: desde Reich até hoje /Sexuality: from Reich until today /Alexander Lowen

Resumo

Nesse artigo Alexander Lowen nos fala de seu primeiro encontro e do ceticismo que a princípio teve ao discurso de Reich sobre a base sexual de todas as neuroses e do tempo que precisou para se convencer que Reich estava certo em enfocar a questão sexual alegando que se uma pessoa fosse capaz de total satisfação sexual, não poderia ser neurótica. Tomando por base sua própria terapia com Reich, Lowen passou a questionar que o reflexo orgástico na situação de terapia não é garantia de que a pessoa será orgasticamente potente no ato sexual. Potência orgástica no sentido do termo reichiano permanece um critério válido de saúde emocional, mas quase ninguém é orgasticamente potente na nossa cultura, porque esta cultura não promove saúde e sim doença. Um indivíduo pode experimentar uma resposta orgástica plena, mas isto poderá ser um fenômeno isolado e não ter efeito sobre a sua saúde ou personalidade. Portanto, nós não podemos tornar a potência orgástica ou a experiência orgástica plena, o objetivo da terapia.

Palavras chaves: Lowen, Potência orgástica, Reich, Sexualidade.

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Abstract

In this article Alexander Lowen explain his first meeting and the skepticism about Reich speech about sexual basis of all the neurosis. The approach is also to the time that he needed to be convinced that Reich was right about using the sexual matter saying that if someone was able to have total sexual satisfaction this person could not be neurotic. Using as a base his own therapy session with Reich, Lowen started to ask himself about the orgasmic reflection in the therapy situation that is not a guaranty the person will be orgasmic potent in the sexual act. Orgasmic potent in the Reich view looks like an emotional health worthy criteria but almost nobody is orgasmic potent in our culture because it does not promote health but sickness. Someone can try a complete orgasmic answer but this can be an isolated phenomenon and it cannot have the effect over his/her health or personality. Summarizing, we cannot make complete the orgasmic potent or experience which is the therapy objective.

Key-words: Lowen, Orgasmic power, Reich, Sexuality.

 

Psicoecologia /Psychoecology  /José Henrique Volpi

Resumo

Durante o processo de evolução, o homem foi se tornando um ser sociável e solidário. Porém, com a chegada da modernidade, percebemos que foi perdendo essa capacidade e ficando mais cada vez mais individualista, egoísta e corrupto. Afastou-se do seu contato consigo mesmo, com os outros e com a natureza. Agride, denigre, destroi, faz mau uso dos recursos naturais e têm um comportamento predatório único, que o diferencia dos demais seres vivos. Partindo das contribuições de clássicos, teóricos e estudiosos da Psicologia e da Ecologia, a proposta desse artigo é contextualizar a possível ligação dessas duas grandes áreas de conhecimento demonstrando o quanto é possível estabelecermos uma relação dialógica, de associação entre ambas as ciências, construindo assim, novos saberes, numa proposta chamada Psicoecologia.

Palavras-chave: Ecologia; Ecopsicologia, Psicoecologia, Psicologia, Reich.

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Abstract

During the evolution process the man became a sociable and solidary human being. However, with modernity the man realized that this capacity was lost and he became more and more individualistic, selfish and corrupt. Started to move away from the contact with himself, the others and the nature. Attack, denigrate, destroy, give an example of incorrect usage of natural resources and have a predatory behavior that differ him from the others animals. According to contributions from classics, theoreticians and Psychology and Ecology studious, the proposal from this article is to contextualizar the possible link between this two huge knowledge fields demonstrating how it is possible to establish a dialógica relation that associate both sciences building new knowledge in this proposal named Psychoecology.

Key-words: Ecology, Ecopsychology, Psychoecology, Psychology, Reich.

A correspondencia malinowski-reich /The correspondence malinowski-reich /Carlos Liendro

Resumo

No livro “Reich fala de Freud”, cinco cartas que foram trocadas entre o antropólogo Bronislaw Malinowski e o psiquiatra Wilhelm Reich, datadas entre 1938 e 1942, ano em que falece Malinowski, autor de “Sexo e repressão na sociedade primitiva”, chamam a atenção do autor. Dessa correspondência três aspectos podem ser ressaltados: a situação em que ambos os investigadores atravessavam em seus distintos campos de atuação; o funcionalismo orgonômico como teoria central para seus trabalhos; as conseqüências e repercussões das pesquisas de Reich na comunidade científica.

Palavras-chave: Funcionalismo, Malinowski, Reich.    

