Artigos Científicos 2015

Os artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não expressando necessariamente a opinião dos editores. Todos os artigos fazem parte da Revista Online Psicologia Corporal, sob o registro ISSN-15160688.
Para ler os artigos, é necessário ter instalado em seu computador um leitor de PDF. Se você não tiver o programa instalado em seu computador, pode fazer o download clicando no endereço:
http://www.baixaki.com.br/site/dwnld71431.htm

2003 / 2004 / 2005 / 2006 / 2007 / 2008 / 2009 / 2010 / 2011 / 2112 / 2013 / 2014 / 2015 / 2016 / 2017 / 2018 / 2019

O mito enquanto defesa corporal
Autor(es): MARTINS, Álvaro; VOLPI, José Henrique

RESUMO
Através das escolas na área da psicologia é possível analisar e compreender a jornada de um personagem, considerando desde a sua construção até entender as suas escolhas e decisões durante a jornada que tomará como parte da sua história. Na abordagem freudiana ou jungiana existem trabalhos importantes para a compreensão mais ampla deste herói, quer seja pela formação do sujeito e do seu passado ou pelos arquétipos que o mesmo possui. Contudo, no processo de análise voltada para a criação de um determinado personagem é possível construir as suas características corporais, assim como, a partir das suas couraças e de sua energia, melhor compreender o seu funcionamento.
Palavras-chave: Corpo. Construção. Personagem. Psicologia. Jornada. Narrativa.


O desenvolvimento infantil sob a ótica reichiana: contribuições para a profilaxia das neuroses na infância
Autor(es): MORAES, Jordana; VALENTIM, Mariane

Resumo
Esse artigo de revisão bibliográfica fala sobre as principais contribuições da psicologia corporal na prevenção das neuroses durante o desenvolvimento infantil. Logo, o presente trabalho tem como finalidade orientar a postura de pais, educadores, cuidadores e profissionais da saúde, a partir de estudos nacionais e internacionais, que salientam a importância dos primeiros anos de vida na construção psíquica. Sendo assim, serão descritas no decorrer do trabalho as etapas do desenvolvimento emocional, suas principais características e os cuidados peculiares a cada uma dessas fases.
Palavras-chaves: Desenvolvimento emocional. Neuroses. Prevenção. Psicologia infantil.


O amor no comando da energia biológica
Autor(es): SILVA, Sonia Regina; VOLPI, José Henrique

RESUMO
Este artigo estabelece uma relação entre o amor e a energia orgônica e mostra o efeito do amor na distribuição e no fluxo da energia no corpo. Esta relação consistiu em delinear o caminho investigativo de Reich que tinha por intuito, entender os atos de repressão de qualquer manifestação de amor entre as pessoas e assim compreender os males que afetam quem reprime e quem é reprimido. Reich concluiu que a energia do amor se sobrepõe à energia biológica. Com essa concepção, abre-se possibilidades de trabalhos preventivos junto a famílias, escolas, instituições projetos que explorem, nas pessoas, a capacidade natural de amar para quem sabe dessa forma se possa estabilizar ou conter os bloqueios energéticos e proporcionar maior qualidade de vida para as pessoas e para a sociedade
Palavras-chave: Amor. Energia Orgônica. Fluxo Energético. Contato. Prevenção.


A prevenção da neurose como melhor caminho para as crianças do futuro
Autor(es): VOLPI, José Henrique; VOLPI, Sandra Mara

RESUMO
Questionamentos de como é possível que inocentes crianças transformam-se em pessoas inseguras, egoístas, raivosas, etc, fazem como que profissionais que seguem os preceitos da escola reichiana prezem pelo trabalho da prevenção da neurose, iniciando-a antes mesmo da concepção. Essa é uma das possibilidade que temos de resgatar o futuro da humanidade, voltando nossa atenção para as crianças do futuro. A proposta desse artigo é assinalar algumas dessas questões que podem ajudar pais e educadores a pensar em suas formar de agir e reagir perante essas frágeis criaturas que serão o amanha da humanidade.
Palavras-chave: Criança. Desenvolvimento. Psicologia. Reich.