Hoje é

 

LIVRO: PSICOLOGIA CORPORAL VOL. 5

AUTOR: Diversos

ORGANIZADORES: José Henrique Volpi e Sandra Mara Volpi

CATEGORIA: Artigos científicos

PÁGINAS: 128

EDITORA: CENTRO REICHIANO

 

RESUMO

"Há coisas para as quais não se educa"... essa frase de Reich continua ressoando enquanto alguns o consideram um libertino, um anarquista, que queria a satisfação de todos os impulsos, criando com isso um ser humano irresponsável e insaciável. Nós podemos ouvir a mesma frase de outra maneira e buscar a essência humana, que é naturalmente harmônica e amorosa: harmônica consigo mesma, com o próprio orgasmo, com o qual pode pulsar sincronicamente e buscar a própria satisfação aceitando também as frustrações que indicarão a forma e o momento em que a satisfação pode ser alcançada... amorosa consigo mesma e com os outros, garantindo o valioso bem do respeito - do auto-respeito e do respeito mútuo.

A revista Psicologia Corporal chega nesse início de outono com muitas ideias e reflexões sobre a educação. Acreditamos que isso não acontece por acaso. Estamos precisando rever nossos conceitos, seja como terapeutas, psicoterapeutas, pais, educadores, seres humanos que somos. É uma tarefa urgente.

A construção de novos saberes se dá pela troca de conhecimento e experiências entre as mais diversas profissões. Essa é a proposta da Revista Psicologia Corporal.

 

Editorial

O meio ambiente estressante comprometendo o desenvolvimento neuropsicofisiológico da criança /A stress generating environment disturbing the child’s neuropsychophysiological development /José Henrique Volpi

Resumo

A gravidez é uma situação transitória que faz parte do processo normal do desenvolvimento. A complexidade de fatores que envolvem a espera de um bebê exige uma reestruturação e reajustamento do casal em várias dimensões gerando estresse tanto para os pais, quanto para a criança. O meio ambiente é rico em estímulos estressantes e podem comprometer o desenvolvimento neuropsicofisiológico da criança, determinando seu terreno energético e traços de um caráter neurótico.

Palavras-chave: Caráter, Criança, Desenvolvimento, Meio Ambiente, Neuropsicofisiologia

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Abstract

Pregnancy is a transient situation, which is part of the normal development process. The complexity of factors involved in expecting a baby requires the couple to rethink its relationship in several dimensions, which generates stress to the parents and also to the expected child. The environment is rich in stressing stimulation and can affect the neuropsychophysiological development of the child, determining its energetic structure and the profile of a neurotic character.

Keywords: Character, Children, Development, Environment, Neuropsychophysiology

 

Uma compreensão reichiana sobre a bulimia nervosa /Understanding the nervous bulimia in a reichian vision /Letícia Barbisan

Resumo

No presente artigo elaborou-se um estudo sobre o transtorno alimentar, mais especificamente a Bulimia Nervosa, que constitui uma patologia grave e hoje se apresenta cada vez mais no cotidiano das pessoas. Buscou-se identificar este transtorno numa visão reichiana. Neste contexto comentou-se sobre os hábitos alimentares, onde foram pontuadas questões relevantes quanto ao desenvolvimento deste transtorno da alimentação e que se pode concluir que é decorrente de um bloqueio no segmento oral que faz parte dos primeiros meses de vida do bebê, compreendendo o período da amamentação. Isto tudo ocorre devido à falta de maternagem, amamentação sem qualidade ou pelo desmame precoce ou tardio.

Palavras-chave: Transtornos Alimentares, Bulimia Nervosa, Visão Reichiana, Segmento Oral

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Abstract

This paper presents a study on an eating disorder, more specifically the Nervous Bulimia, which is a serious pathology with increasing occurrence in our days. A Reichian point of view was used to address disorder in this study. Food habits were studied and important issues were discussed, with respect to the development of this disorder. One concludes that it is related to a blockade in the oral segment, which happens along the first few months of the baby’s life, including the breast-feeding period. It happens due to lack of the mother’s presence and care, poor quality breast-feeding or early or late weaning.

keywords: Eating-Desorders, Nervous Bulimia, Reichian Vision, Oral Segment

 

Criminalidade: uma leitura reichiana /Criminality: a reichian interpretation /Flávio Roberto de Carvalho Santos

