VEJA AQUI O FOLDER DO EVENTO

 

O evento é composto das seguintes atividades

 

a) PALESTRAS - atividades teóricas de 1 hora e 15 minutos cada, realizadas no auditório central, no primeiro e no terceiro dia do evento, para todos os inscritos.

b) OFICINAS - atividades teóricas, práticas ou vivenciais, realizadas no segundo dia do evento. Você deve escolher aquelas das quais deseja participar em cada grupo - horário. As oficinas são:

- Seminários - atividades teóricas de 45 minutos.

- Comunicações Orais - 2 atividades teóricas que totalizam 45 minutos de apresentação, realizadas na mesma sala e horário, sendo 20 minutos para cada conferencista.

- Laboratórios - atividades teórico-práticas, de 1 hora e 45 minutos. A proposta é o conferencista trazer um pouco da teoria e ensinar algumas técnicas que podem ser aplicadas na prática.

- Vivências - atividades prático-vivenciais, de 1 hora e 45 minutos. A proposta é levar o participante a vivenciar na prática algumas técnicas trazidas pelo conferencista.

Quando uma oficina estiver LOTADA, no horário da mesma você poderá se dirigir até a porta e pedir para ficar em lista de espera. Caso falte alguem ou o conferencista permitir no momento da atividade, você poderá entrar.

c) VIVÊNCIA DE INTEGRAÇÃO - atividade prático-vivencial, de 1 hora e 30 minutos, realizada no final do primeiro dia do evento. A proposta é levar o participante a vivenciar na prática algumas técnicas trazidas pelos conferencistas e proporcionar sua integração com os demais participantes do evento.

d) PÔSTERES - atividades teóricas onde os conferencistas expõe em um cartaz (banner) algumas ideias a respeito de um tema específico e, no terceiro dia do evento, no intervalo da manhã, colocam-se ao lado do seu pôster para apresentar/trocar ideias com os participantes que tiverem interesse pelo tema.

e) GRUPOS DE MOVIMENTOS - atividades práticas de curta duração, realizadas pelos Engenheiros do Corpo, alunos do Centro Reichiano, a fim de movimentar o corpo e a energia, além de propiciar uma melhor integração e descontração entre os participantes.

 

 

O valor da taxa de inscrição lhe dá o direito de participar de todas as atividades oferecidas pelo evento.

Ao efetuar sua inscrição online, você recebe por e-mail uma senha para acessar uma página que abre em seu nome.

Assim que efetuar o pagamento e inserir em sua página o comprovante e após a conferência do mesmo por nossa equipe, o sistema libera em sua página pessoal o ícone OFICINAS para que você possa fazer as escolhas para participar das atividades do segundo dia do evento, que mais lhe interessam, dentre as várias que acontecem ao mesmo tempo em salas diferentes.

Cada oficina escolhida ficará registrada em sua página e estarão listadas no verso do seu crachá quando retirá-lo no primeiro dia do evento.

 

O evento é ABERTO A TODOS OS INTERESSADOS, de qualquer curso e área.

 

Ao final do evento, você acessa em sua página para imprimir seu

Certificado de participação de 30 horas

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DESSA PÁGINA = 09.06.2017

A programação poderá sofrer alterações caso haja algum impedimento de participação de algum conferencista, cancelamento ou atraso de vôo ou outro fator que esteja fora de nossas possibilidades de organização. Qualquer alteração antecipada será imediatamente comunicada no quadro abaixo e por e-mail.

Emitiremos Certificado Online (para você imprimir) a todos os Participantes Ouvintes (30hs), de Apresentação de Trabalhos a todos os Conferencistas e de Apoio aos Monitores Externos.

Beco do Autógrafo - nos intervalos maiores (de 30 minutos) os autores de livros que estiverem apresentando seus trabalhos no evento estarão nesse espaço para autografar suas publicações.

 
 

DIA 15/06/2017 - QUINTA-FEIRA (Feriado)

A partir das 08:00h

Credenciamento - Entrega de material e crachá.

Teremos um espaço na secretaria para você deixar suas malas caso precise.

08:30h - 08:50h

Grupo de Movimento - Engenheiros do Corpo. Alunos do Centro Reichiano

09:00h - 10:15h

PALESTRA-1

Encontros energéticos e ponte radiante - Uma perspectiva reichiana. José Henrique Volpi/PR e Sandra Mara Volpi/PR

No pensamento reichiano a vida é um fenômeno luminoso. Possui luz própria e manifesta-se por meio da pulsação. Expressar-se é permitir que essa luz alcance a periferia do organismo e rompa suas barreiras para fazer o "Encontro" com o outro. Isso é a "relação", que do ponto de vista reichiano, se dá a partir do sentir, que corresponde aos movimentos plasmáticos do organismo onde o fluxo dos líquidos se altera em conformidade com a expansão e a contração dos órgãos, tecidos e células em geral. Um útero apagado não ilumina o feto, da mesma forma que uma pessoa contraída, não ilumina suas relações e portanto, não faz o verdadeiro Encontro.

10:15h - 10:45h

Intervalo para cafezinho  e Beco dos Autógrafos com:

- José Henrique Volpi/PR e Sandra Mara Volpi/PR

10:45h - 12:00h

PALESTRA-2

Da Psicossomática à Neurociência orientada pela psicanálise: conhecimentos que podem contribuir com a prática clínica. Maria Lúcia Maranhão Bezerra/PR

As expectativas e limitações da integração entre conceitos neurocientíficos e o mundo cotidiano do psicoterapeuta são um considerável desafio. Neste século XXI será preciso refletir sobre a transitoriedade nos dois lados da fronteira bem como sobre a inevitabilidade do diálogo entre o laboratório e o divã . Há trabalhos recentes que usam conceitos psicanalíticos na metodologia de pesquisas de neurociências e que são os primeiros passos desta tentativa.

12:00h - 14:00h

Intervalo

14:00h - 14:20h

Grupo de Movimento - Engenheiros do Corpo. Alunos do Centro Reichiano

14:30h - 15:45h

PALESTRA-3

Princípios fundamentais do Ayurveda e o conceito de auto-regulação em Reich. Marcos Teixeira Elias/PR (Mahamuni Das)

Os conceitos fundamentais do Ayurveda, a medicina antiga da Índia, no ponto que toca a compreensão dos processos fisiológicos e psicossomáticos, conectando à idéia de auto-regulação em Reich. Para ambas as visões, o desenvolvimento de uma atenção sensível ao corpo e o respeito às suas linguagens é o único caminho possível para a saúde psicossomática. No que tange ao ayurveda, apresentaremos alguns conceitos chaves para a leitura desta linguagem corporal: os cinco elementos, os três doshas e as características dos biotipos.

16:00h - 17:15h

PALESTRA-4

Do Big Bang à Big Life - A estrutura evolutiva da vida. Tarso Firace/MG

O que aprendemos depois de décadas de estudo e prática no campo sistêmico? Depois de milhares de atendimento em Constelações? A vida possui uma estrutura interna, por onde se desdobra, segundo o que lhe é favorável, avança e inclui, aprende e ama e converge para um ponto, o nosso destino comum, o Imensa Vida, Big Life.

17:15h - 17:45h

Intervalo para cafezinho e Beco dos Autógrafos com:

- Tarso Firace/SP

17:45h - 19:15h

Vivência de Integração - José Henrique Volpi/PR e Sandra Mara Volpi/PR

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DIA 16/06/2017 - SEXTA-FEIRA

OFICINAS - Seminários, Comunicações Orais, Laboratórios, Vivências

Nesse dia (16/06), acontecem várias oficinas ao mesmo tempo. As mesmas estão classificadas em Grupos de 1 a 6 (que determinam o horário de início e término da atividade) e Programas A, B e C (que diferenciam a duração de cada atividade).

Legenda das Oficinas

SE = Seminário (atividade teórica) - Duração de 45 minutos

CO = Comunicação Oral (2 atividades teóricas em uma mesma sala e horário). Duração de 45 minutos

LAB = Laboratório teórico-prático (atividade teórica e prática) - Duração de 1h e 45 minutos

VIV = Vivência (atividade prática) - Duração de 1h e 45 minutos

 

A escolha das oficinas é simples, mas exige um pouco de atenção. Por isso montamos a grade abaixo onde você irá verificar que o Programa A e B tem a cor laranja e o Programa C a cor verde.