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Abstract

In the book “Reich fala de Freud”, five letters that were exchanged among the anthropologist Bronislaw Malinowski and the psychiatrist Wilhelm Reich, dated between 1938 e 1942, year that Malinowski die, author of “Sexo e repressão na sociedade primitiva”, …… From this correspondence three aspects can be bounced: the situation that both researchers go through in the different fields; the orgonomic functionalism as a central theory for their work; the consequences and repercussions of Reich researches in the scientific community.

Key-words: Functionalism, Malinowski, Reich.

 

A construção para o amor /The construction to love /Flávio Roberto de Carvalho Santos

Resumo

Partindo do mito de Eros e Psiquê, este artigo aborda a construção psico-afetiva que resulta na forma expressiva do amor na vida segundo a teoria caracterológica de Wilhelm Reich (1897/1957). A referida construção é vista a partir de uma unidade funcional, onde o corpo participa e demarca a forma de reação desde um tempo primitivo do desenvolvimento até a vida adulta. Algumas formas de caráter são descritas em seus aspectos principais que, em relação a sua construção neuropsicológica, se apresentam como patológica ou saudável.

Palavras-chave: Amor, Construção, Desenvolvimento, Unidade Funcional.

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Abstract

To start out with the myth of Eros and Psyche this article approach the psycho-affective construction that results in an expressive form of love in the life in conformity with the characterologic theory of Wilhelm Reich (1897/1957). This construction is seen from a functional unit where the body participates and demarcates the reaction from a primitive time of the development until a grown life. Some forms of characters are described in their principal aspects that are pathological and healthy towards its neuropsychological construction.

Key-words: Love, Construction, Development, Function Unit.

 

O estado da arte do amor /Love’s art condition  /Angélica Góis Morales e Maria da Salete Sachweh

Resumo

Este presente artigo traz a essência do amor no contexto do estado da arte, com algumas reflexões sobre o ato de amar diante do que nos cerca. Buscou-se inicialmente, traçar algumas visões e formas do amor, recorrendo aos gregos e hindus e aos autores como Boff, Heemann, Maturana, Conche, Schüller, Fromm, Max Scheler entre outros, como o próprio Reich, fomentando um olhar múltiplo sobre a temática do AMOR, e sua relação com o meio.

Palavras-chave: Amor, Relação de afeto.    

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Abstract

This article brings the love essence in the context of the art condition with some reflections about the act of love among each other. We tried to draw some visions and forms of love referring to Greeks and Hindus and to authors like Boff, Heemann, Maturana, Conche, Schüller, Fromm, Max Scheler and Reich fomenting a multiple look above the love and its relation with the environment.

Key-words: Love, Fondness’ relationship.

 

Auto-regulação: um conceito para a educação da criança  na família e na escola /Self-regulation: a concept for the education of children within the family and school /Leonardo José Jeber

Resumo

O texto apresenta o conceito de auto-regulação, sua relação com a função do orgasmo e com o processo de encouraçamento, mostrando a gênese do conceito nos estudos de Wilhelm Reich, e as possibilidades de aplicação do mesmo na educação da criança na família e na escola, considerando as dimensões de frustração e satisfação pulsionais que se apresentam como manifestações emocionais na expressão da criança diante da realidade onde vive. O texto é um incentivo para que o conceito de auto-regulação seja apreendido e incorporado pelos educadores como princípio e fundamento essencial na formação e educação da criança em qualquer situação social.

Palavras-chave: Auto-regulação, Couraça, Educação, Pulsão, Orgasmo.

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Abstract

This article presents the self-regulation concept, its relation with the orgasm function and with the armor process showing the begging of the concept in Wilhelm Reich studies and the application possibilities of this in the education of children within the family and school. This will consider the dimensions of pulse frustrations and satisfactions that present themselves as emotional manifestations in the child expression. The article is an encouragement whereto the self-regulation concept is learned and incorporated by the educators as an essential principle and base in the child background in any social situation.

Key-words: Self-regulation, Armor, Education, Pulse, Orgasm.

