Artigos Científicos 2016

Os artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não expressando necessariamente a opinião dos editores. Todos os artigos fazem parte da Revista Online Psicologia Corporal, sob o registro ISSN-15160688.
Para ler os artigos, é necessário ter instalado em seu computador um leitor de PDF. Se você não tiver o programa instalado em seu computador, pode fazer o download clicando no endereço:
http://www.baixaki.com.br/site/dwnld71431.htm

2003 / 2004 / 2005 / 2006 / 2007 / 2008 / 2009 / 2010 / 2011 / 2112 / 2013 / 2014 / 2015 / 2016 / 2017 / 2018 / 2019

Reich e a prevenção da neurose: uma proposta de resgate do amor perdido
Autor(es): SILVA, Sonia Regina; VOLPI, José Henrique

RESUMO
Esta obra propõe uma reflexão sobre a correlação entre energia biológica e fases do desenvolvimento, permeadas pela energia do amor. Também será considerado quais as implicações dessa relação havendo ou não o contato de amor entre a mãe e o bebê. Constitui-se de um trabalho que busca entender a concepção da energia do amor e as consequências do bloqueio do fluxo dessa energia no organismo da criança, propiciado por um meio tomado pela peste emocional. Dessa forma, esta pesquisa tem por finalidade propiciar trabalhos de prevenção com as mães e/ou cuidadores, com o intuito de conscientizá-las sobre os benefícios das relações plenas de amor para com a criança na fase de desenvolvimento. Uma proposta que surge com grande possibilidade para amenizar o impacto dos males provocados pela peste emocional.
Palavras-chave: Amor. Energia biológica. Peste emocional. Prevenção


O fálico narcisista através da afirmação social de estereótipos masculinos
Autor(es): SOUZA, Jéssica Horácio; REICHOW, Jeverson Rogério Costa

RESUMO
O fálico narcisista carrega em si a frustração de não ter sido correspondido pelo seu objeto de desejo ainda na infância, além de nutrir em si o sentimento de raiva decorrente do medo da castração imaginária, esta realizada também pelo seu objeto de desejo: a sua própria mãe. As características básicas do caráter fálico narcisista correspondem à necessidade de afirmar sua virilidade uma vez que houve repressão sexual vivenciada na infância e a não satisfação de suas fantasias libidinais. A disseminação de estereótipos masculinos contribui para a manutenção de aspectos narcísicos nos homens e quando associados à falta de qualidade no manejo dos pais ainda na fase fálica, pode corroborar para o surgimento do caráter neurótico. Este artigo apresenta o embasamento da etapa de identificação no processo de desenvolvimento psicoafetivo, a descrição das características narcísicas e o modo com que os estereótipos sociais fomentam o caráter fálico narcisista.
Palavras-chave: Caracterealidade. Estereótipos. Fálico-narcisista. Narcisismo.


O câncer sob a ótica da psicossomática reichiana
Autor(es): LUBAVY, Solange; REICHOW, Jeverson Rogério Costa

RESUMO
Este artigo tem como objetivo entender o processo de formação do câncer e sua relação com os desequilíbrios psicoemocionais à luz da teoria psicossomática reichiana correlacionando com a visão da teoria psicossomática clássica. Para tal, apresenta-se um referencial teórico obtido através de pesquisa bibliográfica com revisão da literatura. Busca-se tratar do entendimento dos mecanismos de interação entre a dimensão mental e a corporal, contrariando a visão mecanicista que encara o câncer apenas como um aglomerado de células com crescimento descontrolado e que seria de ordem puramente fisiológica. Procurou-se discorrer sobre os aspectos emocionais e de qualidade de vida envolvidos no processo de somatização das doenças e sua relação com o surgimento do câncer.
Palavras-chave: Câncer. Psicossomática. Reich.


Orientações para elaboração de um artigo científico
Autor(es): VOLPI, José Henrique; VOLPI,Sandra Mara

RESUMO
A proposta deste artigo é orientar os alunos da Especialização em Psicologia Corporal, ministrada pelo Centro Reichiano, quanto às normas estabelecidas para a elaboração de seus artigos, requisito obrigatório para o cumprimento dos módulos do curso. Indica, de forma atualizada, as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), de forma também já preparar o aluno para a elaboração de seu trabalho de conclusão de curso (TCC) a ser apresentado em forma de artigo científico para os Anais do Congresso.
Palavras-Chave: Artigo Científico. Centro Reichiano. Especialização. Normas ABNT. Psicologia Corporal.