ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA CORPORAL - CURSO PRESENCIAL

 

   

 

 

Desde 1995 o Centro Reichiano ministra o curso de Especialização em Psicologia Corporal.

O termo Psicologia Corporal foi criado por José Henrique Volpi e Sandra Volpi em 1998, diretores do Centro Reichiano, definindo-a como uma ciência que estuda o ser humano em seu aspecto somatopsicodinâmico, onde o corpo, a mente e a energia são trabalhados em seu conjunto e em sua relação funcional. Somatopsicodinâmico porque a mente interfere no movimento energético do corpo e o corpo no movimento energético da mente. Assim, mente, corpo e energia são indivisíveis e devem ser trabalhados em seu conjunto.

Essa definição surgiu com a criação da revista Psicologia Corporal (INSS-1516-0688), editada anualmente pelo Centro Reichiano, cujo objetivo é congregar as diversas escolas de abordagem corporal, que comungam do mesmo princípio: estudar e trabalhar com a interferência da mente sobre o corpo e do corpo sobre a mente.

A Psicologia Corporal é uma ciência que reconhece na atitude e no corpo do paciente as impressões registradas durante as etapas do desenvolvimento emocional (caráter). Parte da leitura corporal, da investigação da história pessoal, da compreensão do caráter, e ainda considera a própria relação psicoterapêutica no diagnóstico inicial, no direcionamento durante o projeto psicoterapêutico e na metodologia de trabalho.

A mente retém os conflitos emocionais durante toda a nossa história e é a responsável pela formação de nossas neuroses. O corpo também retém esses conflitos em forma de couraça muscular, contraindo-se e adotando posturas defensivas como olhos arregalados, boca tensa, apertada, pescoço rígido, ombros erguidos ou caídos, peito estufado, etc.

Portanto, segundo José Henrique Volpi e Sandra Volpi, a Psicologia Corporal se propõe a trabalhar com os indivíduos em seus aspectos físicos e emocionais, possibilitando uma flexibilização ou até mesmo eliminação das couraças de forma que a energia possa circular livremente e a pessoa ser mais saudável nos aspectos físico, energético e emocional. Assim sendo, essa é uma forma de psicoterapia verbal e corporal onde, por meio de movimentos corporais, o paciente expressa seus sentimentos e traz à tona suas lembranças e sensações que ficaram registradas durante sua história.

A primeira escola que buscou fazer essa relação mente-corpo foi a de Wilhelm Reich (Orgonomia ou Análise Reichiana). Daí o nome REICH, ou seja, sobrenome de Wilhelm Reich, que prepresenta a abordagem da psicologia também conhecida por psicoterapia reichiana ou anáise reichiana. Muitos confundem com REIK que é uma técnica de canalização da energia pela imposição das mãos. Por mais que ambas, REICH e REIK tenham suas similaridades por se tratar de atividades que lidam com a energia, são diferentes em sí.

A partir de Reich, várias outras escolas também passaram a direcionar seus trabalhos em busca dessa interação mente-corpo-energia-emoção, tendo como seguidores: Elsworth Baker, Ola Raknes, Walter Hoppe, Eva Reich, Myron Sharaff e muitos outros, considerados pós-reichianos.

A atualização dos trabalhos de Reich por seus seguidores fez com que nos últimos anos a Orgonomia fosse denominada de Análise Reichiana, enfatizando ainda mais o quanto a parte analítica também é fundamental dentro desse trabalho.

Além desses (pós-reichianos), outros autores se destacaram com a inserção de novos conhecimentos teóricos e técnicos aos trabalhos iniciais de Reich, sendo, portanto, considerados neorreichianos. Dentre eles, os que mais se destacaram foram Alexander Lowen e John Pierrakos, que juntos criaram a chamada Análise Bioenergética.

Cada escola de base psico-corporal tem sua própria metodologia para trabalhar com o corpo e com as questões emocionais que emergem desses trabalhos. Portanto, é importante também saber com qual metodologia o paciente irá se identificar.

No Centro Reichiano, nossa base se dá na metodologia da Análise Reichiana e da Análise Bioenergética, logicamente, somadas às demais metodologias devido as nossas experiências. Para saber mais, acesse os links ao lado.

O curso de Especialização em Psicologia Corporal é ministrado anualmente pelo Centro Reichiano desde 1995. É um curso interdisciplinar e transdisciplinar, teórico-prático cujo objetivo é formar e treinar interessados de qualquer área (profissionais ou estudantes), a incorporar em seu campo de atuação, o pensamento reichiano, pós e neorreichiano, que preconiza a relação entre a mente, o corpo, e a energia para desenvolverem trabalhos voltados à profilaxia (prevenção) e/ou a terapêutica da neurose.

Esses trabalhos podem feitos de forma individual, com grupo, casal, família e aplicado em qualquer campo: consultório, escola, empresa, hospital, etc.

