Primeiro Dia

Folder com a Programação Completa

DIA 20/06/2019 – QUINTA-FEIRA (Feriado)

A partir das 08:30h – Credenciamento – Entrega de material e crachá.
Teremos um espaço na secretaria para você deixar suas malas, caso precise.

09:00h – 10:15h – PALESTRA 1 – Qi e Orgônio: construindo pontes energéticas radiantes. José Henrique Volpi/PR e Sandra Mara Volpi/PR

Resumo: Tendo como referência os conceitos de energia Qi, da Medicina Tradicional Chinesa, e do Orgônio, desenvolvido por Wilhelm Reich, iremos explorar esses dois postulados que se complementam dando base a uma prática voltada à saúde integral. Pulsando a partir de nossos campos energéticos, é possível construir pontes radiantes que permeiam e fortalecem nossas relações intra e interpessoais. 

10:15h – 10:45h – Intervalo

10:45h – 12:00h – PALESTRA 2 – Os biotipos do ayurveda e sua influência sobre os traços de caráter. Marcos Elias/PR

Resumo: Ayurveda é uma ciência milenar de cura e longevidade nascida no oriente. Sua leitura da natureza se baseia no conceito dos 5 elementos (terra, água, fogo, ar, espaço) a partir dos quais se formam diferentes biotipos humanos. Estes biotipos são determinados geneticamente conforme a concentração desses elementos em cada indivíduo, gerando características físicas e psicológicas bem definidas. A teoria dos traços de caráter foi desenvolvida pelos psiquiatras Wilhelm Reich e Federico Navarro, nela o indivíduo é compreendido a partir das características que adquiriu devido às experiências emocionais vividas na gestação e infância. Faremos um diálogo dessas duas teorias mostrando como podem ser complementares para um entendimento mais completo do ser humano.

12:00h – 14:15h – Intervalo

14:15h – 15:30h – PALESTRA 3 – Um resgate da condição básica do pensar, estar no corpo. Márcia Lavaqui Gonçalves/SP

Resumo: A Terapia Morfoanalítica é um trabalho psicocorporal que conduz o paciente a estar presente no seu corpo real, no corpo sensorial e no corpo emocional, testemunhas que são de sua historia desde a vida fetal. O trabalho a partir do corpo proposto pela Terapia Morfoanalítica favoreceu a construção de um envelope contenedor para o Eu para uma paciente que chegou desestruturada e “fora de si mesma” tal como se expressou na entrevista. Resgatou a capacidade de pensar e sonhar, sinalizando a retomada do funcionamento psíquico. A partir de então a paciente, mais em contato consigo mesma, menos fragmentada, pode se embrenhar em conteúdos mais profundos na continuidade do seu processo terapêutico.

15:45h – 17:00h – PALESTRA 4 – Tantra e o Relacionamento Sagrado. Ronald George Fuchs/Inglaterra

Resumo: No meio das complicações e confusões que vivenciamos nos relacionamentos hoje, homens e mulheres buscam maior clareza e vitalidade nos relacionamentos. As dinâmicas do passado já não servem mais para nós, e no momento atual não estamos achando dinâmicas novas que sejam reais, satisfatórias e poderosas para nós. Como manter uma vitalidade espiritual nos nossos relacionamentos, mantendo um sentimento real e poderoso na nossa intimidade? O Tantra, mesmo sendo tão antigo, nos oferece uma visão muito elevada e esclarecedora e ajuda-nos a incorporar esses princípios nos nossos relacionamentos, através de trabalhos internos, de rituais, de técnicas e de práticas que são muito simples e enriquecedoras, levando assim os nossos relacionamentos para novos espaços, muito mais profundos e transcendentais.

17:00h – 17:30h – Intervalo

17:30h – 19:00h – VIVÊNCIA DE ABERTURA – José Henrique Volpi/PR e Sandra Mara Volpi/PR

Resumo: Essa é uma atividade prática em grupo (com todos os participantes inscritos), coordenada pelos Presidentes do Congresso e alunos do Centro Reichiano. Seu material deve estar todo guardado, com celular desligado. A porta é fechada no início da atividade, sem possibilidade de entrada para quem se atrasar.