O Centro Reichiano

Fundado em 1995, o Centro Reichiano tem como meta principal de todo o seu trabalho a criação de um espaço científico interdisciplinar e transdisciplinar que visa discutir, debater, ensinar e trocar experiências a respeito da Psicologia Corporal, através de suas teorias e suas práticas.

Nossa atuação teórica e prática concentra-se na Psicologia Corporal, conceito criado em 1998 pelos fundadores e diretores do Centro Reichiano, José Henrique Volpi e Sandra Mara Volpi com a edição do primeiro volume da Revista Psicologia Corporal, cuja proposta é agrupar as diversas escolas de base psicocorporal.

Nossa abordagem está focada principalmente na escola da Orgonomia, criada por Wilhelm Reich (Análise Reichiana), que engloba as técnicas da Análise do Caráter, Vegetoterapia e Orgonoterapia, da Somatopsicodinâmica, desenvolvida pelo neuropsiquiatra italiano Federico Navarro, e da Análise Bioenergética, desenvolvida por Alexander Lowen – abordagens nas quais somos especialistas oficializados tanto para o atendimento clínico quanto para os cursos que ministramos (Especialização e Aperfeiçoamento).

Enquanto instituição de saúde e ensino, o Centro Reichiano procura instituir qualidade à vida, divulgar as psicoterapias corporais no Brasil e no mundo, com ética, seriedade e respeito, atuando sempre de forma interdisciplinar com outras áreas do saber.

A cada passo, buscamos estar em contato com o que há de melhor e mais atual em termos de formação pessoal e profissional, para levarmos a todos aqueles que nos procuram como pessoas ou como profissionais, a qualidade que norteia a Psicologia Corporal.

Nossas atividades

– Atendimento clínico (adultos, casais, famílias e grupos);

– Supervisão clínica (infantil, adolescentes e adultos);

– Atendimento clínico a adultos pela clínica escola social-comunitária, destinado à população de baixa renda;

– Coordenação e docência do curso de Especialização em Psicologia Corporal e Residência Clínica;

– Coordenação e docência de cursos de Aperfeiçoamento em Psicologia Corporal;

– Organização e Presidência dos Encontros Paranaenses, Congressos Brasileiros e Convenções Brasil/Latino-América de Psicoterapias Corporais;

– Editoração de livros;

– Palestras, vivências e outras atividades acadêmicas, tanto no Brasil quanto no exterior;

– Dinâmicas de Grupo (empresas, escolas, etc.)

– E muito mais…

Nosso Espaço