 

Da superfície à essência: o caminho da verdadeira revolução /From the surface to the bottom: the way for the real revolution /Rafael Pozzobon Campagnolo

Resumo

Uma das mensagens essenciais de W. Reich foi o chamado para o despertar interno do homem como o caminho da verdadeira revolução. O ser humano anseia por mudanças, porém tem buscado as soluções de forma equivocada. Busca fora, quando está dentro. A partir das relações entre Eu (self) e mundo externo o organismo cria uma couraça caracterológica de defesa que separa a realidade interna da externa. A couraça impede a intensidade da vida que o homem anseia, e é a responsável por toda a dor e incongruência que o homem vive no seu dia a dia. Ela o afasta de sua energia vital. Numa proposta reicheana a verdadeira revolução acontecerá quando o homem resolver olhar para dentro e se disponibilizar verdadeiramente a enfrentar seu próprio inferno emocional para chegar a plenitude se seu Ser. Quando a humanidade se despertar internamente não haverá mais tanta necessidade de soluções simbólicas e infrutíferas.

Palavras-chaves: Essência, Couraça, Emoções, Revolução.

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Abstract

One of the essential messages from W. Reich is the call to the man internal awakening as a way to the real revolution. The human being yearns for changes, however he have been looking for solutions in a wrong way. Look for outside when he is inside. From the relations between the self and the outside world the organism creates defense characterologyc armor that separates the internal and the external reality. The armor prevents the life intensity that the man yearns. It is the responsible for all the man pain and incongruity in the day by day. The armor put away the man from his vital energy. In a Reich proposal the real revolution will happen when the man decides to look inside and really confront his own emotional hell to get the plenitude. When the humanity internally wake up won’t exist the necessity of symbolic and fruitless solutions.

Key-words: Essence, Armor, Emotions, Revolution.

 

É chegada a luz /The light arrival /Eliane Biancolini

Resumo

O nascimento de um bebê é um momento em que ele está em transição entre dois mundos distintos, e essa passagem pode determinar algumas características em sua personalidade que irá depender da preparação da mãe para receber essa criança e das condições favoráveis do ambiente. O parto proposto por Leboyer ameniza esse impacto entre o mundo intra e extra - uterino, possibilitando um parto suave tanto para o bebê quanto para a mãe. Há partos que geram trauma ao recém – nascido em que Eva Reich propõem a massagem borboleta como uma forma de suavizar esse impacto.

Palavras-chave: Criança, Massagem, Parto.  

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Abstract

The birth is a moment that the baby is in transition between two distinct worlds and this crossing can determine some characteristics in its personality that will depend on the mother’s preparation to receive this child and on the environment optimum. The childbirth proposed by Leboyer sweetens this impact between the intra and extra uterine world giving a possibility to a gentle childbirth for the child and for the mother. There are childbirths that beget trauma to the newborn and Eva Reich proposed a butterfly massage as a way to sweeten this impact.

Key-words: Child, Massage, Childbirth.

 

A ética, a moral, os valores e o uso exagerado da internet /The ethic, the moral, the values and the exaggerated internet usage /Karin Sylvia Graeml e José Henrique Volpi

Resumo

Muitas são as facilidades que se interpuseram à frente do homem com a chegada da Internet. A redução dos limites entre tempo e espaço, fez com que a velocidade das informações trouxesse grandes benefícios tanto para o comércio quanto para a vida pessoal das pessoas. Compras, pagamentos, informações, novas amizades e até mesmo encontros amorosos têm como ponto de partida o computador, em qualquer parte do mundo. No entanto, algumas pessoas perdem a noção dos limites, da ética, da moral e colocam por terra valores que foram construídos durante toda uma vida, aventurando-se exageradamente em busca da satisfação de suas frustrações. A proposta desse artigo é analisar esse distúrbio, ocasionado pelo uso exagerado da Internet.

Palavras-chave: Ética, Internet, Moral, Valores

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Abstract

The internet arrival gave to the man a lot of facilities. Business and personal life received some benefits with the information speed caused by the reduction of limits between time and space. Anywhere from a computer people can buy, pay, get information, make new friends and even date. However, some people loose their limits, ethics, moral and values that were built during the hole life to gamble exaggeratedly fetching satisfaction instead of frustrations.

Key-words: Ethics, Internet, moral, values.

 

Contribuições de reich para a educação /Reich contributions to education /Carla Stefan

Resumo

Neste artigo foi elaborado um estudo sobre a educação, que é um tema muito debatido é corriqueiro e faz parte do cotidiano dos pais e educadores. Porém, a maioria deles não sabem quando acertam ou erram na educação das crianças. Pretende-se refletir sobre as contribuições de Wilhelm Reich para o campo da educação ressaltando os aspectos da qualidade emocional de quem educa e as influências prejudiciais ao desenvolvimento emocional da criança. Busca-se identificar a importância da prevenção da couraça nos primeiros anos de vida, pesquisando na teoria de Reich a proposta de uma saúde educacional e bem-estar das crianças.