Cada Grupo (De 1 a 6), tem 3 Programas - A, B e C.

Então, para CADA GRUPO (de 1 a 6), você pode optar em participar de duas oficinas da cor laranja ou de uma oficina da cor verde.

Não é possível participar de uma oficina  da cor laranja e uma oficina da cor verde, quando for no mesmo Grupo porque os horários coincidem.

As oficinas devem ser escolhidas pelo ícone OFICINAS que fica disponível em sua página pessoal do congresso (somente para os que já quitaram o pagamento).

 

EXEMPLO

GRUPO 1 - Das 8:00h às 9:40h

PROGRAMA A  - Seminário ou Comunicação Oral (Duração de 45 minutos cada)

PROGRAMA B  - Seminário ou Comunicação Oral (Duração de 45 minutos cada)

PROGRAMA C  - Laboratórios ou Vivências (Duração de 1h e 45 minutos cada)

 

Isto quer dizer que no GRUPO 1 você pode participar de:

- uma oficina (Seminário ou Comunicação Oral) do Programa A (das 8:00h às 8:45h)

- uma oficina (Seminário ou Comunicação Oral) do Programa B (das 9:00 às 9:45h)

OU

- uma oficina (Laboratório ou Vivência) do Programa C (das 8:00h às 9:45h)

GRUPO 1 - Das 8:00h às 9:45h

PROGRAMA A - Das 8:00h às 8:45h

 

Seminário ou

Comunicação Oral (1.1 e 1.2, juntas na mesma sala)

 

PROGRAMA C

Das 8:00h às 9:45h

 

Laboratório ou Vivência

Intervalo 15 minutos

PROGRAMA B - Das 9:00h às 9:45h

 

Seminário ou

Comunicação Oral (2.1 e 2.2, juntas na mesma sala)

Ao se inscrever para a comunicação 2.1 automaticamente fica inscrito para a 2.2 porque são na mesma sala e mesmo horário. Assim ocorre com as demais comunicações.

 

 

Quando marcadas, as OFICINAS ficarão registradas em sua página para você conferir.

Pedimos que confira tudo e se possível salve em seu computador ou imprima para não ter dúvidas e no dia do evento achar que escolheu uma atividade mas acabou marcando outra no sistema ou ter deixado em branco achando que tinha registrado sua escolha.

No dia do evento, os números das oficinas escolhidas por você estará impresso em seu crachá.

Para as Comunicações Orais (CO), que são duas atividades numa mesma sala e horário, você irá se inscrever apenas na primeira atividade do mesmo número e automaticamente já estará inscrito também para a segunda atividade. Nesse caso, a segunda atividade estará indisponível para marcar.

As vagas são preenchidas de acordo com a ordem de chegada de inscrições. Quando uma oficina estiver LOTADA, o ícone para a escolha da mesma não estará disponível para ser marcado.

Caso você queira participar de uma atividade que já esteja lotada, poderá, minutos antes do início da mesma, ir até a porta e pedir ao monitor da sala que o deixe em LISTA DE ESPERA. Assim que entrarem todos os inscritos, caso falte alguém para a atividade, você poderá tomar o lugar dessa pessoa. Portanto, NÃO SE ATRASE porque a porta é FECHADA assim que inicia a atividade.

Se tiver alguma dúvida, não deixe de nos comunicar.

GRUPO 1 (Das 08:00h às 09:45h)

(Escolha 2 atividades do programa A e B ou uma atividade do programa C

Programa A - Das 08:00h às 08:45h  /  Programa B - Das 09:00h às 09:45h

Programa C - Das 08:00h às 09:45h

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Grupo 1 - Programa A - Das 08:00h às 08:45h

1

SEMINÁRIO

Entenda o seu biotipo de acordo com o Ayurveda e faça escolhas saudáveis. Marcos Teixeira Elias/PR (Mahamuni Das)

De forma prática, entraremos mais a fundo na percepção das variáveis que configuram os biotipos do ayurveda. A idéia é que cada participante possa aprender algumas coisas essenciais sobre o funcionamento de seu próprio corpo e psiquismo, para que com essa compreensão possa fazer boas escolhas na alimentação, hábitos, cuidados pessoais, prevenção de desequilíbrios e como se posicionar na vida de forma mais alinhada com sua própria natureza.

2

COMUNICAÇÃO

ORAL

(2 atividades na mesma sala)

Na ficha de inscrição assinale apenas a atividade 2.1 e já estará inscrito automaticamente para a atividade 2.2

LOTADA

 

 

2.1) Ser Biopsicovirtual: A geração digital sob o olhar da Psicologia Corporal. Marina Venturini de Araujo/PR

Os efeitos da Tecnologia em nosso cotidiano têm sido constantemente discutidos em nossa sociedade, já que vinculamos os aparelhos eletrônicos a diversas atividades diárias. A exposição excessiva às telas está revelando consequências danosas ao nosso organismo no âmbito físico, psicológico e social. Sob o olhar da Psicologia Corporal, vamos discutir a relação entre o abuso da Tecnologia e comportamentos típicos relacionados a esse quadro.

2.2) As relações amorosas virtuais sob a ótica baumaniana e da psicologia corporal. Cristian Glasenapp/SC

O amor é um sentimento que vem a muitos séculos tendo diferentes e divergentes formas de acontecer. O amor sempre esteve presente na vida e no cotidiano das pessoas, muito bem abordado na poesia, nos romances, nas pinturas, em esculturas, nas músicas, no teatro e no cinema. Nos dias atuais, novas formas de se relacionar e de ver o amor surgiram: o que antes era um sentimento vigoroso, hoje se reduz a uma noite de sexo. Através desse trabalho vamos analisar, sob a ótica baumaniana, as relações amorosas e as possibilidades das mesmas nesse novo contexto. E através dos conceitos da Psicologia Corporal, vamos buscar compreender melhor como essas relações acontecem e como se posiciona o corpo dos amantes nessa nova forma de se relacionar.

Grupo 1 - Programa B - Das 09:00h às 09:45h

3

SEMINÁRIO

LOTADA

A imagem corporal nos indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica. Marília Hoinacki/PR

A obesidade tem chamado a atenção da sociedade e gerado grandes discussões e debates tanto no meio científico, quanto na população em geral. A cirurgia bariátrica tem sido um procedimento bastante procurado por pessoas obesas que buscam através da realização dessa intervenção cirúrgica a normalização do peso de maneira eficaz e permanente. Tal procedimento pode acarretar alterações corporais expressivas, bem como mudanças na percepção da imagem corporal. Assim, tratar desse tema, é essencial para que se entendam as alterações corporais, emocionais e comportamentais nesses indivíduos, proporcionando melhores possibilidades de intervenções psicoterapêuticas no processo de emagrecimento.

4

COMUNICAÇÃO

ORAL

2 atividades na mesma sala)

Na ficha de inscrição assinale apenas a atividade 4.1 e já estará inscrito automaticamente para a atividade 4.2

4.1) A inserção da Psicologia Corporal no tratamento dos dependentes de substâncias psicoativas nas clínicas e nas comunidades terapêuticas. Josenildo de Souza Filho/PR

A dependência química tem se tornado um desafio para os profissionais da área da saúde e para a qualidade de vida daqueles que são usuários dessas substâncias levando-os a agirem de maneira agressiva com seus familiares e à comunidade na qual estão inseridos. O trabalho a ser apresentado aqui busca, por meio da Psicologia Corporal, encontrar meios para um tratamento mais efetivo nas clínicas e comunidades terapêuticas. A Psicologia Corporal entende essa agressividade como característica de uma insatisfação vivenciada no período do aleitamento materno. Nesse sentido, o indivíduo busca satisfazer uma necessidade que não foi atendida, o que provocou um sentimento de perda, uma grande frustração afetiva. Dessa forma, este trabalho apresenta a possibilidade de uma prática em que por meio dos  actings da Vegetoterapia e dos exercícios da Bioenergética, venha alavancar o tratamento da dependência química.

4.2) A importância do vínculo nas dinâmicas corporais. Alex Helder Romenski/PR

Este trabalho considera como os vínculos se estabelecem na vida do homem e colaboram para seu desenvolvimento de forma saudável, e propõe-se a observar o papel que o vínculo desempenha nas dinâmicas de Psicologia Corporal. Desta forma, tem por objetivo, através da visão mente-corpo propiciada pela Psicologia Corporal, desenvolver um estudo teórico que demonstre o benefício do vínculo e enriqueça os trabalhos de dinâmicas de grupo.

