Terceiro Dia

DIA 22/06/2019 – SÁBADO

09:00h – 09:25h – Grupo de Movimento: Despertar o Corpo – Cristiane Garbini/RS

Resumo: Atividade em grupo realizada para todos os interessados.

09:30h – 10:45h – PALESTRA 5 – Psicologia Corporal e o despertar da consciência. Leonardo Libanio Christo/MG

Resumo: Nesta palestra apresentaremos que somos especiais a partir do momento que nossa consciência for desperta. Ao despertarmos esta força deparamos com a Luz e consequentemente com a radiância e brilho do amor. Para sermos capazes de auxiliar outras pessoas em dificuldades, basta termos a Consciência de nossa presença profunda. A Consciência é dada a todos ao nascer, mas no decorrer da vida poucos tem a capacidade de desenvolvê-la. Tanto na saúde, na compreensão da terapia corporal e no medo da loucura, na originalidade criativa, nas mudanças na personalidade, na maturidade, na realização e no êxtase promovendo o seu bem estar através das reflexões que cada uma dessas consciências permite.

10:45h – 11:15h – Apresentação de Pôster (Veja ao final da página)

11:15h – 12:30h – PALESTRA 6 – Mente, corpo, emoção e espiritualidade. Maria Vilma Chiorlin/SP

Resumo: O objetivo é a integração do tema da palestra, baseada nos ensinamentos De Reich, Lowen, Pierrakos Boadella , Marurizio Stupiggia e Budismo Tibetano Lama Gangchen Rinpoche e Lama Michel. São linhas da Bioenergética, Core Energétic, Biossíntese, Biossistémica, Psicologia Budista meus guias no Cuidado das pessoas e Grupos. Apresentarei através de teoria e vivencias trabalhos em Organizações, Educação e Clínica e Workshops, onde as integrações sobre o tema da palestra, acontecem em todos os contextos. O trabalho inicia com enfoque no corpo, utilizando a Biodança, alongamentos, relaxamentos, Yoga Indiana e Tibetana transformada no foco das cristalizações corporais que permitem em contato consigo mesmas e ampliação de consciência. Musicas especificas que sintonizam e movimentam lembranças pessoais. Danças onde o próprio cliente realiza movimentos novos segundo os novos ritmos. Eu Superior, o participante poderá se conectar com a Sua Luz. Meditação, alcançar níveis mais sutis e receber as informações do seu próprio ser e da própria cura.

14:00h – 15:15h – PALESTRA 7 – Mães recém-nascidas, seus bebês, o bebê que vive em todo adulto e a Clínica Biodinâmica. Eliana Pommé/SP

Resumo: Quando nasce um bebê, nasce uma mãe também, o que coloca o profissional de saúde que trabalha com o nascimento em contato com muitos “bebês”. Este é um momento de intensa ligação mente-corpo-energia-emoção entre todos os presentes que merece cuidados. Os dispositivos de acolhimento tornam-se essenciais para a mãe recém-nascida, que obtém holding na história familiar ou na relação terapêutica. Como veremos em pesquisa acadêmica realizada pela autora, esta experiência pode facilitar o vínculo mãe e filho, tão essencial para o desenvolvimento saudável do bebê em sua totalidade. Os princípios de acolhimento e maternagem da abordagem Biodinâmica são essenciais quando trabalhamos com perinatalidade, promovendo saúde, e na clínica em geral, diante do bebê que grita e chora no paciente adulto.

15:30h – 16:45h – PALESTRA 8 – Reflexões entre: ser, sentir, entender e fazer – Era uma vez a vida. Gelson André Maldaner/SC e Fabio Ribeiro do Nascimento/SC

Resumo: Na vida podem ocorrer alguns questionamentos sobre o ser, o sentir, o entender e o fazer, onde o indivíduo questiona seu lugar, seu sentir e a sua existência. Baseado nessa colocação poderão surgir sintomas físicos na região diafragmática e na válvula superior do estômago, a cárdia, também citado por Reich e posteriormente Navarro como o quinto segmento de couraça muscular. Dentro da visão reichiana a angustia e a ansiedade são questões que andam ligadas a esse segmento, indo de encontro ao existir desse indivíduo. Porém não se pode deixar de olhar pela óptica das 5 Leis Biológicas do Dr. Hammer, que através dos tecidos embrionários faz uma conexão do sentir numa região cerebral, que interferirá no ser e no corpo, é dentro desse contexto e entendimento que se constrói o auxílio ao indivíduo para entender e poder fazer algo por si, ou seja existir para a vida.

17:00h – 18:00h – ENCERRAMENTO – José Henrique Volpi/PR e Sandra Mara Volpi/PR

Resumo: Atividade prática em grupo, para todos os participantes do evento.

APRESENTAÇÃO DE PÔSTER

Pôster 1 – Psicoterapia Corporal aplicada no âmbito organizacional: caracterização da produção científica em periódicos nacionais no período de 2000 à 2017. Paula Fernanda Silveira Boiago/SC

Resumo: A psicoterapia corporal Reichiana se aprofundou que o ser humano é a relação mente (psique) /corpo (soma), pois para seu precursor Wilhelm Reich as alterações corporais estão associadas a distúrbios psíquicos e emocionais. Portanto para entender como a psicoterapia corporal é conduzida dentro do campo organizacional o presente estudo tem por objetivo caracterizar as produções científicas sobre a aplicação da psicoterapia corporal no campo organizacional, constantes em periódicos nacionais na área da psicologia, datada de 2000 a 2017, com intuito de contribuir com a difusão da produção nesse campo e conhecer a prática da abordagem corporal dentro dessa área. A investigação da qual resultou o trabalho foi realizado por meio de levantamento junto à base de dados Qualis Periódicos da área da psicologia, submetidos à análise quali-quantitativa, permitindo verificar o impulso de publicação do tema em questão. Na primeira etapa foi identificado 341 periódicos na base, confirmando na próxima etapa 98 periódicos que apresentaram conteúdos relacionados a psicologia corporal, e levantados 180 trabalhos publicados neste período.