Resumo

Dada a evolução da criminalidade em nossa sociedade contar cada vez mais com jovens, este artigo busca destacar os aspectos neuro-afetivos presentes na construção da subjetividade desses adolescentes em problemas com a lei. A base teórica se respalda na economia sexual da abordagem reichiana, que compreende o sujeito como uma unidade funcional. Assim, no desenvolvimento do ser humano, a forma de interação da vida neuro-vegetativa, neuro-muscular e neuro-psicológica tem um papel fundamental na descarga energética eficiente e satisfatória para uma vida saudável. Esta visão nos possibilita uma melhor e diferenciada compreensão acerca da problemática atual e das propostas de medidas preventivas futuras.

Palavras-chave: Adolescente, Afeto, Criminalidade, Economia Sexual, Reich

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Abstract

As the criminality rate increases faster among the youth, this paper focuses on the ‘neuro-affective’ features that are involved in the creation of the subjectivity of out-law teenagers. The theoretical basis for that is the sexual economy of the reichian approach, that considers the person as a functional unity. Thus, the way of interaction of the neuro-vegetative, neuro-muscular and neuro-psychological life has a key role in the efficient and satisfactory discharge of energetic for a healthy life, in the development of the human being. This approach provides us with a better and distinct understanding about current problems and proposed corrective measures.

Keywords: Adolescent, Affection, Crime Rate, Sexual Economy, Reich

 

Enquadre na vegetoterapia caracteroanalítica / The setting on the vegetotherapy /Xavier Serrano

Resumo

Baseado nos trabalhos de Wilhelm Reich, percorrendo as contribuições de Federico Navarro, Xavier Serrano, outros  profissionais e instituições, o presente texto tem como objetivo ressaltar a importancia do enquadre (setting) na vegetoterapia caracteroanalítica. Enfatiza a sistemática clínica da vegetoterapia, o diagnóstico estrutural, a relação terapêutica que se vai estabelecendo entre paciente e orgonoterapeuta em um bem definido e coerente marco de atuação e desenvolvimento.

Palavras-chave: Enquadre, Relação Terapêutica, Reich, Vegetoterapia

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Abstract Based on writings of Wilhelm Reich and the contributions of Federico Navarro, Xavier Serrano and other professionals and institutions, this text emphasizes the importance of the setting for Vegetotherapy. It emphasizes the systematics of Vegetotherapy, the structural diagnosis and the therapeutic relationship that starts settling between patient and orgonotherapist within a well defined and coherent framework for performance and development.

Keywords: Setting, Therapeutic Relationship, Reich, Vegetotherapy

 

O estresse e os bloqueios nos segmentos de couraça /The stress and the blockades on the segments of armor /Cleide Negri dos Santos

Resumo

Wilhelm Reich foi o precursor do trabalho corporal no tratamento e análise dos conflitos emocionais. Baseado na observação do comportamento de seus pacientes e em estudos sobre o funcionamento do sistema nervoso, criou o método de Análise do Caráter. Reich percebeu que conflitos e emoções vividos pelo indivíduo ao longo da vida ocasionavam bloqueios no fluxo energético em regiões do organismo. A este bloqueio deu o nome de couraça muscular. Para uma melhor compreensão das couraças, Reich mapeou o corpo humano em sete segmentos, sendo eles: ocular, oral, cervical, torácico, diafragmático, abdominal e pélvico, os quais são trabalhados do primeiro em direção ao último, por meio de movimentos específicos (actings), por meio da técnica denominada de Vegetoterápica Caracteroanalítica. Segundo essa metodologia, a ação do estresse ocasiona um registro no corpo, formando os bloqueios energéticos (couraças) que, posteriormente, se manifestam em biopatias e traços de caráter. Por meio da vegetoterapia, a energia estagnada se mobiliza, a circulação energética se reequilibra e o organismo adquire novamente seu estado de equilíbrio.