Grupo 1 - Programa C - Das 08:00h às 09:45h

5

LABORATÓRIO

Yoga de gente Grande! Obesidade com qualidade de vida através do Yoga: exercitando Tapah. Tomas Keller Breuckmann/PR

O Yoga, muito mais do que uma prática física é um sistema filosófico de grande riqueza. Este trabalho é resultado de minhas experiências pessoais com a obesidade e a obtenção de qualidade de vida através do Yoga. Neste contexto, o exercício de Tapah é de grande importância. Apresento aqui uma definição de qualidade de vida inspirada em alguns aspectos teóricos do Yoga, bem como práticas para alcançá-la, através do exercício de Tapah.

6

LABORATÓRIO

Tui Ná - Massagem Chinesa como ferramenta para a Psicologia Corporal. Antonio Roberto de Sousa Henriques/RS e Alessandra da Silva Eisenreich Henriques/RS

Toda a sessão de terapia corporal consiste com um tipo de toque no corpo do paciente e muitas vezes é aplicada a massagem. A massagem chinesa é um recurso importante para a sessão terapêutica, pois, a utilização desta técnica possibilita ao terapeuta ter uma percepção do movimento da Energia Orgone no paciente e com isso facilita a condução mais efetiva da sessão.

7

VIVÊNCIA

Como me sinto, te sinto! Nossos corpos sentidos, onde as palavras se calam! Fabiana Farah de Souza (Babi) e Rosemari Hennig Würzius/PR

Um indivíduo que se sente desconectado ou fora de seu corpo geralmente apresenta esta mesma sensação em todos os âmbitos de sua vida. Portanto, estar dentro do corpo, integrado, permite que se possa sentir e pulsar com a motilidade que flui através de estar consciente de suas sensações. Partindo do preceito da Bioenergética que cada ser é o seu corpo e de que quanto mais vivo ele estiver mais vida se apresentará a ele, a integração do mesmo é essencial. Esta vivência se propõe a promover esta integração de si mesmo e de seu corpo, bem como a integração com o outro e com o ambiente.

8

VIVÊNCIA

Biodanza: reaproximando o homem à natureza. Wanda Maria Palmeira Campos/PR

Na gênese biológica da linha de afetividade estão as emoções, através da raiz instintiva, que embasa a motricidade, a afetividade e revela as necessidades intrínsecas do ser humano, fragmentado, dividido, dissociado, diante de um processo civilizatório que o aliena cada vez mais da sua natureza original e de uma “Educação Selvagem” - como Toro denomina a reaproximação do homem com a natureza - em torno de um propósito vinculado às suas vivências. Como paradigma principal da Biodanza, o Princípio Biocêntrico inspirou Rolando Toro Araneda para a criação da Educação Biocêntrica, que propõe a valorização de potenciais criativos e afetivos, visando a uma reaprendizagem contínua das relações vivenciadas, ao longo do processo existencial de cada um, facilitando então, a “aquisição de percepções éticas, ecológicas e educativas”, através das cinco linhas: vitalidade, criatividade, sexualidade, afetividade, transcendência, através das quais vai ocorrendo o processo evolutivo e o crescimento pessoal do indivíduo. Essa reaprendizagem é impulsionada a partir da história de vida de cada aluno e da facilitação metodológica oferecida na Vivência Pedagógica. A ativação dos potenciais vitais tem origem no psiquismo humano, onde se revelam as condições para a mudança por sua vez atrelada aos estilos de vida.

GRUPO 2 (Das 10:00h às 11:45h)

(Escolha 2 atividades do programa A e B ou uma atividade do programa C

Programa A - Das 10:00h às 10:45h  /  Programa B - Das 11:00h às 11:45h

Programa C - Das 10:00h às 11:45h

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Grupo 2 - Programa A - Das 10:00h às 10:45h

9

SEMINÁRIO

Stress e Epigenética Transgeracional: A alteração genética causada pelo stress pode ser transmitida pelos genes aos nossos descendentes? Maria Lúcia Maranhão Bezerra/PR

A maior parte do que aprendemos na escola sobre genética recebeu acréscimos e modificações sensacionais nas últimas décadas. Há idéias novas sobre as alterações que sofremos durante a vida e sua transmissibilidade.

10

COMUNICAÇÃO

ORAL

(2 atividades na mesma sala)

Na ficha de inscrição assinale apenas a atividade 10.1 e já estará inscrito automaticamente para a atividade 10.2

 

LOTADA

10.1) Medo, raiva e ansiedade na ótica do eneagrama e da psicologia corporal. Elias Junior Minasi/PR

O Eneagrama é um conhecimento muito antigo na humanidade e vem dele um estudo sobre a personalidade das pessoas, bem como das energias que compõem e motivam os comportamentos “viciados”. Dentro do seu estudo encontramos três energias básicas, que movimentam a pessoa na direção de sua essência ou a afastam da mesma, que são a ansiedade, o medo e a raiva. O estudo destas emoções nos proporciona saber se a pessoa se fixa, nega ou integra essas energias no seu dia-a-dia, no contato com o mundo e com os outros. Ao negar ou se fixar numa destas emoções, perde-se o contato com a Essência ou o self, criando um modo de ação e reação alternativo às situações e aos sentimentos. A Psicologia Corporal, com métodos de auto-observação, reconhecimento e desbloqueio destas emoções no corpo, atua para que elas possam fluir livremente sem o encouraçamento, que provoca psicoses e neuroses. Fazendo uma aproximação destes dois conhecimentos, este estudo propõe trabalhos terapêuticos para cada emoção.

10.2) Quando o corpo congela e o medo se transforma em trauma. Giovanno Henrique Brunkow Araújo/PR

Diante de atitudes mecanizadas perante a vida, o corpo pode entrar em colapso, mostrando sempre ao indivíduo que a racionalização não é útil quando a fonte dos sintomas é mais profunda. O trauma é parte corriqueira da sociedade e pode significar um exemplo de superação e expansão para alguns, ou pode ser um divisor de águas na vida do indivíduo, deixando-o contraído e com suas funções fisiológicas prejudicadas. O presente texto tem como objetivo fazer com que o leitor tenha uma compreensão maior sobre o trauma, ao enfatizar que a natureza animal do ser humano é muitas vezes esquecida, o que traz uma desconexão do self com seus movimentos instintivos.

Grupo 2 - Programa B - Das 11:00h às 11:45h

11

SEMINÁRIO

Estresse, comportamento alimentar e excesso de peso. Cynthia Sampaio/BA

O estresse crônico pode desempenhar um papel no desenvolvimento da obesidade. As insuficiências do tratamento padrão para a obesidade e o problema da não adesão demonstram a necessidade de se buscar novas estratégias de intervenção para o seu tratamento e prevenção. Neste seminário abordaremos os efeitos do estresse no comportamento alimentar e as recentes pesquisas que avaliaram a utilização da prática da meditação, associada aos tratamentos de emagrecimento, como um recurso para a regulação da emoção e enfrentamento do estresse tendo como alvo a prevenção da obesidade.   

12

COMUNICAÇÃO

ORAL

(2 atividades na mesma sala)

Na ficha de inscrição assinale apenas a atividade 12.1 e já estará inscrito automaticamente para a atividade 12.2

 

LOTADA

12.1) Dependência afetiva nas relações. Vanessa Leandra Venturin/SC

Todo ser humano nasce propenso a ter este sentimento inato chamado amor, mas o que ocorre com nosso corpo e nossa psique quando esse amor passa a causar, dor, tristeza, angústia e até mesmo doenças físicas? Neste estudo o objetivo é entender melhor como tudo isso ocorre a luz da psicologia corporal. Este artigo foi produzido para o curso de Especialização em Psicologia Corporal e procurei abordar a dificuldade nas relações afetivas causadas pela dependência do parceiro ou parceira através da visão rechina. Apesar de este assunto ter uma literatura restrita, é uma dificuldade que atinge grande parte das relações, por isso senti a necessidade de pensar, e discutir este tema a luz da psicologia corporal, para que possamos atender cada vez melhor a demanda e necessidades de nossos pacientes.

