O Centro Reichiano

Fundado em 1995, o Centro Reichiano tem como meta principal de todo o seu trabalho a criação de um espaço científico interdisciplinar e transdisciplinar. Visa discutir, debater, ensinar e trocar experiências a respeito da Psicologia Corporal, através de suas teorias e suas práticas.

Nossa atuação teórica e prática concentra-se na Psicologia Corporal. Esse termo foi criado em 1998 pelos fundadores e diretores do Centro Reichiano, José Henrique Volpi e Sandra Mara Volpi com a edição do primeiro volume da Revista Psicologia Corporal. Tem como proposta, agrupar as diversas escolas de base psicocorporal que atuem com o princípio reichiano – mente, corpo, energia.

Nossa abordagem está focada principalmente na escola da Orgonomia, criada por Wilhelm Reich (Terapia ou Análise Reichiana). A Orgonomia engloba as técnicas da Análise do Caráter, Vegetoterapia e Orgonoterapia. Mas também focamos nosso trabalho na Somatopsicodinâmica, desenvolvida pelo Dr. Federico Navarro e a Terapia ou Análise Bioenergética, desenvolvida pelo Dr. Alexander Lowen. Essas são abordagens nas quais somos especialistas oficializados tanto para o atendimento clínico quanto para os cursos que ministramos (Especialização e Aperfeiçoamento).

Enquanto instituição de saúde e ensino, o Centro Reichiano procura instituir qualidade à vida. Mas também, visa divulgar as psicoterapias corporais no Brasil e no mundo, com ética, seriedade e respeito, atuando sempre de forma interdisciplinar com outras áreas do saber.

A cada passo, buscamos estar em contato com o que há de melhor e mais atual em termos de formação pessoal e profissional. Isso porque nossa preocupação é sempre levar a todos aqueles que nos procuram, como pessoas ou como profissionais, a melhor qualidade possível que norteia a Psicologia Corporal.

Nossas atividades

– Psicoterapia para adultos, casais, famílias e grupos, nas abordagens da Terapia ou Análise Reichiana e da Terapia ou Análise Bioenergética.

– Supervisão clínica (infantil, adolescentes e adultos);

– Acupuntura voltada às questões emocionais (método com e sem agulhas) de acupuntura auricular e sistêmica;

– Mapa computadorizado e Diagnóstico Bioenergético dos Meridianos – (Sistema Ryodoraku);

– Coordenação e docência do curso de Especialização em Psicologia CorporalResidência Clínica;

– Coordenação e docência de cursos de Aperfeiçoamento em Psicologia Corporal;

– Organização e Presidência dos Congressos Brasileiros de Psicoterapias Corporais;

Editoração de livros;

– Palestras, vivências e outras atividades acadêmicas, tanto no Brasil quanto no exterior;

– Dinâmicas de Grupo e Workshops (empresas, escolas, etc.)

– E muito mais…

Nosso Espaço