Palavras-chave: Couraça, Energia, Estresse, Vegetoterapia

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Abstract

Wilhelm Reich was a beginner in treating and analyzing emotional conflicts by means of body work. Based on the observation of his patients’ behavior and on studies about the nervous system’s performance, he created the method he called “character analysis”. Reich noticed that the emotions and conflicts experienced by the person along his/her life cause energy flow blockades in parts of the body. Such blockades are called muscular armor. To have a better understanding of what Reich calls an armor, he divided the human body in seven segments, which are: ocular/visual, oral, cervical, thoracic, diaphragmatic, abdominal and pelvic. Work should be carried out from the first segment towards the last, through specific movements (actings), by means of a technique called Analytic Vegetotherapy. According to this methodology, stress marks the body, causing energetic blockades (armors) that end up resulting in deseases and character profiles. Through Vegetotherapy, the stagnated energy is mobilized, the energetic circulation is balanced again and the body recovers its state of balance.

Keywords: Armor, Energy, Stress, Vegetotherapy

 

A musicalidade das teorias corporais /The music of the body theories /Chiara Lorenzzetti

Resumo

A música e as sonoridades do corpo, por serem um canal de acesso direto às emoções são bastante utilizadas pelos terapeutas corporais no auxílio da movimentação da energia do indivíduo. Elas podem causar impressões e sensações que são percebidas no corpo como, por exemplo, na barriga, no peito, na garganta: o choro, o riso, o movimento. Elas movimentam reações neurofisiológicas, nos remetem a lugares, a cheiros, criam pensamentos, nos levam à expressão de reações, a emoção. Estudos apontam uma memória auditiva presente desde o útero. Temos registros sonoros muito antigos que podem ser acessados criando um ambiente sonoro semelhante. Talvez, por tantos motivos relevantes, as sonoridades sejam tão utilizadas por estas abordagens. A movimentação orgânica e psíquica acontece e facilita o acesso às emoções para que aconteça o processo terapêutico. Os sons e ritmos corporais não escondem a real situação caracterial do indivíduo. Assim percebemos a importância de nos atentarmos na escolha das músicas a serem utilizadas nos trabalhos corporais e nas sonorizações emitidas pelo corpo, pois estas estarão movimentando ou estagnando a energia.

Palavras-chave: Energia, Música, Musicoterapia

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Abstract

The music and the sounds of the body, being a direct link to the emotions, are used a lot by body therapists to support the movement of the person’s energy. They can cause sensations and impressions, that are felt in the body, in the bally, in the chest, in the throat: the crying, the smile, the movement. They originate neurophisiological reactions, reminding us of places, smells, creating thoughts, taking us to reaction expressions, the emotion. Studies reveal that humans have audio memory since the time they are in the womb. We have very old sound records that can be recalled when a similar sound environment is created. Maybe those approaches use such sounds because of the innumerous reasons. The organic and physic movement happen, making it easier to access the emotions, in order to achieve the therapeutic process. Body sounds and rhythms don’t hide the person’s real situation. Therefore, we notice the importance of choosing the right music to be played along body sections and for body sound generation, because they will be releasing or restraining the energy.  

Keywords: Energy, Music, Musictherapy

 

O conceito de graça e espiritualidade para a educação da criança, na família e na escola /The concept of grace and spirituality for children education within the family and at school /Leonardo José Jeber

Resumo

Neste texto apresenta-se o conceito de graça e espiritualidade como elementos essenciais para a formação da personalidade da criança. Apresenta-se também a importância da expressão emocional da criança para a manutenção do seu estado de graça e espiritualidade bem como a maneira da Análise Bioenergética contribuir para que educadores – mães, pais e professores – possam educar adequadamente as crianças em nossa sociedade.

Palavras-Chave: Graciosidade, Espiritualidade, Criança, Expressão-Emocional, Análise Bioenergética.

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Abstract

The concepts of grace and spirituality are presented in this text as essential elements for the formation of children’s personality. The text focuses on the importance of children’s emotional expression for the maintenance of their grace and spirituality. It also indicates a way in which the bioenergetic analysis may help educators – mothers, fathers and teachers – in promoting proper education of children in our society.

Keywords: Graciosity, Spirituality, Child, Emocional Expression, Bioenergetic Analysis

 

Constipação: uma leitura reichiana do sintoma e do caráter /Constipation: a reichian reading of the symptom and the character /Fabiano Narcis

Resumo

É comum para os profissionais da saúde se depararem com pessoas que se queixam por não conseguir evacuar. Neste artigo, utilizaremos o termo constipação, cuja definição margeia-se no tratar do sintoma de irregularidade do intestino causando dificuldades no ato de evacuar. Sendo assim, o leitor terá subsídios para compreender a constipação como sintoma de muitos transtornos emocionais que, provavelmente, tiveram origem na infância comprometendo a personalidade. Poderá verificar ainda como é feita a leitura e o tratamento desse tipo de paciente pela técnica da Vegetoterapia.