12.2) O Despertar de Lince: Relato de experiência de um atendimento clínico em Psicoterapia Corporal. Francielle Moura Ataídes Borges/ES

Com a complexidade do mundo e da vida cotidiana, a quantidade de insatisfações e queixas a respeito das relações sociais e consigo tem aumentado. Todo esse processo tem feito com que o nível de somatização cresça, afetando a saúde das pessoas de uma forma geral. Neste contexto, a ansiedade se torna um problema patológico. O interesse por este estudo surgiu a partir do Estágio Básico Supervisionado IV-V, na Clínica Escola de Psicologia das Faculdades Integradas São Pedro - FAESA. Tendo como embasamento teórico a abordagem da Psicoterápica Corporal, por acreditar que trabalhar com seus recursos teórico-metodológicos seja uma forma de auxiliar pacientes a diminuir sintomas causados pela ansiedade. O objetivo deste trabalho é relatar um atendimento clínico, pautados nos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicoterapia Corporal. Para tanto foram analisados diário de campo e o prontuário dos atendimentos clínicos, realizados. Espera-se que o resultado desta pesquisa, contribua com informações que possam subsidiar as ações de outros profissionais, permitindo também aos acadêmicos de Psicologia, ampliar seus conhecimentos perante a prática clínica, favorecendo principalmente, outros pacientes com a demanda: ansiedade.

Grupo 2 - Programa C - Das 10:00h às 11:45h

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LABORATÓRIO

Trópose, o poder da observação no atendimento terapêutico. Tarso Firace/MG

O que a física das partículas observadas, de Werner Heisenberg, pode contribuir para a observaçao terapêutica. Como o conteúdo observado é mobilizado pelo cliente. Trópose, (de Firace e Amaral ) é como uma "bússola invisiível", posicionam terapeuta e cliente, na direção do desdobro mais favorável, dentro do campo de possibilidades, Protyposis, (de Weiszaker e Gornitz )

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LABORATÓRIO

O novo inconsciente. Ricardo Amaral Rego/SP

Sigmund Freud propôs que havia uma parte do funcionamento psíquico que era inconsciente, e que esta compreensão era essencial para o tratamento de transtornos mentais. Foi muito criticado pela falta de embasamento científico de suas idéias, e a psicanálise passou a ser vista com suspeição por muitos estudiosos e profissionais do campo da saúde mental. Nas últimas décadas, muitos trabalhos no campo da neurobiologia mostram que realmente a maior parte do processamento mental se dá de forma inconsciente. Isto tem levado muitos autores a revalorizar as propostas freudianas, trazendo reformulações e novas maneiras de entender como funciona esse inconsciente e como aplicá-lo nos tratamentos psicoterápicos. Apresenta-se aqui um panorama desse campo e busca-se uma compreensão de como isto afeta o campo de estudos e práticas da psicoterapia corporal.

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VIVÊNCIA

Expressões Reais x Expressões Virtuais. Caren Lima/SC; Douglas Felcar/PR; Jenniffer Parolli/SC; Loriane Heide/PR; Maria Suelene Dantas/PR e Simone Chagas/PR

A idéia da vivência é levar os participantes a uma reflexão a respeito da maneira que estamos expressando os nossos sentimentos no dia-a-dia. Levando-os a olhar para a face dos outros com a intenção de conectar-se e imaginar quais as emoções estão sendo representadas, e também imaginar as próprias emoções, refletindo se o que está demonstrando está expressando verdadeiramente o que está sentindo, ou sua face, suas expressões estão encouraçadas. Em contra partida, levá-los a perceber, que na era em que vivemos hoje, expressar-se pelas redes sociais parece ser mais fácil do expressar-se realmente. Digitar, gravar um áudio ou até mesmo transformar sua emoção em um emotion acaba por não expressar ou apenas demonstrar superficialmente o que estamos sentindo.

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VIVÊNCIA

Psicologia Corporal e PNL: Mudança de história pessoal. Ismael Rolim Dreger/RS e Léa Schmatz Back/RS

Uma vivência que mescla princípios da Psicologia Corporal com técnicas da Programação Neurolinguística (PNL), a fim de promover mudanças na história pessoal do participante. Seu objetivo é alterar algum aspecto do passado do indivíduo que esteja influenciando negativamente em seu presente, reconstruindo sua história pessoal de forma alavancadora, em abordagem que passa por aspectos psíquicos e corporais.

14:45h às 13:15h - Intervalo para almoço
GRUPO 3 (Das 13:15h às 15:00h)

(Escolha 2 atividades do programa A e B ou uma atividade do programa C

Programa A - Das 13:15h às 14:00h  /  Programa B - Das 14:15h às 15:00h

Programa C - Das 13:15h às 15:00h

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Grupo 3 - Programa A - Das 13:15h às 14:00h

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SEMINÁRIO

A colaboração da terapia manual na psicologia corporal para o equilíbrio diafragmático. Fábio Ribeiro do Nascimento/SC e Gelson André Maldaner/SC

Este trabalho elucida sobre a temática das tensões no diafragma onde, por meio de intervenções diretas nesse músculo de grande importância na respiração e nos aspectos emocionais, espera-se ter uma contribuição, através dos preceitos da Anatomia e Fisiologia humana, da visão da Vegetoterapia e da Bioenergética e, por fim, por intermédio de Técnicas Manuais da Osteopatia. Exploramos as dificuldades emocionais e físicas que a tensão desse músculo causa nas pessoas durante sua trajetória de vida, dentro da visão da Psicologia Corporal. Em seguida, citamos algumas técnicas da Terapia Manual que contribuem para a flexibilização da tensão diafragmática, e uma sugestão de protocolo que poderá ser mais uma ferramenta para auxiliar os terapeutas corporais nas condutas de tratamento.

18

COMUNICAÇÃO

ORAL

(2 atividades na mesma sala)

Na ficha de inscrição assinale apenas a atividade 18.1 e já estará inscrito automaticamente para a atividade 18.2

 

LOTADA

18.1) Caráter Líquido – Considerações sobre a oralidade em tempos de amor líquido. Patricia Weide Moura (Najida)/SC

Na era do amor líquido os relacionamentos estabelecem-se sem comprometimento, a minimização do risco de sofrimento requer o distanciamento e a superficialidade de vínculos. Além disso, estar em um relacionamento é a forma onde sujeitos temerosos do abandono encontram segurança, no entanto, é fundamental que a possibilidade de novos encontros amorosos esteja sempre aberta. De fato, o ambiente onde se estabelecem os encontros amorosos modernos abarca ambivalências difíceis de serem manejadas. Mas quem são as pessoas que amam dessa maneira líquida? Quais são as suas características emocionais e qual é a história dos indivíduos que vivem o amor líquido?

18.2) Somatopsicodinâmica da ansiedade patológica: um estudo de série de casos sobre as contribuições da técnica massoterápica yoga thay com adolescentes identificados com transtorno de ansiedade generaliza em comorbidade com o transtorno do pânico em comorbidade com o transtorno do pânico. Camilla Corso Silveira/PR

A ansiedade faz parte do quadro normal das experiências humanas, sendo uma resposta antecipatória porém autolimitada do organismo a situações que provocam comportamentos defensivos e de autoconservação. Quando patológica, pode gerar intenso sofrimento e graves consequências sociais. Os tratamentos de escolha atuais são psicofarmacológicos e psicoterápicos, havendo pouco reconhecimento da dimensão corporal como via de atuação com estes pacientes. Entretanto, o entendimento do organismo como uma unidade funcional, integrada, pode contribuir enormemente para a superação destes quadros: os resultados deste estudo apontam para uma significativa contribuição da técnica na redução dos sintomas de ansiedade para os quadros de Transtorno de Ansiedade Generalizada em comorbidade com Transtorno do Pânico.

