Hoje é  

 

 

 

ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA CORPORAL - CURSO PRESENCIAL

MÓDULOS DO CURSO

 

E1. Teorias e Práticas Reichianas I (75h)

 

Ementa: Partindo da compreensão de alguns conceitos psicanalíticos, percorremos os trabalhos desenvolvidos por Reich, desde a formulação de sua teoria denominada Economia Sexual até o desenvolvimento da técnica da Análise do Caráter, tanto a nível da profilaxia (prevenção) quando da terapêutica buscando possibilidades de compreensão e atuação prática para atividades de forma individual, em grupo, com casal, família, etc. A partir desses ensinamentos de Reich, iremos estudar a caractereologia pós-reichiana desenvolvida por Federico Navarro e sua revisão dos trabalhos de Reich que nos permite um maior aprofundamento tanto na teoria quanto na prática da técnica da análise do caráter.

No início de cada aula o aluno participa de pequenas dinâmicas práticas que lhe darão suporte teórico e técnico para posteriormente criar seus próprios trabalhos.

Durante esse módulo o aluno recebe orientação metodológica para escrever seus trabalhos que são avaliados dentro desse contexto a fim de permitir que desenvolva também sua habilidade na escrita, reforçando ainda mais o conhecimento.


Carga Duração: 5 finais de semana

Carga Horária: 75h

Professores: José Henrique Volpi (Doutor) e Sandra Mara Volpi (Mestre)

Avaliação: Durante o módulo E1, o aluno deverá entregar resumo de 1 a 3 páginas de 3 livros sugeridos durante o módulo.


Outras Informações: Nesse módulo (E1) o aluno recebe um livro, de nossa autoria (Reich: da psicanálise à análise do caráter), além de textos que são disponibilizados a cada aula na Intranet como forma complementar ao aprendizado do aluno.

 

 

 

E2. Teorias e Práticas Reichianas II (75h)

 

Ementa: A compreensão do Mapeamento Emocional do Corpo estabelecido por Reich e a relação com a Anátomo-Fisiologia de cada segmento nos permite entender a psicosomática reichiana de algumas doenças específicas. Também aprenderemos a massagem reichiana e as técnicas do desbloqueio das couraças dos sete segmentos mapeados no corpo - Vegetoterapia -, cuja base encontra-se no sistema neurovegetativo, focando sempre na metodologia desenvolvida por Federico Navarro. O aluno também terá a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos de Reich sobre a Orgonoterapia, que juntamente com a análise do caráter e vegetoterapia, são as técnicas que compõe a ciência da Orgonomia. Nesse módulo o aluno também inicia seu treinamento na condução de trabalhos com grupos dirigindo em trios ou duplas uma dinâmica de sua própria autoria aplicada para o grupo todo, recebendo ao final um feedback a respeito de sua condução e possibilidade de melhoramentos. As melhores atividades são selecionadas para compor o livro que faz parte da coleção - Dinâmicas da Psicologia Corporal aplicadas em Grupos.

Duração: 5 finais de semana

Carga Horária: 75h

Professores: José Henrique Volpi (Doutor)

Avaliação: Durante o módulo E2, o aluno deverá entregar um resumo de 1 a 3 páginas de 2 livros sugeridos durante o módulo, um artigo científico de sua própria autoria (que será orientado durante o módulo). Os melhores artigos são publicados no site do Centro Reichiano.


Outras Informações: Nesse módulo (E2) o aluno recebe um livro, de nossa autoria (Reich: da análise do caráter à descoberta da energia orgone),além de textos que estão disponíveis na Intranet.

Ao finalizar o módulo 2, o aluno que for psicólogo e estiver inscrito no CRP de sua região, já poderá se inscrever no PROEC (Programa de Apoio Extra-Curricular) para receber pacientes a ele encaminhados pela Clínica Escola do Centro Reichiano.

 

 

 

 

E3. Teorias e Práticas Neorreichianas I (60h)

 

Ementa: A partir dos trabalhos de Reich surgiram outras formas de abordar o corpo e os processos emocionais. Neste módulo, conheceremos duas das teorias e práticas neorreichianas: Psicologia Biodinâmica e Biossíntese. Na sequência, nosso aprofundamento será sobre a Análise Bioenergética, que também se constitui como abordagem neorreichiana. Enfocaremos seu histórico, postulados e objetivos. Trabalharemos na prática com o processo diagnóstico, tendo como base a caractereologia própria desta teoria, e com intervenções terapêuticas. É também nesse módulo que o aluno aprofunda os conhecimentos do trabalho em grupo que darão suporte para a realização de sua prova prática do módulo E5.

 

Duração: 4 finais de semana.

Carga Horária: 60h

ProfessoresSandra Mara Volpi (Mestre)

Avaliação: Durante o módulo E3, o aluno deverá entregar um resumo de 1 a 3 páginas de 2 livros sugeridos durante o módulo, um artigo científico de sua própria autoria (que será orientado durante o módulo). Os melhores artigos são publicados no site do Centro Reichiano.

