Hoje é

 
 

 

 

 

Para ler os artigos é necessário ter instalado em seu computador um leitor de PDF. Se não tiver o programa instalado em seu computador, pode fazer o download clicando no endereço abaixo:

https://get.adobe.com/br/reader/otherversions/

Você pode enviar seu artigo para ser analisado e publicado no Site do Centro Reichiano ou se for apresentador de trabalho de um de nossos congressos, poderá enviar seu artigo para compor os anais do congresso.

Se deseja publicar no Site, o artigo pode ser enviado durante o ano todo.

Baixe AQUI O MODELO e procure digitar seu texto no modelo, seguindo as normas abaixo.

O texto deve ser digitado em formato word, e enviado como anexo por e-mail, seguindo a seguinte estrutura:

1. FOLHAS E TAMANHO DO TEXTO: O texto deve ser digitado em folha A4, contendo no mínimo 3 e no máximo 10 páginas (incluindo o texto, referências, currículo e e-mail).

2. MARGENS: Superior = 3,5 cm - Inferior = 3 cm = Esquerda = 1,5 cm - direita = 1,5 cm

3. FONTES: Arial 12 no título do trabalho e 11 para o corpo todo, menos para citações diretas cujo tamanho é 10. Notas de rodapé e legendas, a fonte também deve ser Arial 10.

4. ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS: espaço 1½ (um e meio) no corpo do texto e espaço simples no resumo, nas citações diretas, nas notas de rodapé e nas referências.

5. PARÁGRAFOS: os parágrafos devem vir recuados na primeira linha em 1,25 cm (Configure no menu Formatar / Parágrafo / Recuo especial / Primeira linha = 1,25 cm), menos o resumo que não deve ter parágrafo, nem recuo. No caso de citação direta longa (cópia de parte de um trecho com mais de três linhas), o texto deve ser digitado com letra menor (Arial 10), sem aspas, nem itálico, porque o tamanho menor da letra, bem como o recuo de 4 cm da margem, apenas do lado esquerdo e em todas as linhas, já indicam citação direta. Não esquecer que no caso de citação direta é obrigatório mencionar o sobrenome do autor, ano da obra e número da página de onde o texto foi extraído. Exemplo: (REICH, 1975, p. 20).

6. NOTAS DE RODA-PÉ: evite usar. Procure incorporar todas as informações no corpo do artigo.

7. TÍTULO E AUTOR(ES) ou ORIENTADOR(A): aparece no alto da primeira página do artigo após a folha, em CAIXA ALTA, negrito, centralizado, contendo no máximo 90 caracteres com espaço (verifique esse número no recurso contar palavras do editor de texto de seu computador). O espaço entre linhas deve ser simples. Logo após o título, dar um espaço e indicar o nome do

7.1. AUTOR(ES): deve vir logo abaixo do título, letra Arial 11, em caixa baixa, negrito, na margem direita. Se o trabalho tiver mais que 3 autores, coloca-se o nome do primeiro seguido da palavra e outros, os quais serão todos mencionados no final do texto (currículo).

8. RESUMO: o resumo deve ser em letra Arial 11, letra normal, ter no mínimo 420 caracteres sem espaço e máximo 1050 caracteres com espaço. Espaço simples entre linhas.

8.1. Palavras-chave:: ao final do resumo, indicar de 3 a 5 palavras-chave, que sejam essencialmente relevantes para uma pesquisa online. Devem ser em ordem alfabética, separadas por ponto umas das outras. Letra Arial 11.

9. REFERÊNCIAS: seguindo as normas da ABNT, com no máximo 15 referências, sendo pelo menos 70% dos autores da abordagem corporal. Ex: SOBRENOME, Iniciais do nome do autor. Título (em negrito): subtítulo (sem negrito). Cidade: Editora, Ano, páginas inicial e final (no caso de artigos de revista). Letra Arial 11, com espaço simples entre linhas, separando uma referencia da outra por um espaço simples.

10. AUTOR(ES): logo abaixo das referências, fornecer um mini-currículo de no máximo de 5 linhas. Letra Arial 11. Espaço simples entre linhas.

10.1. Foto digital de rosto: enviar uma foto digital de rosto para ser inserida junto com o curriculum

10.2. E-mail: informar logo abaixo de cada autor, um e-mail que possa ser divulgado.

 

Em folha separada, sem contar as 10 folhas anteriores, você deve enviar a seguinte declaração:

 

DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA DAS NORMAS E AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO

Eu, ______________________, declaro que o presente artigo é de minha própria autoria e que todas as citações, pensamentos ou idéias de outros autores nele contidas, estão devidamente identificadas e referenciadas segundo as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Estou ciente de minha responsabilidade legal pelo uso inapropriado de idéias, pensamentos e citações não identificadas e/ou referenciadas. Autorizo a publicação do presente artigo na Revista Psicologia Corporal editada pelo Centro Reichiano ou no site do Centro Reichiano, bem como a correção dos erros de português e/ou digitação e adaptação do texto nas páginas quando forem diagramados para a publicação, desde que não comprometa a estrutura do artigo e o pensamento do autor.

Cidade, data, mês e ano.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

a) No caso de citação direta (cópia de trecho de livro, revista...), quando ultrapassar 3 linhas, esta deve vir em formato de bloco, com recuo de 4 centímetros da margem esquerda, letra Arial 10 (menor que o texto, sem aspas nem itálico, com espaço simples entre as linhas, seguido obrigatoriamente do Sobrenome do autor, ano da obra e número de página de onde tirou a citação, caso não tenha informando antes, no próprio texto. Lembramos que uma citação com mais de 5 linhas deve obrigatoriamente ter os direitos de publicação por escrito fornecido pelo autor da citação, ficando sob a responsabilidade do autor do artigo essa questão, inclusive responder legalmente por isso.

Exemplo de citação direta:

O artigo científico é um texto escrito por um ou mais autores com a finalidade de publicação em revistas e periódicos científicos, seguindo rigorosamente as normas dos editores e as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Se os artigos não estiverem dentro dessas normas, os editores não aceitarão seu trabalho para publicação (VOLPI, 2005, p. 28)

 

No link abaixo você encontra uma apostila de Orientação contendo todas as normas detalhadas:

VOLPI_JH_VOLPI_SM_orientacoes_para_elaborar_artigo_cientifico

 Se tiver alguma dúvida, não deixe de nos consultar. Temos uma política de no máximo em 2 dias úteis responder a todos os e-mails. Caso não receba nossa resposta, é sinal de que seu e-mail não chegou ao Centro Reichiano. Nesse caso, envie novamente ou entre em contato por telefone ou pelo Chat no topo da página ou pelo menu ao lado - Fale Conosco

 

José Henrique Volpi e Sandra Volpi

Organizadores/Editores da Revista