Grupo 3 - Programa B - Das 14:15h às 15:00h

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SEMINÁRIO

A importância da leitura corporal como recurso no processo psicoterapêutico. Janete Maria Pelisão Locatelli/PR e Jose Marcos Ferreira de Siqueira/PE

O presente trabalho tem como propósito apresentar conceitos e procedimentos relativos à leitura corporal, a qual tanto psicólogos corporais quanto demais psicólogos e profissionais de áreas afins podem utilizar para que percebam mais as mensagens emanadas pelo corpo, visto que uma análise pode ser mais precisa quando observada também a expressão corporal do indivíduo. Em um cenário de mudanças notáveis no que concerne à concepção de diferentes corpos como na contemporaneidade, tanto em termos da estrutura quanto do funcionamento do corpo – o que pode trazer consigo fatores complicadores, como a aceitação do próprio corpo e as nuances de sua representação imaginária, simbólica e real – este estudo torna-se relevante, pelo fato de vir a servir como subsídio teórico a psicólogos que trabalham com essa demanda, pelo viés da Psicologia Corporal ou não, e contribuir para uma caracterização de sua prática nesse âmbito.

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SEMINÁRIO

Aspectos emocionais relacionados ao transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) a partir da psicologia corporal. Laura Domingos Alves Machado/PR e Anneliese Wiedemann/PR

Questões alimentares sempre despertaram muito interesse, levando diversos profissionais a estudarem com afinco o assunto. O tema se faz ainda mais pertinente com o aumento do número de indivíduos que apresentam algum tipo de transtorno alimentar. Todavia, nota-se mesmo entre psicólogos e demais profissionais da área da saúde uma dificuldade na identificação dos transtornos alimentares. A proposta desse trabalho é discorrer sobre o Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), com base no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) de forma a enfatizar como aspectos emocionais estão relacionados ao TCAP, dialogando com a Psicologia Corporal.

Grupo 3 - Programa C - Das 13:15h às 15:00h

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LABORATÓRIO

La disolucion de la carga del pasado. Fabian Llanos/Argentina

Se presentará la Teoría y la Técnica del proceso de Disolución de la Carga emocional, congnitiva y energética del pasado, siguiendo los principios de la Psicoterapia Corporal Reichiana. Esto incluye: 1. Ablandar la coraza y tolerar la energía movilizada. 2. Contacto (unir emoción y saber) fundamentado en que el proceso tópico es completo solo si esta combinado con el proceso dinámico-afectivo del volverse consciente. 3. Y una Condición Ambiental segura que implica el Vínculo Terapéutico, el Estado del Terapeuta y el lugar físico.

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LABORATÓRIO

Praticas de liberação de tensão e expressividade. Arthur Gaiarsa Simões Lasagno/SP

O corpo humano tem mecanismos de liberação de tensão que servem a manutenção da nossa homeostase/equilíbrio. Quando passamos por uma situação que mexe demais com a nossa emoção é comum que nosso corpo trema a fim de liberar o excesso de tensão. Seria mais simples se não fossemos educados para reprimir tais impulsos e nos enrijecer ao invés de dar vazão a este impulso primitivo. Com isso, acumulamos tensões desnecessárias que consomem nossa energia vital e nos mantém em estado de alerta, rígidos e estressados. Como esta repressão torna-se a tônica da nossa vida, especialmente nas grandes cidades onde não há espaço para extravasar as tensões excedentes, vivemos a beira de um ataque de nervos. Além disso, toda essa situação vai tirando o pouco que nos resta de espontaneidade e aos poucos vamos nos tornando mecanizados e incapazes de sentir as dores e prazeres da vida. A sugestão é que tendo como base as técnicas de liberação de tensão aliadas a práticas que ampliam a consciência corporal, somadas ao aumento da intimidade consigo mesmo proporcionadas pela massagem/toque/contato podemos iniciar o caminho rumo a uma nova compreensão sobre quem somos e sobre a forma que nos relacionamos com o outro.

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VIVÊNCIA

Tambor do Corpo: A vibração do SER. Bibiana Barreto Matte/RS, Carmen Viviane Gonçalves Neves/RS e Léa Schmatz Back/RS

Esta vivência consiste em uma prática que, através do som do tambor, da dança, respiração, movimentos, toques corporais e entonação de sons vocálicos, vivencia e resgata o entendimento da origem e destino de nosso corpo e alma. Trata-se de um trabalho orgânico e puro, que nos reconecta com a ancestralidade e dualidade do ser. Tem como objetivo, equilibrar os corpos físico, mental e emocional, renovando e harmonizando o fluxo energético.

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VIVÊNCIA

A prática da bioenergética através da meditação ativa de Osho. Elias Junior Minasi/PR e Fabiana Farah de Souza (Babi)

O Mestre Indiano Osho, autor de mais de 600 títulos tendo como base a capacidade do homem de desenvolver seu potencial inerente e se iluminar, tem em seu trabalho uma abordagem que dialoga profundamente com a Bioenergética. Esta vivência, baseada na meditação ativa de Osho “No Dimensions”, propõe-se a trabalhar as três dimensões do tempo - futuro, presente e passado - energizando as relações paternas e maternas presentes dentro da corporeidade, trazendo junto a prática de exercícios da Bioenergética para a conexão com a energia instintiva e a expressão das emoções latentes.

GRUPO 4 (Das 15:15h às 17:00h)

(Escolha 2 atividades do programa A e B ou uma atividade do programa C

Programa A - Das 15:15h às 16:00h  /  Programa B - Das 16:15h às 17:00h

Programa C - Das 15:15h às 17:00h

 

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Grupo 4 - Programa A - Das 15:15h às 16:00h

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SEMINÁRIO

Possíveis contribuições da Psicologia Corporal para o puerpério. Rosana Rodrigues de Moraes Erthal/PR e Manolla Goularte Boff/PR

Após o nascimento de um bebê, a mulher entra num período de grandes alterações hormonais, emocionais e também sociais, chamado puerpério. Além das suas couraças e traços de caráter já existentes, essa nova fase da vida pode trazer outros bloqueios impedindo o seu fluxo energético. O presente trabalho pretende levantar algumas possibilidades de como as intervenções das terapias corporais podem vir a auxiliar a puérpera na sua autoregulação, fomentando o estabelecimento do aleitamento materno, do vínculo mãe-filho e também a sua própria percepção como personagem ativa na maternagem.

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COMUNICAÇÃO

ORAL

 

(2 atividades na mesma sala)

Na ficha de inscrição assinale apenas a atividade 26.1 e já estará inscrito automaticamente para a atividade 26.2

26.1) Desenvolvimento de ambientes energéticos em empresas ou escolas por meio da Psicologia Corporal. Valéria Ferreira Bernstorff/PR

Assim como em uma piscina cheia de gente, onde a movimentação de cada indivíduo afeta a água que permeia a todos, nos demais ambientes em que convivemos também passamos pelo mesmo fenômeno, porém na maioria das vezes não nos damos conta disso. Existem campos energéticos criados a partir da vibração emanada por indivíduos em geral e mesmo que imperceptíveis ao olho humano, estão presentes ou constituem todos os ambientes e funcionam basicamente como a água da piscina da metáfora utilizada acima. A partir da movimentação física ou energética de uma pessoa, temos um efeito tanto no ambiente quanto nos demais indivíduos ao seu redor. Por meio de uma pesquisa bibliográfica este trabalho foi desenvolvido com o intuito de agrupar informações de autores da Psicologia Corporal para que através de um conjunto de movimentos corporais, exercícios e vivências possamos influenciar positivamente, energizando locais e membros de grupos, especificamente em ambientes escolares e empresariais.   

26.2) O ritmo da vida no pulsar da energia e da respiração: seus processos e sua integração nas práticas da psicologia corporal e da meditação. Rosemari Hennig Würzius/PR

As práticas corporais da Vegetoterapia trabalham sobre as estruturas caracteriais e sobre o corpo, com o objetivo de desfazer bloqueios, fixações e inibições e assim atingir uma circulação fluída e flexível de energia no corpo, nas estruturas psicológicas e nas emoções. A respiração é um processo universal de fluidez energética, de inspiração/expiração e expansão/contração. Na prática bioenergética, a respiração é uma porta de comunicação com sentimentos e sensações no corpo, em que se liberam tensões e se promove a autorregulação. A Meditação Vipassana – atenção plena na observação da realidade interna e externa, no momento presente através da respiração –, apresenta-se como uma prática integrativa cuja finalidade é promover conexão com a totalidade da vida, dissipar tensões e promover calma e bem-estar; é a prática de “ver as coisas como elas são”, com sabedoria e profundidade. Este trabalho objetiva apresentar as correlações teórico-práticas entre as práticas terapêuticas corporais da Vegetoterapia e da Bioenergética e a prática da Meditação, a partir de um aspecto comum a todas elas, a saber, o trabalho com a respiração.

