Artigos Científicos 2008

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Herança sexual e seus dogmas: reflexos na subjetividade humana e dinâmica social
Autor(es): ENGEL, Alberto

RESUMO
Esse artigo faz uma reflexão do processo histórico referente à repressão sexual e os reflexos na estrutura biopsicossocial do homem. São evocadas questões políticas, científicas, religiosas e culturais, a fim de contextualizar a influência da repressão moral no comportamento social e individual. Partindo do ponto de vista moralista, a naturalidade biológica do ser humano tornou-se pecaminosa através da história. O discurso postulado pela religião e postergado pela política remeteu os homens a uma nova configuração dinâmica e social de sua vida afetiva. Porém, a natureza do ser humano o constituiu para uma vida prazerosa e sem couraças. Logo, a antítese da libido versus repressão gerou um caos sem precedente. Além da desordem biopsicossocial, existe uma negação ao próprio desejo, impedindo o fluir natural da vida. Sendo assim, o homem deixa de ser humano, tornando-se cada vez mais submisso, doente e confuso em sua própria essência.
Palavras-chave: Culpa. Moralismo. Repressão Sexual.


A anorexia nervosa na perspectiva da psicologia corporal.  Considerações sobre seu sistema imunológico
Autor(es): TESTA, Ana Luísa

RESUMO
Pesquisas recentes mostraram que o sistema imunológico de pessoas com anorexia se comporta de maneira distinta dos demais. Ele foi considerado um sistema imunológico não-respondente e ainda não se sabe a causa. A hipótese lançada por pesquisadores de psiconeuroimunologia é a de que o padrão esquivo encontrado em indivíduos com anorexia pode ser observado tanto em nível comportamental – caracterológico – como também em seu sistema imune, que não faz contato com estímulos que poderiam modulá-lo, ou seja, estímulos neuroendocrinológicos, metabólicos e farmacológicos. Essa rigidez e isolamento imunológico descrito pela psiconeuroimunologia encontram respaldo na teoria da psicologia corporal, e esse artigo procura abordar o tema utilizando parte dessa teoria para reforçar a hipótese levantada anteriormente.
Palavras-chave: Anorexia nervosa. Caráter. Psiconeuroimunologia. Psicologia
Corporal.


O bloqueio respiratório e suas conseqüências para a saúde emocional
Autor(es): VERONESE, Liane

RESUMO
O artigo tem como objetivo enfatizar o valor da respiração para a saúde física e emocional e as conseqüências de um bloqueio respiratório para o corpo. Abordará também a relação da ansiedade, entre outras emoções, com o quinto segmento de couraça, o diafragma, que se relaciona com o traço de caráter masoquista. Visa também elucidar de que formas se pode melhorar o fluxo de energia pelo corpo com o desbloqueio respiratório.
Palavras-chave: Ansiedade. Diafragma. Masoquismo. Respiração. Saúde emocional.


Caracterologia pós-reichiana
Autor(es): VOLPI, José Henrique

RESUMO
Esse artigo faz uma reflexão a respeito da técnica da análise do caráter desenvolvida por Reich nos anos 30 e traz as contribuições de Federico Navarro a respeito de sua proposta de uma caracterologia pós-reichiana. Explora também o significado de se fazer uma análise do caráter, bem como as variáveis que determinam a formação do caráter e traz um breve resumo a respeito da forma como cada um se relaciona com o mundo que o rodeia.
Palavras-chave: Caráter. Desenvolvimento Emocional. Psicologia Corporal. Reich.


A Psicologia Corporal na busca do equilibrio das emoções para o aprendizado da criança
Autor(es): CRISTOFOLINI, Glória Maria Alves Ferreira

RESUMO
A Emoção é parte integrante da personalidade humana. Estando em estado desequilíbrio, o ser humano será capaz de compreender e aprender sem traumas. Já que a plasticidade cerebral é hoje uma realidade comprovada, pode-se acreditar que a construção do saber será tão eficiente quanto à necessidade que o indivíduo tem em equilibrar corpo, mente e emoção. Quando este passa por todas as fases de desenvolvimento sem bloqueios, seu caráter terá mais facilidade de equilibrar-se. A sociedade, na qual a criança está inserida proporciona situações que faz com que manifeste comportamentos desajustados, encarregando-se de provocar cargas emocionais que favoreçam a formação de bloqueios. Cabe a escola buscar situações para que este indivíduo encontre caminhos e saiba ouvir seu corpo, expressar suas angustias e possa aprender com alegria.
Palavras Chaves: Aprendizagem. Criança. Corpo. Emoção.