Palavras-chave: Constipação, Caráter Anal, Intestino, Obsessivo, Vegetoterapia

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Abstract

Health professionals often hear patients complaining about their difficulty to defecate. This paper will use the term constipation for that condition, whose definition is a bowel disorder making it difficult to defecate. That way, the reader will be presented with information to help him/her understand constipation as a symptom of many emotional disorders, probably related to childhood causes, affecting the person’s personality. The reader will also be able to understand how to treat this type of patient using the Vegetotherapy technique.

Keywords: Constipation, Anal Character, Bowels, Obsessive,  Vegetotherapy

 

Encantar para ensinar: uma forma alternativa de educar /To enchant to teach: an alternative form of educating /Marlize Spagolla Bernardelli

Resumo

Neste artigo é apresentado, resumidamente, uma forma alternativa de ensinar, tendo o “encantar” como técnica motivadora. A intenção é levar os alunos à compreensão e ao estudo de maneira satisfatória, prazerosa e atraente, eliminando ou reduzindo os problemas da falta de atenção, indisciplina, desmotivação e baixo rendimento escolar. Com sua aplicação, o resultado mais significativo a ser obtido será o de proporcionar aos alunos uma maneira de concretizar o fazer, o apreciar e o contextualizar o conhecimento, orientando-os no entendimento do fluxo de entrada e saída de informações, na busca de novos significados em sua vida cotidiana e na integração à sociedade.

Palavras-chave: Educação, Ensino e Aprendizagem, Metodologia Alternativa

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Abstract

This article presents an alternative method of teaching using “delightment” as a motivating technique. It intends to make the students study and understand the subject in a satisfactory, joyful and interesting way, reducing or eliminating problems due to lack of attention, indiscipline, discouragement and low performance. The most significant result to be achieved with the application of this methodology is to allow students to experiment by themselves and contextualize the new knowledge, guiding them to better understand the input and output information flow, and to seek new meanings for things in their daily life and the integration to society.

Keywords: Education, Teaching Techniques, Alternative Methodology

 

Desafios da adaptação na pré-escola /Challenges of preschool adaptation /Elair Maria de Sousa, Ilza Cazeli e Sonia Maria Borges

Resumo

O ingresso da criança na escola tende a ser um período muito importante não só para ela, como também para sua família, gerando uma série de expectativas e projetos. A ansiedade dos pais e das crianças se mistura a um conjunto de interesses e desejos diversos diante deste novo campo de interações e relações objetais. Entretanto, a naturalidade com que muitos pais encaram os primeiros momentos dessa nova vida parece esconder os mistérios e fantasias que se despertam na mente de crianças ao se deparar com um mundo estranho de gente esquisita e hábitos diferentes daqueles com que estavam acostumados. Essa sensação tende a se tornar ainda mais profunda se lembrarmos que o ingresso para a pré-escola se dá cada vez mais cedo em nossa sociedade. Tomando como eixo de análise o corpo teórico das psicoterapias corporais, buscamos compreender os diversos sentimentos que atravessam esse período de adaptação da criança na pré-escola, bem como alguns comportamentos e atitudes que podem aumentar ou reduzir a ansiedade que envolve tal período.

Palavras-chave: Adaptação, Desenvolvimento, Educação Infantil

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Abstract

The “first few days at school” tend to be a very important time for the whole family, not just for the child, as a series of projects and expectations emerge. Parents and child’s anxieties are mixed to a new set of controversial ambitions and desires toward a new libidinal object. Parents’ indifference with respect to the first moments of the child’s school life hide mysteries and fantasies that awaken in the mind of children when they enter into a strange world, filled with weird people, who hold peculiar habits different to those they are used to. These feelings tend to become much stronger, considering that children are starting school earlier and earlier in our society. Taking Body Psychotherapeutical theories as guidelines for analyses, we struggle to understand the diverse feelings involved in this period of adaptation of the preschooler. We also studied some behaviors that can increase or reduce anxiety levels during that period.

