Primeiro Dia

Clique nas imagens abaixo para abrir o folder.

DIA 31/05/2018 – QUINTA-FEIRA (Feriado)
A partir das 08:30h Credenciamento – Entrega de material e crachá.
Teremos um espaço na secretaria para você deixar suas malas, caso precise.
09:00h – 10:15h Grupo de Movimento – Engenheiros do Corpo. Alunos do Centro Reichiano
10:15- 10:45h Intervalo para cafezinho
10:45h – 12:00h

PALESTRA – 1

Dependência virtual e intoxicação tecnológica – quando o vício reforça a patologia do caráter. José Henrique Volpi/PR e Sandra Mara Volpi/PR
Para as novas gerações, o mundo sem a Internet é simplesmente inimaginável. Para crianças, adolescentes e jovens, o mundo está ao alcance de um clique – e é através de cliques que as fronteiras entre o privado e o público, entre o real e o virtual, entre o impossível e o “pseudo” possível se desvanece. Para as gerações que, muitas vezes atônitas e de atitudes inseguras, têm como tarefa conduzir crianças, adolescentes e jovens até a maturidade, a linguagem tecnológica é uma “segunda língua”, diversa de sua “língua materna” para com o seu entorno. No mundo virtual, essas gerações se encontram e se confrontam, alguns como nativos desse universo em expansão, e outros como forasteiros. Essa palestra aborda as mudanças em termos emocionais, energéticos, neuropsicológicos, comportamentais, etc, que cada indivíduo está vivendo em si mesmo e em seu entorno.
12:00h – 13:45h Intervalo de almoço
13:45h – 14:15h Grupo de Movimento – Engenheiros do Corpo. Alunos do Centro Reichiano
14:15h – 15:30h

PALESTRA – 2

 

Prazer ou Alívio? Qual o X da questão? Por uma resposta com base na teoria da energia material humana e no conceito de potência orgástica. Leonardo José Jeber/MG
Apresentarei uma reflexão à luz da Teoria da Energia Material Humana e do conceito de Potência Orgástica na Teoria da Economia Sexual de Wilhelm Reich. Segundo Reich, “… o homem é a única espécie biológica que destruiu a sua própria função sexual natural e está doente em consequência disso”. Com base no livro do Professor G. Fábio Madureira, “Prazer ou Alívio, o X dos 7 pecados”, presidente do Centro de estudos sobre Sabedoria Popular, Energia Material Humana e Sexualidade, farei uma reflexão sobre essa questão: prazer x alívio. Também levarei em consideração as questões que surgem em minha prática docente na UFMG, com as disciplinas “Por uma Pedagogia do Prazer” e “Teoria da Psicologia Política e Corporal de Wilhelm Reich aplicadas à Pedagogia e Licenciaturas”.
15:45h – 17:00h
PALESTRA – 3
Somatodrama: uma contribuição no tratamento da Síndrome do Pânico. Maria Christina Freire/SP
Iremos abordar a importância dos recursos psíquicos, mobilizados pela percepção visual, auditiva e cenestésica, nominados como mentalizações (representação e simbolização) e sensações (energias pré-verbais instintivas, libidinais, na Síndrome do Pânico, que são mobilizadas pela ansiedade generalizada). O corpo é aquele que testemunha os desejos e ansiedades, sofre dores, angústias. Ele sempre é permeado por múltiplos sentimentos. As técnicas e manejos estudados pelo Somatodrama, como interações entre percepção, e sensações podem ser recursos utilizados em pessoas que tendem a reagir aos conflitos internos e externos através de manifestações somáticas muito comuns nas crises de pânico.
17:00h – 17:30h Intervalo para cafezinho e Beco dos Autógrafos com:
– Maria Christina Freire/SP
17:30h – 19:00h Vivência de Integração – José Henrique Volpi/PR e Sandra Mara Volpi/PR
Trabalho prático com todos os participantes do evento. Seu material deve estar todo guardado, com celular desligado. A porta é fechada no início da atividade, sem possibilidade de entrada para quem se atrasar.