Grupo 4 - Programa B - Das 16:15h às 17:00h

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SEMINÁRIO

Dança do ventre e qualidade de vida com base na psicologia corporal. Janete Capel Hernandes/GO

A dança do ventre é de origem egípcia e surgiu há 7.000 anos a.C., com uma conotação sagrada. É uma técnica de expressão corporal e artística que transpôs os limites de tempo e espaço; é considerada não apenas um exercício físico, mas uma atividade que possibilita uma maior consciência corporal e também a elaboração de conteúdos intra-psíquicos inconscientes. Em relação à teoria reichiana, a dança e em especial a dança do ventre, assim como várias outras técnicas corporais, possibilita a dissociação, flexibilização e conscientização do corpo e faz um contato direto com a pelve, além de desenvolver processos mentais e respiratórios que impactam diretamente nas couraças musculares, tornando-as menos necessárias à adaptação do praticante da dança às várias situações de estresse com as quais se depara ao longo da vida, melhorando assim, sua saúde e consequentemente, sua qualidade de vida.

28

SEMINÁRIO

 

A energia em Reich e Jung. Renato Nascimento de Miranda/DF

O objetivo deste trabalho será explorar de forma breve as perspectivas de Reich e Jung sobre a questão energética e como suas respectivas visões influenciaram a elaboração de suas abordagens e experimentos. Serão exploradas não apenas as discrepâncias entre ambas, mas também suas afinidades e complementaridades, a fim de se buscar pontos possíveis de diálogo entre as duas abordagens.

Grupo 4 - Programa C - Das 15:15h às 17:00h

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LABORATÓRIO

Constelações Organizacionais com foco no indivíduo. Letícia Roscoe/MG

Com o intuito de otimizar os resultados pessoais, profissionais e organizacionais, os terapeutas, consultores e profissionais de RH devem utilizar a visão sistêmica e suas diversas ferramentas, tanto para si mesmos, como para seus clientes e empresas relacionadas, propiciando maior nível de satisfação e melhor qualidade de vida para todos os envolvidos.

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LABORATÓRIO

Análise reichiana e Análise Bioenergética breve e focal aplicadas à prática clínica. José Henrique Volpi/PR e Sandra Mara Volpi/PR

A proposta desse laboratório é abordar a análise reichiana e análise bioenergética  como forma de tratamento que buscam compreender as funções da mente e do corpo, bem como libertá-los de suas couraças. Quando falamos em análise breve e focal, estamos nos referindo a uma forma de intervenção mais imediatista e pontual, trabalhando especificamente sobre a demanda do paciente e num curto espaço de tempo. Acreditamos ser um recurso que podemos utilizar em várias situações para abrandar momentaneamente o conflito neurótico do paciente.

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VIVÊNCIA

Corpo em expressão – a conexão com o peito como ponte para a espontaneidade. Gabriela da Silva Vieira/PR e Patricia Weide Moura/SC

Desde o início da vida o indivíduo passa por situações em que é reprimido na expressão de seus sentimentos. A sociedade, a cultura e a família impõe certas condutas, exigências estas que se intensificam com o passar dos anos. Nesse contexto, a circulação energética saudável é bloqueada no corpo físico, gerando conflitos no âmbito psíquico. A proposta deste trabalho é acordar o corpo para sua história a partir do contato, identificação e conexão com as emoções residentes no peito, flexibilizando a musculatura desta região, favorecendo assim, a espontaneidade de poder expressar-se.

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VIVÊNCIA

Mova, Pare e Medite! Luciana Garbini De Nadal/RS

Através das Meditações Ativas do mestre indiano Osho, o participante será levado a tomar consciência das máscaras sociais que utiliza no dia-a-dia para se defender e a expressar o "lixo" emocional que o impede de estar presente no aqui e agora em contato com seu verdadeiro ser.

GRUPO 5 (Das 17:15h às 19:00h)

(Escolha 2 atividades do programa A e B ou uma atividade do programa C

Programa A - Das 17:15h às 18:00h  /  Programa B - Das 18:15h às 19:00h

Programa C - Das 17:15h às 19:00h

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Grupo 5 - Programa A - Das 17:15h às 18:00h

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SEMINÁRIO

LOTADA

O trabalho psico-corporal com pacientes psicóticos. Cairu Vieira Corrêa/PR

A proposta deste seminário é trazer a teoria fundamentada na leitura da somatopsicodinâmica reichiana, tendo o corpo como via de acesso para o tratamento e manejos dos processos subjetivos de pacientes que vivenciam a psicose.

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COMUNICAÇÃO

ORAL

 

(2 atividades na mesma sala)

Na ficha de inscrição assinale apenas a atividade 33.1 e já estará inscrito automaticamente para a atividade 33.2

34.1) A mulher heterosexual: sua história e a repercusão em seu desempenho sexual. Andresa Leci Corrêa Glasenapp/SC

Atualmente, a vida íntima da mulher heterossexual conserva uma condição de insatisfação em termos de desejo, sentimentos e sensações, condição esta questionável em pleno século XXI, em meio a tanta informação, orientação e diversas formas de tratamento. Todavia, compreende-se que o problema vigente é significativo e decorre da somatória de traumas não tratados e necessidades não atendidas ao longo da história do desenvolvimento feminino. Portanto, este trabalho tem como objetivo explorar o percurso do desenvolvimento desde a infância até a vida adulta, propondo o desafio de compreender a influência da história de vida sobre o modo de pensar, sentir e agir da mulher consigo própria e com o outro no seu relacionamento íntimo e sexual. A intenção é que este trabalho também sirva de ferramenta para se explorar uma nova realidade, sabendo-se que, com adequado investimento, é possível desfrutar sexualmente de uma vida saudável.

34.2) A perspectiva da psicologia corporal na interpretação das couraças na dismorfia muscular. Adelaine Maria Martins/SP

O presente trabalho aborda as alterações do transtorno dismórfico (vigorexia), provocados pela distorção da imagem que o indivíduo tem de si próprio. Essas distorções estão relacionadas a uma condição psicológica comprometida, onde geralmente está presente a baixa autoestima e a necessidade de aceitação do meio externo. Esse transtorno provoca no indivíduo uma tentativa de se enquadrar na sociedade e ele faz isso buscando incessantemente a construção de um corpo perfeito, forte e musculoso, a fim de transmitir uma idéia de imponência, além do desejo de ser contemplado e “aceito”. Sendo assim, ao considerar que um dos “objetos” de estudo da Psicologia Corporal é justamente o corpo, podemos notar que além das estruturas de caráter que se formam em decorrência da história de vida, de sensações, experiências e emoções, a vigorexia coloca uma característica modificada artificialmente nesse corpo, constituindo assim uma outra formação muscular. Assim, torna-se importante investigar se esse fator pode impactar a perspectiva corporal, trazendo possíveis dificuldades na interpretação dos caráteres “originais” e/ou se podem dificultar o processo de psicoterapia de um vigoréxico.

35

COMUNICAÇÃO

ORAL

 

(2 atividades na mesma sala)

Na ficha de inscrição assinale apenas a atividade 34.1 e já estará inscrito automaticamente para a atividade 34.2

35.1) Empoderamento feminino: a cura através do encontro e das práticas da psicologia corporal. Fabiana Farah de Souza (Babi)

A temática do empoderamento feminino vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade por ser urgente que a questão de gênero seja revista e repensada. Neste contexto, os Círculos de Mulheres, que são encontros propostos por e para mulheres onde se levantam e trabalham temas ligados ao universo feminino, e que acontecem em diversos formatos e periodicidades distintas no Brasil e no mundo, propõem este empoderamento. Este trabalho pretende abordar a utilização de técnicas da Psicologia Corporal dentro das dinâmicas de encontros femininos como forma de se alavancar esta conquista.