Palavras chaves: Couraça, Criança, Educação, Prevenção.

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Abstract

This article is a study about education which is a stock theme and is part of parents and educators’ life. However, the majority doesn’t know when they make it right or wrong in children education. We intend to reflect all Wilhelm Reich’s contributions to education bouncing the aspects of emotional qualities of who bring up and the prejudicial influences to the children emotional development. We try to identify the importance of the armor prevention in the first years of life, searching in the Reich theory the application of an educational health and children comfort.

Key-words: Harness, Children, Education, Prevention.

 

A modernidade e os conflitos sócio-psico-ambientais /Modernity and the social-psycho-ambiental conflicts /José Henrique Volpi

Resumo

Nosso mundo e nossas emoções vêm sendo moldados pelas exigências e conflitos de uma nova globalização. A evolução da ciência e a reestruturação do capitalismo trouxeram uma nova forma de organização social, de valores éticos e morais, que dentro de sua globalidade, penetraram todos os níveis da sociedade e foram difundidos em todo o mundo, abalando instituições, transformando culturas, incitando a competição, a ganância, e por sua vez, criando riqueza e induzindo a pobreza. Admirável ou não, trata-se na verdade de um mundo novo, um mundo moderno, que precisa ser entendido e tratado de forma interdisciplinar.

Palavras-chave: Conflitos, Interdisciplinaridade, Modernidade.

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Abstract

Our world and emotions are being made of our requirements and conflicts from a new globalization. The science evolution and the capitalism restructuration brought a new form of social organization, moral and ethic values that globally go into all the society levels and are grow up in the world agitating institutions, transforming cultures, impelling competition, the greediness, creating wealth and bringing poverty. This is the new world truth, a modern world that needs to be understood and treated in an interdisciplinary way.

Key-words: Conflicts, Interdisciplinarity, Modernity. 

 

Reflexões sobre o conceito de auto-estima a partir da perspectiva de Wilhelm Reich /Reflections on the concept of the self-esteem starting from the Wilhelm  Reich perspective /Heloisa Lescano Guerra

Resumo

Nosso trabalho tem o propósito de refletir sobre o conceito de auto-estima, a partir da ótica de Reich, considerando que esse tema integra um campo relevante da vida social cotidiana da pós-modernidade, no bojo de uma área de conhecimento que carece de mais investigações, atualmente, quer da Psicologia, quer das outras ciências afins.

Palavras-chave: Auto-Estima, Couraça, Psicologia, Reich.

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Abstract

This article will consider the concept of the self-esteem starting from the Reich perspective regarding that this theme integrates a relevant field of post-modernity social life in a knowledge field that lacks on researches from psychology or others sciences.

Key-words: Auto-Esteem, Armor, Psychology, Reich. 

 

A influência do canto no autodesenvolvimeto /The song influence in the self-development /Luciana Elisa Hoerner

Resumo

A voz humana evoluiu através dos séculos como forma de comunicação, até como a conhecemos hoje. Neste trabalho será apresentada uma das formas de comunicação da voz, o cantar. Através dele as emoções e sentimentos começaram a mostrar os reais desejos e a retratar a vida do ser humano. Este cantar envolve três aspectos em seu desenvolvimento: a respiração – fonte de energia; a postura – saúde física e bem estar e a vocalização – descoberta e expressão dos sentimentos e emoções. Neste âmbito também foi observada a diferença da voz falada para a voz cantada na descoberta do Eu. Gerando a possibilidade do autoconhecimento e autodesenvolvimento através da música. Assim, o cantar é um dos caminhos para descobrir a si mesmo.

Palavras–chave: Autoconhecimento, Autodesenvolvimento, Cantar, Couraças.

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Abstract

The human voice evolved through the centuries as a way to communicate until how we know today. This article will present one of the ways to communicate though voice – the sing. The emotions and feelings started to show the real desires and picture the human being life. This sing involve three aspects in its development: the breath – energy source; the posture – corporal health, welfare and vocalization -  feelings and emotions discovery and expression. Was also observed the difference between the spoke voice and the sang voice in the self-discovery. The self-knowledge and the self-development can exist through music. Summarizing, the sing is one of the ways to self-discovery.

Key-words: Self-knowledge, Self-development, Sing, Armors.