O caráter interdisciplinar e transdisciplinar do curso, cuja riqueza está na troca de experiências, busca o trabalho conjunto entre diferentes áreas do saber, que possam de alguma forma se interligar às abordagens psico-corporais (Análise Reichiana, Análise Bioenergética e outras), rumo à construção de novos saberes e fazeres com uma atuação de forma ética e responsável.

Isso faz com que as duas turmas (primeiro e segundo ano), apesar de terem aulas em salas separadas (sala 1 e sala 2), sempre estão participando de atividades em conjunto que lhes proporciona uma grande troca de conhecimentos.

Esta inter e transdisciplinaridade permite que estudantes e profissionais de diferentes áreas participem da Especialização e troquem suas experiências pessoais e profissionais e coloquem em prática esses ensinamentos de acordo com sua graduação, que o habilita a atuar nas seguintes modalidades: Terapia  Corporal (para não psicólogos atuarem com a profilaxia - prevenção - da neurose) ou  Psicoterapia Corporal (para psicólogos - psicoterapêutica da neurose).

 

Consultórios 1 e 2
Salas de aula 1 e 2

 

Carga Horária: 450h

Freqüência das Aulas: um final de semana por mês (sábado o dia todo e domingo pela manhã)

Horário das Aulas:

- Sábado - das 9 às 13 - 15:00 às 19:00

- Domingo - das 9 às 12 hs

 

A diferença entre o curso presencial e semi-presencial consiste em:

- possibilidade de durante as aulas esclarecer as dúvidas dos alunos;

- durante as aulas, participar de dinâmicas organizada pelos professores e alunos do curso;

- coordenar uma dinâmica (prova prática) em um dos workshops do curso e receber feedback técnico sobre sua condução;

- carga horária maior (450) que o semi-presencial (380)

 

Como complemento do aprendizado, o Centro Reichiano oferece aos seus alunos

1) Livros: nos módulos de 1 a 3, o aluno recebe um livro de nossa autoria que irá lhe auxiliar em seus estudos.

2) Biblioteca: contamos com uma biblioteca completa, com todas as obras de Reich, Lowen, Navarro e diversos outros autores, que é de uso exclusivo dos alunos para consultas feitas virtualmente e empréstimos.

3) Intranet: é uma área de acesso por senha, exclusiva aos alunos do Centro Reichiano, que contém, além das informações específicas do curso (contrato; avisos; datas das aulas; e-mails e telefones de todos os alunos de cada turma; biblioteca virtual; fotos; etc...), também disponibiliza antecipadamente, a cada mês, as apostilas das aulas.

4) Videoteca: temos uma imensa coleção de palestras gravadas em DVD, ministradas pelos mais renomados profissionais como Federico Navarro e outros. Quando julgamos necessário, ou a pedido dos alunos, ao final de algumas aulas do sábado ou do domingo, projetamos alguns vídeos de interesse que venham a complementar o aprendizado.

5) Atividades Extracurriculares: o aluno interessado tem a possibilidade de participar e coordenar atividades que fazem parte do PROEC – Programa de Orientação Extracurricular

6) Diálogos Reichianos - Atividades ministradas pelos professores do curso, pelos alunos do segundo ano, ex-alunos e professores convidados, sempre ao final das aulas do sábado.

7) Publicação de artigos: o aluno tem a oportunidade de ter seus artigos produzidos durante o curso, no site do Centro Reichiano, na Revista Psicologia Corporal e no livro Dinâmicas da Psicologia Corporal aplicadas em Grupos, sempre sob orientação de um dos professores do curso.

8) Engenheiros do Corpo: os alunos tem a oportunidade de participar como Engenheiros do Corpo apresentando em grupos dinâmicas aos participantes dos Congressos organizados anualmente pelo Centro Reichiano, contanto sempre com a supervisão dos professores do curso.

9) Monitor Interno dos Congressos: os alunos tem a oportunidade de participar como Monitores dos Congressos organizados anualmente pelo Centro Reichiano, ficando ainda mais próximos dos profissionais de renome nacional e internacional.

10) Apresentação de trabalhos nos Congressos: os alunos interessados tem a oportunidade de apresentar trabalhos (seminários, vivências, comunicações, pôsteres) nos Congressos organizados anualmente pelo Centro Reichiano, contanto sempre com a supervisão dos professores do curso.

11) Atendimento clinico - ao concluir o curso o aluno poderá se inscrever no programa de atendimento pela Clinica Escola, passando a receber pacientes a ele encaminhados para orientação e/ou tratamento.

12) Colaborador indicado - Ao final do curso, o aluno pode tornar-se um colaborador indicado pelo Centro Reichiano, tendo seus dados profissionais divulgados para que os interessados o contate.