Keywords: Adaptation, Development, Childhood Education

 

A vegetoterapia como proposta de autoconhecimento e resgate da autonomia do caráter oral /The vegetotherapy as a proposal of self-knowledge and autonomy rescue of the oral character /Ana Rosa Brum Marcellos Rocha

Resumo

O quadro de conformismo e dependência identificados na cultura brasileira revela o adulto inseguro que não acredita ser capaz de agir por si mesmo. Falta-lhe saber quem é, o que quer e estruturar-se para atuar como pessoa que sente, percebe e faz. Para a eficiência deste processo é necessário que o seu “eu” se revele através da percepção corporal para que a mente possa acreditar nas suas descobertas e finalmente agir rumo à transformação de si e do meio social em que está inserido. Reich introduziu a observação do corpo à análise e com sucesso, desenvolveu técnicas terapêuticas que propunham a autodescoberta. O ser humano só prova a sua existência naquilo que faz e, para tanto, precisa estar entregue, disponível, inteiro. Com a rigidez muscular, conquistada ao longo da vida, instalada no corpo, dificilmente este corpo se disponibilizará para a entrega. A vegetoterapia propõe resgatar a autonomia da pessoa por meio do desbloqueio das couraças instaladas no corpo. Autoconhecer-se significa adentrar um mundo novo onde o desconhecido parece ameaçador.

Palavras-chave: Autoconhecimento, Autonomia, Caráter, Couraça Muscular

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Abstract

The acquiescence and dependency features, typical of the Brazilian culture, reveal an insecure adult, who believes to be incapable of acting by him/herself. He/she doesn’t know who he/she is and what he/she wants. He/she needs to organize him/herself to act as a person that feels, notices and acts. To make this process efficient, it’s necessary that the “I” reveals itself through the body perception, so that the mind believes in its own findings, finally acting towards its own transformation and that of the social environment in which it is involved. Reich introduced the body observation to analysis and successfully developed therapeutics methods that advised auto-discovery. Human only prove their existence on what they do and, therefore, need to free themselves, becoming thoroughly available. With the muscular contraction that happens along the live, it is difficult for the body to free itself. Vegetotherapy intends to rescue the person’s autonomy releasing armor blockades in the body. Gaining self-knowledge means getting into a new world where the unknown seems threatening. 

Keywords: Self-Knowledge, Autonomy, Character, Muscular Armor

 

Os segmentos de couraça e os chakras /Armor segments and chakras /Harbhajan Kaur

Resumo

A nossa felicidade depende, entre outras coisas, do quanto sabemos a respeito de nós mesmos. Na tentativa de buscar essa felicidade nos deparamos com incontáveis caminhos que nos trazem um conhecimento acerca do que é ou do que não é a felicidade. Essas concepções teóricas muitas vezes não passam do plano do intelecto, isto é, a felicidade verdadeira que se conquista pela liberdade não se interioriza no corpo físico. Buscar essa integração do subjetivo com a realidade física tem sido o foco de interesse da humanidade a milhares de anos. No percurso da história, Reich nos traz uma proposta de vivenciar essa felicidade numa realidade física. Ele postulou que regulando a energia orgânica, através do desbloqueio do que ele chamou de couraça muscular, o prazer à vida, a capacidade de se obter uma potência orgástica, seria resgatada pelo rompimento da estase libidinal. Em termos energéticos essa proposta é semelhante aos ensinamentos do Tantra, mais especificamente, o Tantra-Yoga, que busca através do prazer corpóreo a bem-aventurança espiritual, a felicidade suprema. Este artigo tem como objetivo fazer a relação dos Chakras com os segmentos de couraça, principalmente o ocular.

Palavras-chave: Bloqueio, Couraça, Energia, Olhos

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Abstract

Happiness depends, among other things, on how well we know ourselves. Trying to reach happiness, we face different ways that bring us knowledge about what happiness really is and what it isn’t. These theoretical concepts don’t often go beyond the intellect’s plan, i.e., true happiness, achieved through freedom, does not incorporate in the physical body. The attempt to integrate the subjective with the physical reality has focused the interest of humanity since the early days. Reich has proposed that we live happiness in a physical dimension. According to his thoughts, regulating the organic energy, by eliminating blockades represented by muscular armors, one could recover the pleasure of life, the capacity to achieve an orgastic power, getting rid of the libidinal stasis. In energetic terms, his ideas match those of the Tantra, more specifically the Tantra-Yoga, that seeks spiritual comfort and supreme happiness through body pleasure. This paper relates Chakras to armor segments, particularly the ocular one.