35.2) A Psicologia Corporal no campo da Psicologia: percepções de profissionais e estudantes sobre abordagens corporais na Psicologia. Juliano Del Gobo/PR

A Psicologia Corporal constitui-se como um modelo conceitual que foi desenvolvido a partir de teorias, práticas, métodos de investigação e intervenção sobre os organismos que trazem em comum o objetivo de estudar as manifestações comportamentais e energéticas da mente sobre o corpo e do corpo sobre a mente. O presente trabalho tem como interesse problematizar a posição da Psicologia Corporal no conjunto de outras teorias e práticas estabelecidas e distribuídas em uma diversidade teórica e epistemológica – o campo da Psicologia

Grupo 5 - Programa B - Das 18:15h às 19:00h

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SEMINÁRIO

Exercícios de alongamento para caminhada com idosos em uma Unidade Básica de Saúde sob o enfoque da Psicologia Corporal. Gisele Fontenelle de Oliveira Castro/SC

O Grupo de Caminhada da Unidade Básica de Saúde do Saguaçú (Joinville/SC) iniciou como uma ação de promoção de saúde para a população idosa, proposta no Planejamento Local de Saúde para o ano de 2015. O objetivo principal é a melhora da qualidade de vida do público da terceira idade. É coordenado por uma terapeuta ocupacional desde seu início e conta agora também, com a presença de uma psicóloga de abordagem corporal reichiana. O enfoque da Psicologia Corporal, que considera o ser humano como uma unidade psicossomática em interação constante com o entorno social, vai de encontro ao modelo de saúde biopsicossocial proposto pela OMS. Além disso, tal abordagem pode contribuir para a melhora da saúde dos usuários, já que propõe a caminhada não só como uma atividade mecânica, mas, sim, um conjunto de movimentos conscientes, que auxiliem na redução das tensões corporais e no bem-estar psicossomático.

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SEMINÁRIO

Estruturas de caráter e sexualidade. Cristian Guilerme Valeski de Alencar/PR

O comportamento sexual de uma pessoa reflete o seu caráter, da mesma forma que o caráter de uma pessoa revela as suas vivências sexuais. Na década de 20, Reich verifica a importância de uma vida sexual satisfatória como um dos objetivos terapêuticos, apresenta o conceito de potência orgástica e cria sua teoria, a Economia Sexual. Ainda nesse período descreve o conceito e os critérios de diferenciação do caráter e identifica alguns tipos de caráter. O presente trabalho tem por objetivo apresentar a relação entre caráter e a sexualidade. Identificar o comportamento sexual das estruturas de caráter Esquizóide, Oral, Masoquista, Compulsiva, Psicopata, Fálico-Narcisista, Histérica e Genital.

38

COMUNICAÇÃO

ORAL

 

Na ficha de inscrição assinale apenas a atividade 36.1 e já estará inscrito automaticamente para a atividade 36.2

38.1) A aplicação da Psicologia Corporal no treinamento e desenvolvimento de lideranças organizacionais. Luciana de Vasconcellos Pedroso Magnani/PR

A área de treinamento e desenvolvimento organizacional tem como uma de suas responsabilidades a identificação de necessidades de capacitações e formações das equipes, assim como desenvolver planos para suas implantações e medir a evolução dos colaboradores, sempre de acordo com a demanda e o contexto. Desenvolver e treinar líderes tem se apresentado como uma das necessidades principais do mundo do trabalho, pois são esses indivíduos os responsáveis por manter e desenvolver suas equipes. Este trabalho tem a finalidade de propor a utilização das teorias e técnicas da Psicologia Corporal para incrementar as ações da área de treinamento e desenvolvimento de lideranças e proporcionar alternativas para que esses líderes aperfeiçoem o autoconhecimento e contribuam para a autorregulação da organização, ou seja, que possam colaborar para o desenvolvimento e organização energética da estrutura corporativa.

38.2) Técnica da Escultura: leitura baseada nos conceitos das abordagens corporal e sistêmica. Mariash Piccoli Zordan/RS

As abordagens Corporal e Sistêmica utilizam como instrumento diagnóstico e terapêutico diferentes técnicas visando a compreensão e possibilitando o desenvolvimento pessoal do indivíduo, família ou grupo. O objetivo deste trabalho foi integrar a percepção das tensões corporais, propostas pela Psicologia Corporal, com os padrões transacionais da família, estabelecidos pela abordagem Sistêmica, na interpretação da Escultura como técnica de diagnóstico e de intervenção terapêutica. O ponto de partida foram os constructos teóricos que dão sustentação a estas abordagens. Neste sentido, o foco da Corporal está nas impressões da história de cada pessoa registradas no corpo, nos traços de caráter individuais e nos campos energéticos. Já a lente Sistêmica centra-se no indivíduo e suas interações familiares, as quais ativam padrões de funcionamento que caracterizam a estrutura da família, isto é, as formas pelas quais seus membros interagem delimitando papeis, regras e fronteiras. Conclui-se que ambas podem contribuir para a interpretação das manifestações corporais e interacionais representadas por meio desta técnica e que, utilizadas em conjunto, favorecem a ampliação do conhecimento de si e do padrão de funcionamento familiar, auxiliando na promoção da saúde emocional e relacional.

Grupo 5 - Programa C - Das 17:15h às 19:00h

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LABORATÓRIO

Workshop Respiração Orgástica. Paula Fernanda Andreazza/RS

Segundo o Tantra, "nada mais profundo no mundo do que o corpo, e explorando o corpo uma pessoa chega a iluminação." Através de técnicas especificas de respiração, som e movimento os participantes poderão ativar e acessar estados orgásticos que vão muito além da consciência ordinária, abrindo para as infinitas possibilidades de insigths, criatividade e prazer que estão em seus corpos.

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VIVÊNCIA

Nossa força de cada dia. Cristiane Zanette de Camargo/SP e Renato Nascimento de Miranda/DF

Estar em contato consigo mesmo significa estar apossado dos sentimentos e sensações que estão dentro desse organismo. A força, a raiva, alegria, o amor fazem parte disso e sendo reconhecidos pelo indivíduo, permitem então que a energia flua e restabeleça o equilíbrio energético do sistema. Mais do que reconhecimento é necessária a capacidade de sustentar estes estados emocionais e vivê-los plenamente. O objetivo do trabalho é promover alguns exercícios que ajudem a melhorar esta capacidade de sustentação. E assim, caminhamos para a essência do nosso verdadeiro ser/self.

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VIVÊNCIA

Potência Orgástica através da Respiração Integrativa Orgástica. Alessandra da Silva Eisenreich Henriques/RS, Antonio Roberto de Sousa Henriques/RS e Luciana Garbini De Nadal/RS

Esta vivência consiste em vários recursos da Psicologia Corporal tais como: exercícios de Bioenergética, Vegetoterapia, Biodança e respirações, culminando com a Respiração Integrativa Orgástica, a fim de que o participante alcance as descargas bioenergéticas (Potência Orgástica).

 

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20:30h  -  JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO

 OS CONVITES SÃO LIMITADOS. ADQUIRA O SEU COM ANTECEDÊNCIA

PORQUE POSSIVELMENTE NÃO HAVERÁ VENDAS NO DIA DO EVENTO.

 

Venha se divertir muito nessa tradicional festa.


Durante o jantar haverá apresentação de Dança com o

Grupo do Instituto Flamenco Brasileiro de Arte e Cultura - Curitiba

www.institutoflamenco.com.br

 

Local: Hotel Bourbon (Local do evento)


Como o jantar será no próprio hotel, precisamos repassar ao hotel, dias antes do evento, o número de venda de convites e portanto, possivelmente no dia do evento NÃO HAVERÁ VENDA de convites.

Adquira o seu com antecedência. Traga sua família e amigos. A festa é aberta a todos.

Contamos com sua presença.

OBS - O jantar será servido das 21:00 às 22:00.

Seja pontual

Após o jantar (22h), faremos a apresentação e entrega do Certificado aos formandos do curso de Especialização em Psicologia Corporal do Centro Reichiano, sorteio de brindes e apresentações de dança.

Adquira seu convite seguindo as informações no menu abaixo

 

DIA 17/06/2017 - SÁBADO

09:00h - 09:20h

Grupo de Movimento - Engenheiros do Corpo. Alunos do Centro Reichiano

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09:30h - 10:45h

PALESTRA-5

A expansão sexual através da corporificação. Paula Fernanda Andreazza/RS

O orgasmo é uma liberação de energia, sabemos que a energia é ilimitada, assim sendo, quem limita o prazer e o orgasmo somos nós mesmos. Esta afirmação, longe de ser um julgamento, traz a informação necessária para que você se aproprie de seu direito de nascença: o orgasmo. Este direito é intrínseco ao ser humano, pois foi através do orgasmo que fomos gerados. O orgasmo possui uma força criativa ilimitada e está a sua disposição, basta saber como acessá-la e transformá-la em combustível para uma vida mais vibrante e significativa. Serão explicados em 8 passos simples, abrir-se para este poder que já está dentro de você esperando ser ativado, para trazer mais plenitude, felicidade e criatividade em sua vida.

