Residência Clínica

Residência clínica em Análise Reichiana ou Análise Bioenergética, habilita o Profissional para atuar como:

a) Terapeuta Corporal Reichiano ou Terapeuta Corporal Bioenergético (Não psicólogos)
b)  Psicoterapeuta Corporal Reichiano ou Psicoterapeuta Corporal Bioenergético (Psicólogos)

>> O título (terapeuta ou psicoterapeuta) difere para psicólogos e não psicólogos, somente por uma questão de graduação. No entanto, o conteúdo teórico e prático é o mesmo para todos os alunos. Então, caso tenha alguma dúvida, não deixe de esclarecê-las conosco.

Ao concluir a Especialização em Psicologia Corporal, o aluno poderá aprofundar seus conhecimentos, cursando uma das Residências Clínicas oferecidas pelo Centro Reichiano e com isso receber o certificado de Residência em Análise Reichiana ou em Análise Bioenergética, conforme escolher, cursando os módulos abaixo, independente da sequência do mesmo, ou seja, pode começar pelo módulo que desejar até cumprir todos os créditos (R1, R2 e R3).

A proposta da residência é aprofundar os conhecimentos recebidos na especialização e treinar o aluno a fazer uso dos recursos teóricos e técnicos das escolas da Análise Reichiana ou da Análise Bioenergética, conforme a residência que optar.

1. Residência em Análise ReichianaModelo de Certificado da residência clínica

Carga horária = 100h

Habilitação: Terapeuta Corporal Reichiano (para não psicólogos) e Psicoterapeuta Corporal Reichiano (para psicólogos)

Certificado: Residência em Análise Reichiana com habilitação em Terapia Corporal Reichiana (para não psicólogos) e Psicoterapia Corporal Reichiana (para psicólogos)

Módulos: R1, R2, R3 e R4

R1 – Aprofundamento Clínico em Análise Reichiana (15h) – ver data em Cursos de Aperfeiçoamento

Para concluir esse módulo (R1) o aluno precisa participar de uma aula de Aprofundamento Clínico em Análise Reichiana, ministrada em um sábado o dia todo e domingo pela manhã, onde irá rever a teoria, prática e supervisão de casos individuais, casais, famílias e grupos, aprofundando seu conhecimento nessa abordagem. 

R2 – Supervisão (30h)
Pra cumprir esse módulo (R2), o aluno deve frequentar 30 hs de supervisão como o professor do curso da residência em Análise Reichiana. Essa supervisão pode ser feita de forma presencial, por Skype ou outra forma virtual e iniciada quando o aluno desejar. A proposta é que o aluno vá sendo treinado pelo supervisor em suas habilidades técnicas para fazer uso da metodologia da análise reichiana em suas atividades profissionais.

R3 – Análise individual na abordagem da residência escolhida (Análise Reichiana), com profissional reconhecido pelo Centro Reichiano (55h)
Para cumprir esse módulo (R3), o aluno deve passar por um processo de 55h de terapia na abordagem da análise reichiana, com profissional que atue nessa abordagem e possa comprovar sua formação. Ao final do processo, o profissional deverá emitir uma declaração de cumprimento das horas, juntamente com cópia de seu certificado de formação na abordagem da análise reichiana para que essa carga horária tenha validade para o curso. 

R4 – Artigo Científico (15h)
Pra cumprir este módulo, o aluno deve escrever um artigo científico de 5 a 10 páginas, de tema livre, mas fundamentado na Análise Reichiana.

OBS – Os módulos R2 e R3 o aluno pode cursar quando desejar podendo ser antes da aula teórica (R1) ou depois. Quando completar todos os créditos, recebe o certificado. O prazo total para o cumprimento de todos os créditos é de 5 anos.


2. Residência em Análise Bioenergética

Carga horária = 100h

Habilitação: Terapeuta Corporal Bioenergético (para não psicólogos) e Psicoterapeuta Corporal Bioenergético (para psicólogos)

Certificado: Residência em Análise Bioenergética com habilitação em Terapia Corporal Bioenergética (para não psicólogos) e Psicoterapia Corporal Bioenergética (para psicólogos)

Módulos: R1, R2, R3 e R4

R1 – Aprofundamento Clínico em Análise Bioenergética (15h) – ver data em Cursos de Aperfeiçoamento

Para concluir esse módulo (R1) o aluno precisa participar de uma aula de Aprofundamento Clínico em Análise Bioenergética, ministrada em um sábado o dia todo e domingo pela manhã, onde irá rever a teoria, prática e supervisão de casos individuais, casais, famílias e grupos, aprofundando seu conhecimento nessa abordagem. 

R2 – Supervisão (30h)
Pra cumprir esse módulo (R2), o aluno deve frequentar 30 hs de supervisão como o professor do curso da residência em Análise Bioenergética. Essa supervisão pode ser feita de forma presencial, por Skype ou outra forma virtual e iniciada quando o aluno desejar. A proposta é que o aluno vá sendo treinado pelo supervisor em suas habilidades técnicas para fazer uso da metodologia da análise reichiana em suas atividades profissionais.

R3 – Análise individual na abordagem da residência escolhida (Análise Bioenergética), com profissional reconhecido pelo Centro Reichiano (10h)
Pra cumprir esse módulo (R3), o aluno deve passar por um processo de 55h de terapia na abordagem da análise Bioenergética, com profissional que atue nessa abordagem e possa comprovar sua formação. Ao final do processo, o profissional deverá emitir uma declaração de cumprimento das horas, juntamente com cópia de seu certificado de formação na abordagem da análise bioenergética para que essa carga horária tenha validade para o curso. 

R4 – Artigo Científico (15h)
Pra cumprir este módulo, o aluno deve escrever um artigo científico de 5 a 10 páginas, de tema livre, mas fundamentado na Análise Reichiana.

OBS – Os módulos R2 e R3 o aluno pode cursar quando desejar podendo ser antes da aula teórica (R1) ou depois. Quando completar todos os créditos, recebe o certificado. O prazo total para o cumprimento de todos os créditos é de 5 anos.