Curso: Psicanálise Reichiana: Bases psicanalíticas e Desenvolvimento Psicoemocional da criança segundo a Psicologia Corporal

Tipo de Curso: Extensão (saiba Aqui o que é, antes de escolher esse curso)
Modalidade: EAD – 100% a distância
Data: Inicie quando desejar, ao longo do ano todo
Tempo para concluir o curso: máximo de 3 meses (90 dias)
Certificado: 30h

OBS – Esse curso corresponde à aula 1 do Módulo1, de forma reduzida, da Especialização em Psicologia Corporal, no formato semipresencial. Portanto, o aluno da Especialização já terá esse conteúdo com mais detalhes e aprofundamento, durante a especialização.

1. Proposta

A psicanálise reichiana foi a proposta desenvolvida por Wilhelm Reich, enquanto era aluno e seguidor de Freud. A partir das bases filosóficas psicanalíticas, Reich passou a compreender a questão energética que estava envolvida no desenvolvimento psicoafetivo da criança. Essa energia, quando bloqueada, respondia pela formação da personalidade e do caráter. Portanto, a proposta desse curso é compreender as etapas do desenvolvimento da criança e os possíveis estresses que geram os bloqueios energéticos e a formação da personalidade e do caráter.

Ao aluno principiante na abordagem corporal ou na teoria de Federico Navarro, sugerimos que inicie seus conhecimentos exatamente por esse curso – Psicanálise Reichiana – Bases psicanalíticas…

2. Quem pode fazer o curso

Por se tratar de um curso interdisciplinar, esse curso pode ser feito por interessados, alunos ou profissionais de qualquer área.

3. Como funciona o Curso

Assim que efetuado o pagamento, o aluno tem o prazo de 90 dias para concluir o curso.
O curso funciona da seguinte forma:

3.1) Ficha de Inscrição – ao preencher sua ficha de inscrição, o sistema abre uma pagina em seu nome, na plataforma da Intranet do Aluno. É nessa plataforma que o aluno encontrará (após o pagamento), a Apostila, Vídeo-Aulas, formulário de Controle de Estudos, Ficha de Avaliação de Conclusão do Curso e Certificado de Conclusão.

3.2) Pagamento –
Os dados do pagamento estão na sua página pessoal, na Intranet do Aluno. Faça o pagamento, insira o comprovante na sua página e aguarde até 24h a confirmação. Após a confirmação do pagamento, o aluno tem acesso ao material do curso que deverá cumprir no prazo de 90 dias.

3.3) Controle de estudos – é um formulário que o aluno vai preenchendo conforme lê a apostila e assiste os vídeos. Ao final, deve enviar seu controle preenchido para receber a Fica de Avaliação.

3.4) Avaliação Final do Curso – Quando o aluno enviar o Controle de Estudos, em até 24h recebe o link para baixar sua ficha de Avaliação final do Curso, que é composta de perguntas básicas sobre a matéria estudada. Terá o prazo de sete (7) dias para responder e devolver. Se alcançar 70% de acerto, recebe o Certificado. Caso contrário, recebe uma nova avaliação para responder até que alcance o percentual exigido para aprovação.

3.5) Certificado – Após aprovação na avaliação final, recebe o certificado (para imprimir), com carga horaria de 30h. É importante considerar que o certificado não dá ao aluno o título de Especialista e, portanto, não poderá se divulgar como terapeuta ou psicoterapeuta corporal apenas com esse curso que é de Aperfeiçoamento, visando acrescentar esse conhecimento às suas atividades profissionais. O aluno interessado em ter o título de Especialista, deverá dar continuidade ao curso. Para isso, poderá complementar esse módulo com a tutoria e trabalho. Interessados, devem entrar em contato para mais informações.

4. Programa Resumido

Partiremos da compreendermos da dinâmica energética do cérebro (reptiliano, límbico e neo-cortex), cujo comprometimento responde pela formação e funcionamento do temperamento, da personalidade e do caráter e suas psicopatologias.
Passaremos pela psicanálise de Freud para compreender a dinâmica emocional id, ego e superego, mecanismos de defesa, etc, e como Wilhelm Reich, a partir dessa teoria e com base nas etapas do desenvolvimento, percebeu a fixação da libido e a formação do caráter. Portanto, esse conhecimento é determinante para entendermos a dinâmica de funcionamento individual de cada pessoa e a partir disso, criar programas preventivos da neurose na criança. Resumidamente, nessa aula, o aluno irá aprender:

– Bases filosóficas psicanalíticas como pilares para a construção da psicanálise reichiana;
– Etapas do desenvolvimento emocional da criança, segundo a Psicologia Corporal;
– Estresses que ocorrem em cada etapa do desenvolvimento e que respondem pela formação do temperamento, da personalidade e do caráter;
– Condição energética (hipo, normal ou hiperorgonótica) de cada estrutura de caráter, segundo a Psicologia Corporal;
– Prevenção da neurose na criança: trabalhos que podemos desenvolver.
– Orientações da prática clínica para o terapeuta principiante (montagem do consultório, material, etc.)

* Ao preencher sua inscrição, o sistema abrirá uma página pessoal em seu nome, na Intranet do aluno, onde você terá mais informações sobre o programa desse módulo do curso.
* Reforçamos que os módulos podem ser cursados independentes um do outro (1, 2 ou 3), mas o aluno que desejar ter uma compreensão mais profunda da Análise Reichiana, deverá iniciar seus estudos pelo módulo 1 do curso.