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10:45h - 11:15h

Intervalo para cafezinho, Apresentação dos Pôsteres e Beco dos Autógrafos

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11:15h - 12:30h

PALESTRA-6

 

 

 

Amor, sexo, relacionamentos... Eloá Andreassa e Hugo César Gaete Verdugo/PR

Pretendemos neste trabalho revisar ideias, crenças e conceitos sobre as relações, o amor e o sexo. Começamos com a primeira relação ainda antes de nascer, na barriga da mãe. Esta relação que permanece inconsciente e o programa interno que se estabelece durante a infância e adolescência produzem formas determinadas de reagir que moldam um perfil, de como cada pessoa se torna. Assim, um indivíduo encontra na vida relações que aumentam sua capacidade de se enxergar e enxergar os outros. O sexo é a mais vibrante das vivências humanas que conectada ao amor é o que torna as relações mais profundas. Segundo Wilhelm Reich e Alexander Lowen a expressão do amor e da sexualidade são condições para indivíduos e sociedade mais saudáveis.

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12:30h - 14:00h

Intervalo

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14:00h - 14:20h

Grupo de Movimento - Engenheiros do Corpo. Alunos do Centro Reichiano

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14:30h - 15:45h

PALESTRA-7

Saúde Quântica: Como a consciência cria a sua realidade. Rui Arsego/SC

Nesta conferência abordaremos o conceito de saúde quântica, matéria e energia. A dualidade onda/partícula. A experiência da dupla fenda. O entrelaçamento de partículas. O papel do observador. O papel da água. Como programar sua saúde física e mental.

15:45h - 16:15h

Intervalo

16:15h - 17:30h

PALESTRA-8

Infância perdida! Uma visão medico pediátrica do desenvolvimento e crescimento humano ampliada pela Antroposofia. Juarez Furtado/SC

Estamos vivendo um momento crucial no que diz respeito ao saudável crescer de nossos pequenos e que exigem mudanças pedagógicas urgentes. A vida moderna tem seu preço e com os avanços tecnológicos estamos criando crianças adoecidas. A troca e impulso físicos, antes naturais e espontâneos, criativos, trocam de lugar com o sedentarismo e ausência total de liberdade. Por isso, é preciso assegurar a estimulação e vivência ativa das percepções, elemento importante para as escolhas e decisões. Neste contexto a Antroposofia enriquece a perspectiva das neurociências com um significado anímico-espiritual, uma nova compreensão dos acontecimentos da biografia humana. As percepções corporais, do zero aos sete anos, e as anímicas, dos sete aos 14 anos, se educam para as percepções cognitivas e espirituais (o estabelecimento do pensar lógico, na fase dos 14 aos 21 anos). Ao abordar esses conteúdos, chama-se a atenção para os cuidados com o processo cognitivo da criança como uma função emergente. Precisamos oferecer estímulos adequados em diferentes etapas evolutivas, como os três primeiros setênios.

17:30h - 18:30h

ENCERRAMENTO

ENCERRAMENTO DO EVENTO - José Henrique Volpi/PR e Sandra Mara Volpi/PR

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APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

Dia 17/06/2017 - 10:45h às 11:15h

Hall do Auditório - Os pôsteres ficarão expostos juntamente com seus autores e apresentadores.

Interessados em apresentar Pôster, devem enviar suas propostas até o dia 10.06, considerando que nessa mesma data devem enviar o artigo completo para os Anais.

Certifiquem-se antes no menu Apresentação de Trabalhos se ainda há vagas para pôster

01

Quem tem medo de ter medo: considerações sobre o bloqueio ocular na formação do caráter esquizóide. Camilla Corso Silveira/PR

A percepção e compreensão do mundo, externo e interno, é atravessada pela relação ego-objeto constituída na etapa de sustentação do desenvolvimento emocional. O encouraçamento de segmento ocular, obtido na ausência de contato ou no contato com uma atmosfera de rejeição, gera o desamparo no recém nascido e a sensação de aniquilamento. O medo do esquizóide está ligado ao direito básico de existir, que faz com que o sujeito escorregue da realidade; sua estereotipia retrata a impossibilidade de qualquer contato, inclusive consigo.

02

Psicologia Corporal, puerpério e aleitamento materno: Um estudo de caso. Manolla Goularte Boff/PR e Rosana Rodrigues de Moraes Erthal/PR

O estudo de caso é referente ao Projeto Integrar que está ocorrendo na cidade de Londrina, idealizado e executado pelas autoras do poster. O mesmo se deu através de quatro atendimentos domiciliares a uma puérpera que necessitava de auxilio na amamentação. Nos atendimentos foram sanadas dúvidas quanto ao manejo do aleitamento materno como pega correta, posicionamento do bebê, sucção efetiva, dentre outros, bem como informações variadas a respeito do puerpério, conforme as dúvidas da paciente. Para complementar o suporte psicoemocional e propiciar maior fluxo energético a mulher, realizávamos intervenções corporais. O intuito da pesquisa foi identificar a eficácia dos exercícios e intervenções corporais para o bem estar da puérpera e para a permanência do aleitamento materno.

03

Auto-regulação: uma contribuição da psicologia corporal para as vivencias terapêuticas grupais. Gabriela da Silva Vieira/PR

A auto-regulação foi um dos principais conceitos desenvolvidos por Wilhelm Reich - advindo da sua observação do funcionamento natural dos seres vivos. A auto-reguração é a capacidade que todo organismo tem de buscar reorganização para manter a vida. Nos seres humanos uma auto-regulação satisfatória está atrelada à expressão de questões psíquicas reprimidas e corporalmente encouraçadas, possibilitando o aumento da circulação energética corporal e proporcionando maior maturidade emocional na relação do indivíduo com o mundo externo. Este trabalho elucidará como este conceito é uma potente contribuição da psicologia corporal para as vivências terapêuticas grupais, que por sua vez é uma contribuição muito valiosa para a psicologia e para o autoconhecimento.

04

A Música no Corpo: A que ritmo se aproximam Musicoterapia e Psicologia Corporal? Juliana Ribeiro Lopes/PR

O presente trabalho objetiva uma revisão teórica para uma abordagem inicial das interfaces entre a Musicoterapia e a Psicologia Corporal. A primeira, área interdisciplinar por natureza, utiliza a música como forma de expressão e terapia. A segunda, se apoia na manifestação corporal como meio de comunicação e relação terapêutica. Para além do aspecto terapêutico, a investigação pretende, através da Rítmica, reconhecer pontos de encontro entre as duas disciplinas e a música. Com a pesquisa, construir um referencial teórico das aproximações rumo a uma abordagem interdisciplinar. O referencial inclui Bruscia, Benenzon, Reich e Dalcroze.

05

Conversando a gente se entende?: possíveis conexões entre os conflitos da oralidade e questão filosófica do pacto social. Joviniano José Rezende de Oliveira/SP

Esse trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento, cujo título é “Filosofia e Movimento: corpo, consciência e conceito”. Esse projeto tem sido aplicado nas aulas de Filosofia na E.E. Prof. Coriolano Monteiro, o grupo de movimento e consciência corporal tem sido utilizado como recurso de sensibilização dos conteúdos filosóficos. Nesse encontro foram utilizados alguns exercícios individuais, em dupla e em grupo para flexibilizar a faixa oral, foram utilizadas de dinâmicas e brincadeiras, especialmente a técnica de meditação Gibberish. Em seguida foi apresentado um pequeno texto filosófico tratando da linguagem e a busca pela racionalidade como uma resolução de conflitos que surgem nos relacionamentos humanos. Para Aristóteles, “o homem é um animal político” e desde o surgimento da democracia na Grécia antiga, passando por pensadores contratualistas modernos como Hobbes e Rousseau, a busca pela paz passa pela racionalidade, linguagem e engajamento social. Mas essa nossa capacidade é realmente natural ou socialmente construída, será mesmo que conversando a gente realmente se entende?

 

 

 

 

Centro Reichiano

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