Keywords: Blockade, Armor, Energy, Eyes

 

O grupo de movimento como estratégia de redução de danos para usuários de drogas /The movement group as a strategy of harm reduction for drug-users /Scheila Silva Rasch e Maria Lúcia Teixeira Garcia

Resumo

Retrata um estudo piloto vinculado ao projeto de pesquisa desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde Coletiva, da UFES,  compondo parte da proposta metodológica da dissertação, que terá o enfoque qualitativo, pois buscará investigar a interpretação que os sujeitos dão aos fatos sociais. Objetiva refletir sobre a aplicabilidade do Grupo de Movimento (GM) para os usuários de drogas (UD), como estratégia de redução de danos. Utiliza pesquisa bibliográfica e documental tendo como fontes os registros das percepções dos participantes dos GMs, no período de 1995 a 2003, e os prontuários dos pacientes. Tal experiência foi vivenciada no Centro de Prevenção e Tratamento de Toxicômanos (CPTT), Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), da Prefeitura Municipal de Vitória/ES (PMV/ES). Esse Centro foi criado em 1992, como referência na atenção ao uso de drogas, tanto as drogas lícitas quanto as ilícitas, tendo como campos de atuação a prevenção, o tratamento, a formação de profissionais e a pesquisa. Atualmente é o único Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), no Espírito Santo.

Palavras-chave: Corpo, Droga, Grupo de Movimento, Redução de Danos, Saúde Pública

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Abstract

It represents a pilot study linked to the research project developed in the Post-Graduation Program concerning Community Health of the UFES, which is part of the methodological proposal for the dissertation, that will have a qualitative approach, since it will try to investigate the interpretation given by the subjects to the social facts. It has the aim of reflecting on the applicability of the Movement Group (GM) to the drug-users (UD), as a strategy of harm reduction. It makes use of bibliographical and documentary research. Its sources are records of the GMs’ participants perceptions from 1995 to 2003, and the patients’ records. Such experience took place in the Prevention and Treatment Center of Drug Addicts (CPTT), Health Department (SEMUS), of the City Hall of Vitória/ES (PMV/ES). This Center was created in 1992, as a reference concerning the use of both legal and illegal drugs. It has prevention, treatment, professional training and research as performance fields. Currently, it is the only Psycho-social Center concerning Alcohol and Drug abuse (CAPS AD), in Espírito Santo.

Keywords: Body, Drug, Movement Group, Harm Reduction, Public Health

 

Cantando as histórias que corporificamos /Singing the stories that we embodying /Fabiane Alonso Sakai

Resumo

A forma como o corpo organiza a ação, o movimento e as sensações que emergem do metabolismo tissular é um processo somático ao qual dá-se o nome de corporificação, retratando uma estrutura de caráter. Este processo é como uma matriz que retém as histórias das experiências corporalmente, as histórias que organizam a experiência dando permanência às experiências corporificadas. O cantar é uma forma de expressarmos o corpo através do som. Com o vibrar da voz o corpo vibra, ressoa suas várias partes, permitindo desta forma serem ouvidas como expressão sonora. Cantar, dançar e tocar instrumentos é uma forma de liberar nossa energia interna para o mundo externo. O sonoro externalizado dá forma aos conteúdos internos acessando nossas histórias.

Palavras-chave: Corpo, Musicoterapia; Cantar

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Abstract

The way our body organizes actions, movement and sensations emerging from tissue metabolism is a somatic process called embodiment, which relates to the structure of character. That process is as a template that retains the stories of body experiences, stories that organize the experience, assigning permanence to body experiences. Singing is a way of expressing the body through sounds. Voice vibration makes the body vibrate, resonating its parts and allowing them to be heard as a sound expression. Singing, dancing and playing instruments are ways of releasing our internal energy to the external world. The externalized sound gives form to the internal content, accessing our stories.