 

Respiração, práticas corporais e equilíbrio psicofísico /Breath, corporal pratices and psychophysical balance /Maria Zélia Nicolodi

Resumo

O primeiro ato de nossa vida é a respiração e o bebê desde o nascimento é um mestre nesta arte. Infelizmente à medida que crescemos vamos pouco a pouco perdendo essa habilidade maravilhosa, longa, profunda e relaxada e nos acomodando a respirações cada vez mais curtas, presas, angustiadas e incompletas. Nosso corpo reclama a falta da plena oxigenação dos tecidos e do sangue através de distúrbios físicos e emocionais. Um abastecimento insuficiente de oxigênio para o organismo pode reduzir a capacidade cardíaca e diminuir a eficiência do nosso sistema imunológico. No decorrer deste artigo, procuraremos demonstrar rapidamente a correlação existente entre métodos modernos e antigos que têm por objetivo resgatar a respiração plena visando a melhoria da condição psicofísica dos seres humanos.

Palavras-chave: Corpo, Energia, Reich, Respiração, Yoga.

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Abstract

The first act of our life is the breath and the baby is a master in this art. Unfortunately, as we grow we loose this wonderful, lengthy, deep and slovenly ability and adapt ourselves to even more brief, arrested, anguished and incomplete breaths. Our body complains the lack of complete tissue and blood oxygenation trough corporal and emotional commotions. Insufficient oxygen stocking can reduce the cardiac capacity and diminish the efficiency of our immunologic system. This article demonstrate the relation between the ancient and modern methods that has as an objective to ransom the complete breath looking to a better human being psychophysical condition.

Key-words: Body, Energy, Reich, Breath, Yoga.

 

A prática da vegetoterapia caracteroanalítica /Characteroanalytic vegetotherapy practices /José Henrique Volpi e Maria Beatriz de Paula

Resumo

Foi a partir do trabalho com a técnica da análise do caráter que Reich percebeu que toda couraça psíquica possuía um equivalente somático, a couraça muscular. Assim, desenvolveu ainda nos anos 30, a chamada vegetoterapia caracteroanalítica que tem por objetivo principal eliminar ou flexibilizar as couraças do corpo, atuando diretamente sobre o sistema neurovegetativo. A técnica consiste na aplicação de alguns movimentos (actings) que são executados pelo paciente de forma repetida, seguidos de um protocolo progressivo e sistemático.  A aplicação da vegetoterapia e a exige muita atenção e persistência, uma vez que atua diretamente sobre o sistema neurovegetativo.

Palavras-chave: Couraça, Vegetoterapia, Reich.

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Abstract

It was from the work with the character analyses technique that Reich realized that every psyche armor would have an equivalent … - the muscular armor. It was development in the 30’s the characteroanalytic vegetotherapy that has as a principal objective to eliminate or to make flexible the body armor having an effect over the neurovegetative system. The technique consists of the application of some movements (actings) that are done by the patient repeatedly followed by a progressive and systematic protocol. The vegetotherapy application needs a lot of attention and hardiness because act directly over the neurovegetative system.

Key-words: Armor, Vegetotherapy, Reich.

 

Sexualidade do adolescente em 2004 / Teenagers´sexuality 2004 / José Henrique Volpi , Sandra Mara Volpi e Marlize Spagolla Bernardelli

Resumo

Até anos atrás, falar de sexualidade era um tabu. Na família e na escola, lugares de maior convívio social, a palavra sexo era banida dos dicionários e quando mencionada, vinha acompanhada de uma série de preconceitos, pudores, negativas. Hoje, percebemos que isso ainda não é diferente. Continuamos reprimindo nossos jovens não apenas com relação ao ato sexual, mas principalmente no diálogo. Pais e professores se dizem abertos, mas o que percebemos é ainda uma grande limitação em ambos. Esse artigo trata de uma pesquisa a respeito da sexualidade do adolescente no ano de 2004, aplicada em 394 jovens estudantes do segundo grau.

Palavras-chave: Adolescência, Reich, Sexualidade

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Abstract

In the past, talking about sex and discussing one’s sexuality was a taboo. In the family and at school, where adolescents have most of their social contact with other people, the word sex was banned. The same happened with dictionaries, which, when referring to the word brought a lot of preconception. We notice that that situation hasn’t changed much. We keep repressing our teenagers, not only with respect to any sex related practices, but also in the dialogue. Parents and teachers consider themselves open, but we notice that they face great limitations when the issue is sex. This paper discusses the results of a survey that was carried out with adolescents, with respect to their sexuality. The survey was applied to 394 high school students, during 2004.

Keywords: Adolescence, Reich, Sexuality

 

Profissionais e Instituições de Terapia e Psicoterapia Corporal - Ano de Referência 2004