A somatopsicodinâmica

Sem categoria

A partir dos trabalhos de Wilhelm Reich, Federico Navarro reestruturou a teoria da análise do caráter e sistematizou uma metodologia para a vegetoterapia, através dos actings, possibilita a flexibilização das couraças musculares. Essa nova leitura, culminou na chamada Somatopsicodinâmica.

Dessa forma, a somatopsicodinâmica é considerada uma nova visão da patologia e, portanto, um novo método de tratamento. Considera o corpo uma unidade funcional, em associação com a psiquê. A saúde advêm do bom equilíbrio estre essas duas entidades; essa não é uma análise apenas das manifestações da mente no corpo. Também existe o caminho inverso. É proposta como alternativa à psicossomática, porém considerando o caminho mente-corpo e corpo-mente porque não elimina a dicotomia cartesiana que privilegia o psiquismo apenas como responsável pelas perturbações somáticas.

Assim, proposta terapêutica da somatopsicodinâmica é aplicar a Orgonoterapia Reichiana ou a Análise Reichiana, por meio da técnica chamada de “vegetoterapia caracteroanalítica” que busca o desbloqueio das couraças seguindo uma metodologia própria e movimentos próprios (actings), que foram desenvolvidos por Navarro.

Foto de Federico Navarro com José Henrique e Sandra Volpi
Federico Navarro com Sandra Mara Volpi e José Henrique Volpi

 

Aula com Federico Navarro e José Henrique Volpi
Federico Navarro com José Henrique Volpi ministrando aula no Centro Reichiano – Curitiba/PR

 

Federico Navarro e José Henrique Volpi em entrevista
Federico Navarro com José Henrique Volpi em um dos inúmeros momentos que puderam falar sobre a Análise Reichiana.