Sumário Crescer é uma Aventura

Capa do livro crescer é uma aventura.

LIVRO: CRESCER É UMA AVENTURA! DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL SEGUNDO A PSICOLOGIA CORPORAL

3ª EDIÇÃO – REVISADA E AMPLIADA

AUTORES: José Henrique Volpi e Sandra Mara Volpi

PÁGINAS: 144

EDITORA: Centro Reichiano & Volpi

Para adquirir esse livro, entre em nossa Loja Virtual


RESUMO

É a partir da fecundação que tem início a história emocional de uma pessoa. Conforme vai se desenvolvendo, atravessa uma sucessão de etapas até chegar à puberdade e à adolescência, época em que se estrutura definitivamente o caráter. Dessa forma, uma pessoa que atravessa todas as etapas do desenvolvimento sem comprometimentos, bloqueios, fixações, será capaz de alcançar uma condição física, emocional e energética da forma mais saudável possível. Um estresse excessivo antes, durante ou depois do nascimento e a frustração contínua das necessidades naturais primitivas da criança leva à contração crônica do organismo que por sua vez, deixa registrado na memória celular as marcas dessa frustração comprometendo o desenvolvimento emocional. O pensamento reichiano aponta, continuamente, para quão desejável é que pais, cuidadores e educadores de nossas crianças sigam o princípio fundamental da vida viva: permitir-lhe que se manifeste, agindo unicamente como aqueles que vão lhe garantir espaço e condições para isso. A saúde, segundo essa visão, não está em proporcionar à criança um ambiente “asséptico” no sentido emocional, mas em simplesmente respeitar a força do organismo para remover os obstáculos que se oponham à sua saúde.


Introdução – 11

PARTE 1

DIÁRIO DE UM BEBÊ – 13

Gestação e Parto – 15

Primeiros Dias de Vida – 25

Primeiro Mês de Vida – 31

Primeiro Ano de Vida – 37

Segundo Ano de Vida – 47

Terceiro Ano de Vida – 53

Do Quarto ao Sexto ano de vida – 63

Do Sétimo ao Décimo Segundo Ano de Vida – 91

PARTE 2

A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL SEGUNDO A PSICOLOGIA CORPORAL – 111

1. A Psicologia Corporal – 113

1.1. A escola de Wilhelm Reich – 114

1.2. A escola de Federico Navarro – 118

1.3. A escola de Alexander Lowen – 119

2. Etapas do Desenvolvimento Emocional – 122

2.1. Temperamento, Personalidade e Caráter – 122

2.1.1. Temperamento – 122

2.1.2. Personalidade – 123

2.1.3. Caráter – 124

2.2. Etapas do Desenvolvimento Emocional – 125

1a Etapa: Sustentação – 129

a) Fase de segmentação – 130

b) Fase embrionária – 130

c) Fase fetal – 131

2a Etapa: Incorporação – 134

3a Etapa: Produção – 137

4a Etapa: Identificação – 138

5a Etapa: Formação do caráter – 140

Considerações Finais – 141

Referências – 143