Artigos Científicos 2011

Os artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não expressando necessariamente a opinião dos editores. Todos os artigos fazem parte da Revista Online Psicologia Corporal, sob o registro ISSN-15160688.
Para ler os artigos, é necessário ter instalado em seu computador um leitor de PDF. Se você não tiver o programa instalado em seu computador, pode fazer o download clicando no endereço:
http://www.baixaki.com.br/site/dwnld71431.htm

2003 / 2004 / 2005 / 2006 / 2007 / 2008 / 2009 / 2010 / 2011 / 2112 / 2013 / 2014 / 2015 / 2016 / 2017 / 2018 / 2019

Análise do caráter: uma nova prática, para uma nova teoria
Autor(es): FREITAS, Luciana Lorenzetti

RESUMO
Wilhelm Reich a partir da compreensão do caráter, desenvolveu uma procedimento técnico para a análise e a diminuição dos aspectos não saudáveis do caráter, sendo eles os aspectos defensivos. Esta metodologia é conhecida como análise do caráter. Consiste fundamentalmente em compreender a forma de comportamento, tornar consciente aspectos defensivos que geram sofrimento. Deste modo, esta consciência ocorre em três estados: o aspecto psíquico afetivo comportamental relacional, a contrapartida orgânica muscular sendo a correspondência da contração muscular e o estrangulamento energético-sexual. A partir disso, utilizam-se recursos técnicos para eliminar o foco de tensão e auxilia na transformação da contração crônica, a couraça, em mobilidade energética. Neste sentido, o individuo adquire recursos próprios para a prevenção de um novo bloqueio, formando uma auto-regulação energética.
Palavras-chave: Análise do Caráter. Caráter. Couraça. Técnica de Análise do Caráter. Wilhelm Reich.


Os instintos e a sociedade
Autor(es): GALVANI, Raquel Pompermayer

RESUMO
O presente artigo tem a intenção de trazer o conceito de instinto e demonstrar como, na vida em sociedade estes são constantemente reprimidos. Elabora essa situação no processo de concepção, gravidez e nascimento das pessoas.
Palavras-chave: Instintos. Navarro. Reich. Sociedade.


O caminho do amor como antídoto contra o apocalipse individual. Como a Psicologia Corporal pode ajudar?
Autor(es): ZANELLA, Silvia Aparecida

RESUMO
Neste artigo, baseado no livro Assassinato de Cristo, de Wilhelm Reich, tenho o objetivo de fazer uma breve analogia sobre como a Psicologia Corporal pode ajudar o indivíduo a superar o seu “apocalipse” individual. Nesse contexto, faço um breve relato sobre como a não compreensão do sentido do amor e da entrega dificulta a expressão do “Eu” verdadeiro, fonte de vida e satisfação do Ser. Esse afastamento da essência amorosa torna as pessoas presas fáceis do “EU Idealizado”, amigo da chamada “Peste emocional”, descrita por Reich em seu livro.
Palavras-chave: Amor. Autotransformação. Peste emocional. Psicologia Corporal.