KeyWords: Body, Musictherapy, To Sing

 

Diferentes olhares construindo novos saberes /Different looks building new knowledge /Danielle Tetü Rodrigues, José Claro da Fonseca Neto e José Henrique Volpi

Resumo

Este ensaio apresenta-se como uma reflexão sobre diferentes saberes no campo da interdisciplinaridade, tendo como objeto de discussão central o educador ambiental. Parte-se do pressuposto que a prática da Educação Ambiental (EA) não está restrita a uma única ciência ou profissional, mas deve estar voltada a todos aqueles que se interessem pela questão. E foi a partir desse pressuposto, que nós, autores, vindos de distintas áreas do saber como o Direito, a Biologia e a Psicologia, nos reunimos para trocarmos nossas experiências e construirmos novos saberes.

Palavras-chave: Educação, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Reich

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Abstract

This paper presents a reflection about different knowledges in the field of interdisciplinarity, focusing the discussion on the environment educator. The study assumes that the practice of Environmental Education (EE) is not restricted to one only science or profession. Instead, it should involve all of those who are interested in the matter. Based on the assumption of interdisciplinarity, the authors of this paper, each with a different background (Law, Biology and Psychology), decided on exchanging experiences in order to build new interdisciplinary knowledge.

Keywords: Education,Eenvironmental education, Interdisciplinarity, Reich

 

A arte do afeto na educação ambiental /The art of the affection inenvironmental education  /Angélica Góis Morales

Resumo

Ao anunciar de cada nova crise, vozes estão se erguendo para apontar novos caminhos que nos permitem sair de situações difíceis e conflitantes. A Educação Ambiental, reconhecida como uma destas vozes, surge como mediadora e resposta aos problemas sócio-ambientais dentro de uma proposta interdisciplinar e complexa. Dessa maneira, ante a necessidade de se trabalhar alguns valores para manutenção da vida no planeta Terra, formou-se o grupo AMOReco com o propósito de disseminar o belo e ações voltadas a uma educação de afetos. A abordagem metodológica utilizada baseou-se nos princípios da Educação Ambiental, onde a ênfase é colocada no sentir, como forma de educar, buscando uma relação otimista como Reich, Boff, Morin entre outros evidenciam. Assim, foram realizados cursos com encontros diários, onde trabalhou-se assuntos temáticos devidamente estruturado, por meio de atividades teóricas e práticas e do aprendizado seqüencial além de muitas outras, obtendo ótimos resultados, estimulando a participação, sensibilização e envolvimento entre os participantes.

Palavras-chave: Educação de Afeto,  Educação Ambiental, Sensibilização

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Abstract

Each time a new crises becomes evident, voices are heard that point towards new directions, claiming they are capable of providing a way out from the difficult and conflicting situation. Environmental Education, acknowledged as one of those voices, appears as mediator and as a response to socio-environmental problems, involving an interdisciplinary and complex approach. Faced with the need of developing a few values for the maintenance of life on Earth, the AMOReco group was created, with the purpose of disseminating the beautiful things and actions related to a caring education. The methodological approach that was used was based on the principles of Environmental Education, where the emphasis is placed on feeling, as a way of educating. That is done as an attempt to achieve an optimist relationship as defended by Reich, Boff, Morin and others. Courses were taught, relying on daily meetings, in which structured themes were discussed, by means of practical and theoretical activities, sequence learning and other techniques. Very good results were achieved, stimulating the participation and involvement of all participants.

Keywords: Caring Education, Environmental Education, Sensibilization

 

O impacto do uso (excessivo) da internet no comportamento social das pessoas /Impacts of execessive use of the internet on human social behavior /Karin Sylvia Graeml, José Henrique Volpi e Alexandre Reis Graeml

Resumo

Este artigo faz uma análise dos impactos que o uso excessivo da Internet pode trazer para o comportamento social das pessoas. Baseados em estudos realizados nos EUA, os autores traçam o perfil do internauta dependente, as possíveis causas desta dependência e seus efeitos adversos. Também são ressaltadas as características dos não dependentes e os benefícios que a Internet pode trazer para as pessoas que a utilizam comedidamente.

Palavras-chave: Internet, Comportamento, Dependência, Psicologia Corporal

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Abstract

This paper analyzes the impacts of the excessive use of the Internet on people’s social behavior. Based on studies that were carried out in the USA, the authors draw the profile of the addicted Internet user, possible causes of such dependency and its adverse effects. The benefits of a healthy use of the Internet, when there is no addiction, are also discussed.

Keywords: Internet, Behavior, Dependency, Body Psychology

 

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