Hoje é

 

 

 

Tomando por base os trabalhos de Reich, o médico americano Alexander Lowen complementou, acrescentou e modificou as técnicas iniciais, até encontrar seu jeito próprio de trabalhar. Formulou seus próprios constructos teóricos e práticos e denominou sua escola de Análise Bioenergética que, tal qual a Orgonomia de Reich, é também uma escola de grande respeito e destaque.

A Análise Bioenergética combina a atuação sobre os níveis psíquico e somático, partindo da compreensão da personalidade em termos de corpo e energia.

Na idade adulta, as defesas emocionais que foram construídas na infância afetam a relação da pessoa consigo mesma e com os outros, traduzindo-se no caráter. Tal caráter está igualmente ancorado na mente e no corpo.

Na Bioenergética, a história e as defesas serão compreendidas com a ajuda de um terapeuta, ao mesmo tempo em que as emoções a elas associadas serão mais uma vez experimentadas a fim de que a restrição à sua expressão seja elaborada. Partindo-se do conteúdo verbal trazido pelo paciente à psicoterapia, chega-se ao trabalho com o corpo, que, junto à respiração, ao movimento, aos padrões de tensão, contam uma história. O trabalho corporal e a análise verbal alternam-se na psicoterapia de base Bioenergética.

A proposta é promover o reencontro entre o indivíduo, seu corpo e sua história: a Bioenergética une expressão do corpo e caráter psíquico, propondo um resgate da história pessoal do paciente, levando-o a compreender a função de sobrevivência de seus bloqueios e padrões de comportamento, numa viagem ao inconsciente ancorado no corpo, na energia e na personalidade, ao mesmo tempo em que busca progressão, integração e crescimento com prazer e satisfação.

No Centro Reichiano, a especialista dessa abordagem é a psicóloga Sandra Mara Volpi que foi treinada pelo Instituto de Análise Bioernergética de São Paulo, ligado ao International Institute for Bioenergetic Analysis e também pelo Dr. Federico Navarro. Você pode saber mais a respeito dessa abordagem lendo os artigos escritos pela mesma.

A sessão de Análise Bioenergética tem a duração de 50 minutos, com frequência que pode ser semanal ou quinzenal.

 

No Centro Reichiano quem atende nessa abordagem é a Psicóloga Sandra Mara Volpi

A duração da consulta é de 50 minutos

 

Para agendar consulta, preencha o formulário pelo menu abaixo