Conforme vai lendo a apostila (Ψ), encontrará a indicação para assistir a vídeo-aula (►)
Ψ = Texto
► = Vídeo-aula
Ao fazer sua inscrição na intranet do Aluno (mesmo sem o compromisso de comprar o curso), você irá encontrar no menu Avisos a relação de textos e vídeos dessa aula.

Veja Aqui mais informações sobre a teoria reichiana

5. Material

Apostila contendo diversos textos = 110 páginas tamanho A4

Vídeo-aulas de diversos assuntos = 15 vídeos

6. Certificado

Cursos, Seminários e Palestras desenvolvidos na modalidade online (EAD) tem a mesma validade daqueles realizados na modalidade presencial, conforme a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996) que prevê a existência desses programas a distância e determina que os certificados e diplomas tenham o mesmo valor que dos presenciais.

7. Professores

Dr. José Henrique Volpi – Psicólogo (CRP-08-3685) graduado em 1989 pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em Psicologia Clínica, Psicologia Corporal, Anátomo-Fisiologia, Hipnose Ericksoniana e Psicodrama. Psicoterapeuta Corporal Reichiano/Analista Reichiano formado com o Dr. Federico Navarro (Vegetoterapia e Orgonoterapia). Especialista em Acupuntura clássica e Método Hyodoraku (eletrodiagnóstico computadorizado de medição da energia dos meridianos do corpo), com foco no tratamento dos distúrbios emocionais. Mestre em Psicologia da Saúde (Neuropsicofisiologia) pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (Epistemologia) pela Universidade Federal do Paraná. Possui larga experiência em psicoterapia de abordagem corporal e na coordenação de grupos terapêuticos e workshops, com diversos cursos no Brasil e Exterior. Editor chefe da revista Psicologia Corporal e autor de diversas publicações na área da Psicologia Corporal. Organizador e Presidente dos Encontros Paranaenses, Congressos Brasileiros e Convenções Brasil/Latino-América de Psicoterapias Corporais. Atendimento clínico a pacientes adultos, casal, família e grupos.


Me. Sandra Mara Volpi – Psicóloga (CRP-08-5348) graduada em 1993 pela PUC-PR. Especialista em Psicologia Clínica, Psicopedagogia, Ludoterapia, Psicoterapia Infantil, Psicologia Corporal, Análise Bioenergética (CBT e Supervisor). Especialista em Acupuntura clássica e Método Hyodoraku(eletrodiagnóstico computadorizado de medição da energia dos meridianos do corpo), com foco no tratamento dos distúrbios emocionais. Mestre em Tecnologia (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Possui larga experiência em psicoterapia de abordagem corporal e na coordenação de grupos terapêuticos e workshops, com diversos cursos no Brasil e Exterior. Editor chefe da revista Psicologia Corporal e autor de diversas publicações na área da Psicologia Corporal. Organizador e Presidente dosEncontros Paranaenses, Congressos Brasileiros e Convenções Brasil/Latino-América de Psicoterapias Corporais. Atendimento clínico a pacientes adultos, casal, família e grupos.

8. Valor do Curso e Forma de Pagamento

R$ 70,00 (Boleto ou Cartão).

Os dados do pagamento encontram-se na Intranet do Aluno, cujo acesso é permitido com o preenchimento da Ficha de Inscrição (Abaixo)
O curso pode ser pago por boleto ou cartão (débito ou crédito), via Pagseguro.
Também pode ser parcelado em até 12 vezes, com taxa de juros estipulada pela administradora Pagseguro.

Pagamento do Brasil Pagamento do Exterior

9. Inscrição (Como proceder)

1 – Preencher a Ficha de Inscrição (abaixo) – Para cada curso em que for se inscrever, o sistema abrirá automaticamente uma página pessoal em seu nome. Essa página é acessada pela Intranet do Aluno informando o Login e Senha que você indicou no ato do preenchimento da Ficha. É nessa plataforma (Intranet do Aluno) que irá encontrar as informações do pagamento.

2 – Efetuar o Pagamento – Na Intranet do Aluno irá encontrar já na primeira página (Avisos) as informações sobre o pagamento. Efetue o pagamento, e aguarde até 24h a confirmação. Assim que confirmado, o sistema emite um e-mail de confirmação e abre novos links na Intranet do Aluno que é onde você irá encontrar a Apostila do Curso, Vídeo-aulas e todas as demais instruções. Se o cartão estiver em nome de outra pessoa, você deve enviar o comprovante por e-mail solicitando sempre a confirmação do recebimento.

3 – Validade do Curso –  Após o pagamento, o curso tem validade de 90 dias para a conclusão. Vencido esse prazo, perde a validade. Mas caso o aluno precise de mais prazo, antes do vencimento do curso poderá solicitar prorrogação de mais 30 dias.

4 – Caso tenha esquecido a senha – pelo mesmo link da Intranet do aluno, você recupera automaticamente a senha que para seu e-mail. Verifique sempre sua caixa de SPAM.

5 – Antes de se inscrever – leia atentamente a política de CANCELAMENTO da inscrição, ao final da página.

10. Política de Cancelamento

a) Ao se inscrever para um curso EAD, caso haja desistência do aluno, não terá qualquer tipo de reembolso ou crédito.

b) Vencido o prazo de 3 (tres) meses e o não envio da Avaliação Final, o curso perde sua validade e não terá nenhum certificado ou declaração, lembrando que caso o aluno precise de mais prazo, antes de finalizar o prazo do curso (3 meses), poderá solicitar prorrogação.

Quando preencher sua inscrição, use sempre um login diferente para cada curso que desejar se inscrever.