 

Outras Informações: Nesse terceiro módulo o aluno recebe um livro, de nossa autoria (Reich: a Análise Bioenergética), além de textos que estão disponíveis na Intranet.

 

 

 

 

E4. Teorias e Práticas Neo-Reichianas II (60h)

 

Ementa: Neste módulo, nossa atenção se voltará à lapidação da identidade de Especialista em Psicologia Corporal. O tripé de apoio estará na teoria e em práticas a respeito dos  aspectos que dão base à abordagem através das Escolas reichiana, pós e neorreichianas estudadas nos módulos anteriores: O CORPO, A HISTÓRIA EMOCIONAL e A RELAÇÃO TERAPÊUTICA. A proposta é treinar o aluno a utilizar as técnicas corporais da Análise Reichiana e da Análise Bioenergética de forma individual, com casais, família e grupos. Nesse módulo o aluno também será orientado e acompanhado em seu trabalho de conclusão de curso (TCC), seguindo as normas científicas, prezando pela qualidade de seu aprendizado. Esse trabalho final será a elaboração de um artigo que deverá ser apresentado em um de nossos congressos em forma de Comunicação Oral.

 

Duração: 4 finais de semana.

Carga Horária: 60h

ProfessoresSandra Mara Volpi (Mestre)

Avaliação: Durante o módulo o aluno deverá entregar dois trabalhos escritos e seu protótipo de trabalho a ser apresentado em forma de Comunicação Oral no próximo congresso ao finalizar o curso. A média mínima exigida será 7,0. O aluno que não entregar o artigo científico dentro do prazo estabelecido no módulo, não recebe a nota e nem poderá apresentar seu trabalho de TCC no congresso, sendo então considerado reprovado. O aluno que não comparecer ao congresso para apresentar seu trabalho, também será considerado reprovado.

 

 

 

E5. Intersecção Teorias e Práticas (Workshops e Congressos)  (140h)

 

Ementa: Esse módulo diz respeito à participação do aluno em 6 atividades sendo:

4 (quatro) workshops práticos (Veja Filme) ou (Veja Fotos) (sendo 2 a cada ano, geralmente nos meses de agosto e novembro = 20 hs cada = 80hs)

2 Congressos Brasileiros (Veja Filme) ou (Veja Fotos) realizados pelo Centro Reichiano no mês de junho (30 hs cada = 60 hs).

 

Os workshops são em regime fechado, numa chácara (Casa de Retiros) próxima de Curitiba - Das 9 hs de sábado às 12 hs de domingo. A hospedagem e refeições são feitas no local). Os trabalhos iniciam no sábado às 9 hs no Centro Reichiano e em seguida, em esquema de caronas, seguimos até o local onde permanecemos até o horário do almoço do domingo (12 hs), quando retornamos para Curitiba.

O 2 (dois) congressos, são realizados em um hotel em Curitiba, geralmente no feriado de Corpus Christi.

Duração: 6 encontros

ProfessoresJosé Henrique Volpi (Doutor) e Sandra Mara Volpi (Mestre)

 

 

 

 

E6. Diálogos Reichianos (10h)

 

Ementa: Esse módulo é destinado aos alunos do curso para poderem apresentar seus trabalhos, pesquisas, etc, ou professores convidados ao longo do ano.

As aulas acontecem no sábado, das 18:00 às 19:00 hs, com as turmas do primeiro e segundo ano juntas.

Duração: 10 encontros

ProfessoresConvidados (diversos) - alunos e ex-alunos do Centro Reichiano

 

 

 

 

 

 

 

 

E7. Apresentação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) + entrega de Artigo para os Anais do Congresso - (30h)

 

Esse módulo diz respeito à participação do aluno em 1 congresso para apresentar o TCC em forma de comunicação oral + entrega de um artigo científico para compor os Anais do Congresso, artigo esse que ficará disponível no site do Centro Reichiano para consulta pública.

 

Cada workshop tem carga horária de 20 h/a e é ministrado durante um final de semana, no decorrer do curso, intercalado às aulas dos módulos de 1 a 4.

 

A formatura dos alunos se dá no jantar do Congresso realizado anualmente.

Veja fotos do congresso no menu ao lado - Fotos e Vídeos

 

 

 

 

Residência Clínica em Análise Reichiana e Análise Bioenergética

 

Ao finalizar a Especialização, o aluno interessado poderá dar continuidade à sua formação cursando uma das residências abaixo. A proposta é aprofundar na teoria e trabalhar com supervisão de casos trazidos pelos alunos.

 

Carga Horária Total do Curso = 450h

Duração: 4 encontros (sábado das 9 às 18 hs)

Professores

Residência em Análise Reichiana: José Henrique Volpi (Doutor)

Residência em Análise Bioenergética: Sandra Mara Volpi (Mestre)

 



 

CENTRO REICHIANO

Av. Pref. Omar Sabbag, 628 - Jd. Botânico - Curitiba-PR-Brasil - 80210-000

Fone/Fax (41) 3263-4895 - centroreichiano@centroreichiano.com.br